Exploração de ferramentas Web 2.0 na formação inicial de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/1216 |
Resumo: | Nos últimos anos temos assistido a profundas transformações na sociedade, provocadas pelos rápidos avanços ao nível das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), em geral, e pela evolução da Internet, em particular. Estas transformações promovem uma nova visão do conhecimento e da aprendizagem constituindo, por si só, um desafio para a Educação. A Web 2.0 apresenta-se como uma nova forma de comunicar, publicar e partilhar informação na Web, assente em tecnologias e ferramentas mais interactivas e fáceis de usar, que podem ser usadas com fins pedagógicos. Neste artigo apresenta-se uma experiência pedagógica de exploração de diversas ferramentas Web 2.0 como meio de produção individual e colectiva do conhecimento, suportando o processo de aprendizagem, de uma turma de 1º ano da formação inicial de professores. Os resultados obtidos comprovam o potencial educativo destas ferramentas e o importante papel que podem ter na actividade do futuro professor. In recent years we have seen profound changes in society caused by rapid progress of Information and Communication Technologies (ICT) in general and the Internet evolution in particular. These changes promote a new vision of knowledge and learning, thus posing a challenge for education. Web 2.0 is a new way to communicate, publish and share Web information, based on more interactive and easy to use technologies and tools that can be used for educational purposes. This article presents an educational experiment of exploration Web 2.0 tools as means of individual and collective production of knowledge, supporting the process of learning in a class of 1st year of a teacher training degree. The results show the educational potential of these tools as well as the important role that activity may have on the future teacher. |
id |
RCAP_47570bcc1cfd29fd28cc00ea278781eb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/1216 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Exploração de ferramentas Web 2.0 na formação inicial de professoresExploration Web 2.0 tools in initial teacher trainingWeb 2.0Formação inicial de professoresE-learningNos últimos anos temos assistido a profundas transformações na sociedade, provocadas pelos rápidos avanços ao nível das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), em geral, e pela evolução da Internet, em particular. Estas transformações promovem uma nova visão do conhecimento e da aprendizagem constituindo, por si só, um desafio para a Educação. A Web 2.0 apresenta-se como uma nova forma de comunicar, publicar e partilhar informação na Web, assente em tecnologias e ferramentas mais interactivas e fáceis de usar, que podem ser usadas com fins pedagógicos. Neste artigo apresenta-se uma experiência pedagógica de exploração de diversas ferramentas Web 2.0 como meio de produção individual e colectiva do conhecimento, suportando o processo de aprendizagem, de uma turma de 1º ano da formação inicial de professores. Os resultados obtidos comprovam o potencial educativo destas ferramentas e o importante papel que podem ter na actividade do futuro professor. In recent years we have seen profound changes in society caused by rapid progress of Information and Communication Technologies (ICT) in general and the Internet evolution in particular. These changes promote a new vision of knowledge and learning, thus posing a challenge for education. Web 2.0 is a new way to communicate, publish and share Web information, based on more interactive and easy to use technologies and tools that can be used for educational purposes. This article presents an educational experiment of exploration Web 2.0 tools as means of individual and collective production of knowledge, supporting the process of learning in a class of 1st year of a teacher training degree. The results show the educational potential of these tools as well as the important role that activity may have on the future teacher.Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de EducaçãoBiblioteca Digital do IPBPatrício, Maria RaquelGonçalves, Vitor2009-11-12T17:13:31Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/1216porEduSer: revista de educação. ISSN 1645-4774. 1:1 (2009)1645-477410.34620/eduser.v1i1.4info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:04:38Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/1216Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:54:45.833566Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Exploração de ferramentas Web 2.0 na formação inicial de professores Exploration Web 2.0 tools in initial teacher training |
title |
Exploração de ferramentas Web 2.0 na formação inicial de professores |
spellingShingle |
Exploração de ferramentas Web 2.0 na formação inicial de professores Patrício, Maria Raquel Web 2.0 Formação inicial de professores E-learning |
title_short |
Exploração de ferramentas Web 2.0 na formação inicial de professores |
title_full |
Exploração de ferramentas Web 2.0 na formação inicial de professores |
title_fullStr |
Exploração de ferramentas Web 2.0 na formação inicial de professores |
title_full_unstemmed |
Exploração de ferramentas Web 2.0 na formação inicial de professores |
title_sort |
Exploração de ferramentas Web 2.0 na formação inicial de professores |
author |
Patrício, Maria Raquel |
author_facet |
Patrício, Maria Raquel Gonçalves, Vitor |
author_role |
author |
author2 |
Gonçalves, Vitor |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Patrício, Maria Raquel Gonçalves, Vitor |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Web 2.0 Formação inicial de professores E-learning |
topic |
Web 2.0 Formação inicial de professores E-learning |
description |
Nos últimos anos temos assistido a profundas transformações na sociedade, provocadas pelos rápidos avanços ao nível das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), em geral, e pela evolução da Internet, em particular. Estas transformações promovem uma nova visão do conhecimento e da aprendizagem constituindo, por si só, um desafio para a Educação. A Web 2.0 apresenta-se como uma nova forma de comunicar, publicar e partilhar informação na Web, assente em tecnologias e ferramentas mais interactivas e fáceis de usar, que podem ser usadas com fins pedagógicos. Neste artigo apresenta-se uma experiência pedagógica de exploração de diversas ferramentas Web 2.0 como meio de produção individual e colectiva do conhecimento, suportando o processo de aprendizagem, de uma turma de 1º ano da formação inicial de professores. Os resultados obtidos comprovam o potencial educativo destas ferramentas e o importante papel que podem ter na actividade do futuro professor. In recent years we have seen profound changes in society caused by rapid progress of Information and Communication Technologies (ICT) in general and the Internet evolution in particular. These changes promote a new vision of knowledge and learning, thus posing a challenge for education. Web 2.0 is a new way to communicate, publish and share Web information, based on more interactive and easy to use technologies and tools that can be used for educational purposes. This article presents an educational experiment of exploration Web 2.0 tools as means of individual and collective production of knowledge, supporting the process of learning in a class of 1st year of a teacher training degree. The results show the educational potential of these tools as well as the important role that activity may have on the future teacher. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-11-12T17:13:31Z 2009 2009-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/1216 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/1216 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
EduSer: revista de educação. ISSN 1645-4774. 1:1 (2009) 1645-4774 10.34620/eduser.v1i1.4 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135146731896832 |