O teatro como laboratório experimental do design de equipamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Vanessa Patrícia Reis
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2566
Resumo: Esta dissertação apropria-se do teatro como laboratório experimental para indicar uma nova abordagem no sector do design de equipamento. O estudo relaciona o sector produtivo da região do Minho, no Norte de Portugal, com o âmbito teatral como palco produtor de tentativas e validador de hipóteses para incrementar um sistema de equipamento com futura aplicação no sector empresarial. Em termos práticos, a investigação beneficia de uma parceria com a companhia profissional de teatro de Viana do Castelo, Teatro do Noroeste – CDV, para desenvolver propostas de adereços de cena para a peça “Falar verdade a mentir” de Almeida Garret, inserida no âmbito do Festival de Teatro de Viana do Castelo de 2021. O estudo assenta numa metodologia mista, não intervencionista e intervencionista, de base qualitativa. A fase não intervencionista, que tem como suporte o trabalho teórico, está dividida em três partes: A primeira parte consiste na recolha e análise de conceitos teóricos, revisão literária e construção de casos de estudo do contexto português, desde o início do século XIX até à atualidade, que testemunham a relação entre o design, o teatro e o tecido empresarial. A segunda parte expõe o conceito de criatividade no design, explorando a possível criação de um sistema de rede territorial estimulador de conexões entre entidades distintas. A terceira parte aborda a incerteza provocada pela atualidade pandémica, como elemento integrante de projeto, expondo casos de estudo de companhias de teatro nacionais que converteram constrangimentos da sua época em oportunidades. A fase intervencionista está distribuída em seis partes: A primeira parte refere-se ao trabalho de campo. Nesta etapa destacou-se a necessidade de observar e compreender o espaço do Teatro Sá de Miranda, obtendo dados acerca, quer de espaços físicos e infraestruturas, quer da dinâmica da equipa do Teatro do Noroeste – CDV. A segunda parte descreve o projeto “Falar verdade a mentir” de Almeida Garret e um caso de estudo de adereços de cena como referência para pensar o projeto. A terceira parte consiste em experimentação, geração de ideias e formulação de hipóteses de projeto. A quarta parte orienta-se para a fase de projeto e a sua integração naquela peça de teatro. A quinta parte valida as características de fácil transporte e rápida montagem do protótipo idealizado e cria as bases para a definição de um sistema de produto. A sexta e última parte consiste na definição de outras tipologias de equipamento e a sua relação com o ser humano e o espaço envolvente. Com a presente investigação espera-se provar que o designer de equipamento pode enfrentar a instabilidade e a complexidade da realidade atual, relacionando o projeto com a singularidade do espaço teatral enquanto lugar de experimentação. De igual modo, o estudo demonstra que as hipóteses de projeto produzidas neste contexto dependem da competência do designer para estabelecer conexões entre a indústria do espetáculo e o setor produtivo local. Este processo criativo pode ser uma oportunidade para a conceção de um sistema de rede territorial autossustentável, validando o design como uma disciplina com responsabilidade e valor social.
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O estudo assenta numa metodologia mista, não intervencionista e intervencionista, de base qualitativa. A fase não intervencionista, que tem como suporte o trabalho teórico, está dividida em três partes: A primeira parte consiste na recolha e análise de conceitos teóricos, revisão literária e construção de casos de estudo do contexto português, desde o início do século XIX até à atualidade, que testemunham a relação entre o design, o teatro e o tecido empresarial. A segunda parte expõe o conceito de criatividade no design, explorando a possível criação de um sistema de rede territorial estimulador de conexões entre entidades distintas. A terceira parte aborda a incerteza provocada pela atualidade pandémica, como elemento integrante de projeto, expondo casos de estudo de companhias de teatro nacionais que converteram constrangimentos da sua época em oportunidades. A fase intervencionista está distribuída em seis partes: A primeira parte refere-se ao trabalho de campo. Nesta etapa destacou-se a necessidade de observar e compreender o espaço do Teatro Sá de Miranda, obtendo dados acerca, quer de espaços físicos e infraestruturas, quer da dinâmica da equipa do Teatro do Noroeste – CDV. A segunda parte descreve o projeto “Falar verdade a mentir” de Almeida Garret e um caso de estudo de adereços de cena como referência para pensar o projeto. A terceira parte consiste em experimentação, geração de ideias e formulação de hipóteses de projeto. A quarta parte orienta-se para a fase de projeto e a sua integração naquela peça de teatro. A quinta parte valida as características de fácil transporte e rápida montagem do protótipo idealizado e cria as bases para a definição de um sistema de produto. A sexta e última parte consiste na definição de outras tipologias de equipamento e a sua relação com o ser humano e o espaço envolvente. Com a presente investigação espera-se provar que o designer de equipamento pode enfrentar a instabilidade e a complexidade da realidade atual, relacionando o projeto com a singularidade do espaço teatral enquanto lugar de experimentação. De igual modo, o estudo demonstra que as hipóteses de projeto produzidas neste contexto dependem da competência do designer para estabelecer conexões entre a indústria do espetáculo e o setor produtivo local. Este processo criativo pode ser uma oportunidade para a conceção de um sistema de rede territorial autossustentável, validando o design como uma disciplina com responsabilidade e valor social.This dissertation appropriates the theater as an experimental laboratory to indicate a new approach in the equipment design sector. The study links the productive sector of the Minho region, in the North of Portugal, with the theatrical scope as a stage that produces attempts and validates hypotheses to increase an equipment system with future application in the business sector. In practical terms, the investigation benefits from a partnership with the professional theater company of Viana do Castelo, Teatro do Noroeste - CDV, to develop proposals for scene props for the play “Falar verdade a mentir” by Almeida Garret, within the scope of the 2021 Viana do Castelo Theater Festival. The study is based on a mixed, non-interventionist and interventionist methodology, with a qualitative basis. The non-interventionist phase, which is based on theoretical work, is divided into three parts: The first part consists of the collection and analysis of theoretical concepts, literary review and construction of case studies in the Portuguese context, from the beginning of the 19th century to the present, which testify to the relationship between design, theater and the business fabric. The second part exposes the concept of creativity in design, exploring the possible creation of a territorial network system that stimulates connections between different entities. The third part addresses the uncertainty caused by the actual pandemic, as an integral element of the project, exposing case studies of national theater companies that converted constraints of their time into opportunities. The interventionist phase is divided into six parts: The first part refers to fieldwork. At this stage, the need to observe and understand the space of Teatro Sá de Miranda was highlighted, obtaining data about physical spaces and infrastructures and realizing the dynamics of the Teatro do Noroeste team - CDV. The second part describes Almeida Garret project “Falar verdade a mentir” and a case study of stage props as a reference for thinking about the project. The third part consists of experimenting, generating ideas and formulating project hypotheses. The fourth part is oriented towards the practical project phase and its integration in that play. The fifth part validates the characteristics of easy transport and quick assembly of the idealized prototype and creates the basis for the definition of a product system. The sixth and final part consists of the definition of other types of equipment and their relationship with the human being and the surrounding space. With this investigation it is expected to prove that the equipment designer can face the instability and complexity of the current reality, relating the project to the particularity of the theatrical space as an experimentation workshop. In the same way, the study demonstrates that the design hypotheses produced in this context depend on the designer's competence to establish connections between the entertainment industry and the local productive sector. This creative process can be an opportunity for the design of a self-sustaining territorial network system, validating design as a discipline with responsibility and social value.2021-09-21T15:37:37Z2021-07-22T00:00:00Z2021-07-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2566TID:202767116porLima, Vanessa Patrícia Reisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:35:02Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2566Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:43:18.888113Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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