Processos de repetição e temporalidade em composições surround
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/19216 |
Resumo: | Neste projecto, desenvolvi duas peças sonoras baseadas no uso da repetição: uma centrada na utilização de um drone de guitarra e ondas sinusoidais puras, e outra na utilização de notas arpejadas num sintetizador polifónico. A dissertação divide-se em duas partes fundamentais: contextualização teórica e descrição das peças. A contextualização teórica aborda três temáticas essenciais: temporalidade, repetição e espaço, levantando questões e apresentando conceitos que se adequam ao projecto, a partir de autores fundamentais que os têm abordado, como por exemplo Jonathan Kramer, Taylor, Margulis e até Steve Reich. Na questão da temporalidade, o foco incide no pensamento de Jonathan Kramer sobre a linearidade e a não-linearidade, com destaque para o conceito de tempo vertical e as ideias de estase e presente eterno que lhe estão subjacentes. Quanto à repetição, o foco principal será centrado em Elizabeth Margulis. A autora trabalhou aprofundadamente esta questão, apresentando resultados com estudos de caso e retirando algumas conclusões que ajudam a reflectir sobre a questão da repetição na música e no som. Uma vez que, o projecto se foca num espaço delimitado por 16 altifalantes, pretendo dar foco à localização de sons neste espaço. É feita uma descrição do espaço e do material envolvido que permitiu criar as composições e contexto surround. A monografia será finalizada com a descrição das composições e os vários testes que foram necessários para compreender alguns fundamentos teóricos estudados. A primeira composição foi fortemente influenciada, na forma contemplativa de tocar que é demonstrada pela música de Terry Riley, juntamente com as ideias de não-linearidade apresentadas por Kramer. A segunda composição foi inspirada pelo método do phase shifting utilizado por Steve Reich e pelas minhas leituras sobre o conceito de repetição, a partir do livro de Margulis. |
id |
RCAP_47570ff6aa4e5c26a721d160c6d927b9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/19216 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Processos de repetição e temporalidade em composições surroundMúsica repetitivaTemporalidadeEspaçoRepetiçãoMinimalismoRepetitive musicTemporalitySpaceRepetitionMinimalismNeste projecto, desenvolvi duas peças sonoras baseadas no uso da repetição: uma centrada na utilização de um drone de guitarra e ondas sinusoidais puras, e outra na utilização de notas arpejadas num sintetizador polifónico. A dissertação divide-se em duas partes fundamentais: contextualização teórica e descrição das peças. A contextualização teórica aborda três temáticas essenciais: temporalidade, repetição e espaço, levantando questões e apresentando conceitos que se adequam ao projecto, a partir de autores fundamentais que os têm abordado, como por exemplo Jonathan Kramer, Taylor, Margulis e até Steve Reich. Na questão da temporalidade, o foco incide no pensamento de Jonathan Kramer sobre a linearidade e a não-linearidade, com destaque para o conceito de tempo vertical e as ideias de estase e presente eterno que lhe estão subjacentes. Quanto à repetição, o foco principal será centrado em Elizabeth Margulis. A autora trabalhou aprofundadamente esta questão, apresentando resultados com estudos de caso e retirando algumas conclusões que ajudam a reflectir sobre a questão da repetição na música e no som. Uma vez que, o projecto se foca num espaço delimitado por 16 altifalantes, pretendo dar foco à localização de sons neste espaço. É feita uma descrição do espaço e do material envolvido que permitiu criar as composições e contexto surround. A monografia será finalizada com a descrição das composições e os vários testes que foram necessários para compreender alguns fundamentos teóricos estudados. A primeira composição foi fortemente influenciada, na forma contemplativa de tocar que é demonstrada pela música de Terry Riley, juntamente com as ideias de não-linearidade apresentadas por Kramer. A segunda composição foi inspirada pelo método do phase shifting utilizado por Steve Reich e pelas minhas leituras sobre o conceito de repetição, a partir do livro de Margulis.In this project I developed two sound pieces based on repetition and, to this end, it is important to understand the elements that compose them. The dissertation is divided into two fundamental parts: theoretical contextualization and description of the pieces. The theoretical contextualization approaches three main: Temporality, repetition and space. There I raise questions and present concepts that suit the project, drawing authors who have addressed them such as, Jonathan Kramer, Taylor, Margulis and Steve Reich. Regarding temporality, the focus is on Kramer's linearity and nonlinearity, with a special emphasis on the notion of vertical time and ideas of stasis and eternal present that underlie it. As for repetition, the main focus will be centered on Margulis. The author