A modelação na resolução de problemas geológicos: um estudo com alunos do ensino secundário
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.8771 |
Resumo: | Tendo por base o tema “Deformação das rochas” que integra o currículo da disciplina de Biologia e Geologia de 11.º ano, desenvolveu-se uma investigação recorrendo à Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP). Pretendia‑se verificar se a modelação, como estratégia da ABRP, promovia o sucesso escolar no ensino da geologia. Foi fornecido aos alunos um cenário que estimulou o questionamento, destacando-se as seguintes questões: “Como se pode simular, experimentalmente, a formação do maciço tectónico da serra da Estrela?” e “Como se pode simular, experimentalmente, a formação da depressão tectónica da bacia de Telões?”. De forma a obter resposta às questões foram concebidos modelos e realizadas atividades experimentais. Pretendia-se que os alunos atingissem os seguintes objetivos: planear e realizar pequenas investigações teoricamente enquadradas; selecionar evidências a partir de documentos específicos relativos à serra da Estrela e à bacia de Telões; conceber, reformular e testar modelos capazes de reproduzirem os eventos geológicos mencionados; formular, comunicar e justificar explicações para processos associados à formação de um horst e de um graben. A análise dos dados permitiu concluir que as atividades experimentais mobilizaram os alunos na conceção de modelos e na idealização de procedimentos experimentais. Demonstrou-se que a modelação é uma estratégia com potencialidades, facilitando a conjugação de diferentes fatores e a manipulação de variáveis. Verificou-se que a modelação, integrada numa metodologia investigativa do tipo ABRP, auxiliou os alunos no desenvolvimento de processos científicos, na construção e aplicação de capacidades investigativas e num domínio de saberes capaz de possibilitar a sua mobilização na resolução de problemas e a melhoria dos resultados escolares. |
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