Processos de repetição e temporalidade em composições surround

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Diogo Miguel Parreira Jacinto Pereira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/19216
Resumo: Neste projecto, desenvolvi duas peças sonoras baseadas no uso da repetição: uma centrada na utilização de um drone de guitarra e ondas sinusoidais puras, e outra na utilização de notas arpejadas num sintetizador polifónico. A dissertação divide-se em duas partes fundamentais: contextualização teórica e descrição das peças. A contextualização teórica aborda três temáticas essenciais: temporalidade, repetição e espaço, levantando questões e apresentando conceitos que se adequam ao projecto, a partir de autores fundamentais que os têm abordado, como por exemplo Jonathan Kramer, Taylor, Margulis e até Steve Reich. Na questão da temporalidade, o foco incide no pensamento de Jonathan Kramer sobre a linearidade e a não-linearidade, com destaque para o conceito de tempo vertical e as ideias de estase e presente eterno que lhe estão subjacentes. Quanto à repetição, o foco principal será centrado em Elizabeth Margulis. A autora trabalhou aprofundadamente esta questão, apresentando resultados com estudos de caso e retirando algumas conclusões que ajudam a reflectir sobre a questão da repetição na música e no som. Uma vez que, o projecto se foca num espaço delimitado por 16 altifalantes, pretendo dar foco à localização de sons neste espaço. É feita uma descrição do espaço e do material envolvido que permitiu criar as composições e contexto surround. A monografia será finalizada com a descrição das composições e os vários testes que foram necessários para compreender alguns fundamentos teóricos estudados. A primeira composição foi fortemente influenciada, na forma contemplativa de tocar que é demonstrada pela música de Terry Riley, juntamente com as ideias de não-linearidade apresentadas por Kramer. A segunda composição foi inspirada pelo método do phase shifting utilizado por Steve Reich e pelas minhas leituras sobre o conceito de repetição, a partir do livro de Margulis.
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