Estudo Paramétrico do Motor Turbofan de Alto Bypass CFM Leap-1A26
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/13765 |
Resumo: | O principal objetivo desta dissertação foi realizar um estudo paramétrico do turbofan CFM Leap-1A. O CFM Leap-1A é uma das mais notáveis inovações da indústria aeronáutica nos últimos anos. Desenvolvido pela CFM International, uma joint venture entre a GE Aviation e a Safran Aircraft Engines, o Leap-1A oferece um desempenho excecional com uma elevada eficiência de combustível, em linha com outros motores da mesma gama e geração, nomeadamente o PW1100G. A sua arquitetura avançada faz com que seja capaz de operar com maior eficiência em altas altitudes, resultando em menores emissões de gases do efeito estufa e menor consumo de combustível. O Leap-1A também apresenta algumas soluções de design inovadoras, sendo as pás do fan, por exemplo, fabricadas com materiais compósitos de última geração. Além disso, estes motores apresentam níveis de ruído reduzidos, permitindo uma operação com menor impacto ambiental. Assim, para melhor compreender a real eficiência deste motor nas diversas condições de operação, foram definidas as mais variadas condições de funcionamento, a fim de compreender o seu comportamento nos mais diversos cenários de operação. Também foi avaliado o comportamento do motor quando alterados alguns dos seus parâmetros de funcionamento, nomeadamente razão de bypass e razões de compressão. Para o desenvolvimento deste trabalho, foi necessário abordar com profundidade os princípios de funcionamento dos motores turbofan e os modelos matemáticos que poderiam ser utilizados para estudar o seu desempenho. Definidos os modelos matemáticos a aplicar, foi feita uma implementação de um programa na linguagem de programação Python para estudar uma gama de parâmetros de operação extremamente abrangente, com elevado detalhe. Foi, através dos resultados, possível confirmar que o CFM Leap-1A é efetivamente um motor altamente eficiente nas várias gamas de condições de operação dentro do envelope de voo das aeronaves que equipa, nomeadamente o A320neo, o Boeing 737Max e o COMAC C919. |
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Estudo Paramétrico do Motor Turbofan de Alto Bypass CFM Leap-1A26DesempenhoEficiênciaEstudo ParamétricoTurbofanDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia AeronáuticaO principal objetivo desta dissertação foi realizar um estudo paramétrico do turbofan CFM Leap-1A. O CFM Leap-1A é uma das mais notáveis inovações da indústria aeronáutica nos últimos anos. Desenvolvido pela CFM International, uma joint venture entre a GE Aviation e a Safran Aircraft Engines, o Leap-1A oferece um desempenho excecional com uma elevada eficiência de combustível, em linha com outros motores da mesma gama e geração, nomeadamente o PW1100G. A sua arquitetura avançada faz com que seja capaz de operar com maior eficiência em altas altitudes, resultando em menores emissões de gases do efeito estufa e menor consumo de combustível. O Leap-1A também apresenta algumas soluções de design inovadoras, sendo as pás do fan, por exemplo, fabricadas com materiais compósitos de última geração. Além disso, estes motores apresentam níveis de ruído reduzidos, permitindo uma operação com menor impacto ambiental. Assim, para melhor compreender a real eficiência deste motor nas diversas condições de operação, foram definidas as mais variadas condições de funcionamento, a fim de compreender o seu comportamento nos mais diversos cenários de operação. Também foi avaliado o comportamento do motor quando alterados alguns dos seus parâmetros de funcionamento, nomeadamente razão de bypass e razões de compressão. Para o desenvolvimento deste trabalho, foi necessário abordar com profundidade os princípios de funcionamento dos motores turbofan e os modelos matemáticos que poderiam ser utilizados para estudar o seu desempenho. Definidos os modelos matemáticos a aplicar, foi feita uma implementação de um programa na linguagem de programação Python para estudar uma gama de parâmetros de operação extremamente abrangente, com elevado detalhe. Foi, através dos resultados, possível confirmar que o CFM Leap-1A é efetivamente um motor altamente eficiente nas várias gamas de condições de operação dentro do envelope de voo das aeronaves que equipa, nomeadamente o A320neo, o Boeing 737Max e o COMAC C919.The main objective of this dissertation was to perform a parametric study of the CFM Leap-1A turbofan. The CFM Leap-1A is one of the most notable innovations in the aviation industry in recent years. Developed by CFM International, a joint venture between GE Aviation and Safran Aircraft Engines, the Leap-1A offers exceptional performance with high fuel efficiency, in line with other engines in the same range and generation, namely the PW1100G. Its advanced architecture enables it to operate more efficiently at high altitudes, resulting in lower greenhouse gas emissions and reduced fuel consumption. The Leap-1A also features some innovative design solutions, such as fan blades made from state-of-the-art composite materials. Moreover, these engines have reduced noise levels, allowing for operations with minimal environmental impact. Thus, in order to better understand the real efficiency of this engine under various operating conditions, a wide range of operating conditions were defined to understand its behavior in different operating scenarios. The engine’s behavior was also evaluated when certain operating parameters were changed, such as bypass ratio and compression ratios. For the development of this work, it was necessary to thoroughly examine the operating principles of turbofan engines and the mathematical models that could be used to study their performance. Once the mathematical models to be applied were defined, a program was implemented in the Python programming language to study a comprehensive range of operating parameters with a high level of detail. Based on the results, it was possible to confirm that the CFM Leap-1A is indeed a highly efficient engine in various ranges of operating conditions within the flight envelope of the aircraft it equips, namely the A320neo, the Boeing 737Max, and the COMAC C919.Brojo, Francisco Miguel Ribeiro ProençauBibliorumAmaral, João Bernardo Rodrigues Sarmento2023-11-23T11:27:36Z2023-07-032023-05-232023-07-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/13765TID:203390148porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:57:28Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/13765Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:53:08.000339Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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