worked extensively on this issue, presenting results with case studies and drawing some conclusions that help to reflect on the issue of repetition on music and sound. Finally, the question of physical space will always be linked to the question of time. However, since the project focuses on a space delimited by 16 speakers, I want to focus on the location of sounds in this space. The monograph will be finished with the description of the composition and the various tests that were necessary to understand some theoretical foundations studied. The first composition was highly influenced by both, the contemplative way of playing displayed in Terry Riley's music and the ideas of non-linearity presented by Kramer. The second composition was inspired by the phase shifting method used by Steve Reich and by my readings on the concept of repetition from Margulis' book.Moreira, Daniel Filipe PintoCosta, Gustavo Miguel Beça Rodrigues daRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoBorges, Diogo Miguel Parreira Jacinto Pereira2021-12-23T15:31:04Z2021-12-132021-12-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/19216TID:202832015porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:13:03Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/19216Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:39:15.655144Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Processos de repetição e temporalidade em composições surround |
title |
Processos de repetição e temporalidade em composições surround |
spellingShingle |
Processos de repetição e temporalidade em composições surround Borges, Diogo Miguel Parreira Jacinto Pereira Música repetitiva Temporalidade Espaço Repetição Minimalismo Repetitive music Temporality Space Repetition Minimalism |
title_short |
Processos de repetição e temporalidade em composições surround |
title_full |
Processos de repetição e temporalidade em composições surround |
title_fullStr |
Processos de repetição e temporalidade em composições surround |
title_full_unstemmed |
Processos de repetição e temporalidade em composições surround |
title_sort |
Processos de repetição e temporalidade em composições surround |
author |
Borges, Diogo Miguel Parreira Jacinto Pereira |
author_facet |
Borges, Diogo Miguel Parreira Jacinto Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Moreira, Daniel Filipe Pinto Costa, Gustavo Miguel Beça Rodrigues da Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borges, Diogo Miguel Parreira Jacinto Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Música repetitiva Temporalidade Espaço Repetição Minimalismo Repetitive music Temporality Space Repetition Minimalism |
topic |
Música repetitiva Temporalidade Espaço Repetição Minimalismo Repetitive music Temporality Space Repetition Minimalism |
description |
Neste projecto, desenvolvi duas peças sonoras baseadas no uso da repetição: uma centrada na utilização de um drone de guitarra e ondas sinusoidais puras, e outra na utilização de notas arpejadas num sintetizador polifónico. A dissertação divide-se em duas partes fundamentais: contextualização teórica e descrição das peças. A contextualização teórica aborda três temáticas essenciais: temporalidade, repetição e espaço, levantando questões e apresentando conceitos que se adequam ao projecto, a partir de autores fundamentais que os têm abordado, como por exemplo Jonathan Kramer, Taylor, Margulis e até Steve Reich. Na questão da temporalidade, o foco incide no pensamento de Jonathan Kramer sobre a linearidade e a não-linearidade, com destaque para o conceito de tempo vertical e as ideias de estase e presente eterno que lhe estão subjacentes. Quanto à repetição, o foco principal será centrado em Elizabeth Margulis. A autora trabalhou aprofundadamente esta questão, apresentando resultados com estudos de caso e retirando algumas conclusões que ajudam a reflectir sobre a questão da repetição na música e no som. Uma vez que, o projecto se foca num espaço delimitado por 16 altifalantes, pretendo dar foco à localização de sons neste espaço. É feita uma descrição do espaço e do material envolvido que permitiu criar as composições e contexto surround. A monografia será finalizada com a descrição das composições e os vários testes que foram necessários para compreender alguns fundamentos teóricos estudados. A primeira composição foi fortemente influenciada, na forma contemplativa de tocar que é demonstrada pela música de Terry Riley, juntamente com as ideias de não-linearidade apresentadas por Kramer. A segunda composição foi inspirada pelo método do phase shifting utilizado por Steve Reich e pelas minhas leituras sobre o conceito de repetição, a partir do livro de Margulis. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-23T15:31:04Z 2021-12-13 2021-12-13T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/19216 TID:202832015 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/19216 |
identifier_str_mv |
TID:202832015 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131480928026624 |