Adapta??o e Valida??o da Escala dos Atributos e A??es Compassivas para Adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, C?tia Marisa Pereira
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Cunha, Marina (Orientadora)
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/673
Resumo: A literatura tem vindo a mostrar que a compaix?o, enquanto sensibilidade intencional ao sofrimento com um compromisso e motiva??o para o aliviar, pode ter um impacto positivo na vida do indiv?duo, estando associada ao seu bem-estar emocional e psicol?gico. ? hoje consensualmente reconhecida a relev?ncia de interven??es focadas na compaix?o, pelo que o desenvolvimento de instrumentos fidedignos para avalia??o das diversas facetas deste conceito/processo em diversas idades ? crucial para a investiga??o e pr?tica cl?nica A Escala dos Atributos e A??es Compassivas, recentemente desenvolvida, procura avaliar as tr?s dire??es da compaix?o: em rela??o ao pr?prio, em rela??o aos outros e ser alvo de compaix?o por parte dos outros. Cada uma destas escalas avalia separadamente os atributos e as a??es compassivas do indiv?duo face uma situa??o de dificuldade ou sofrimento. O principal objetivo deste estudo ? apresentar a adapta??o para adolescentes da Escala dos Atributos e A??es Compassivas (EAAC-A), seguindo-se a an?lise da sua estrutura dimensional e avalia??o das carater?sticas psicom?tricas. Participaram neste estudo 336 adolescentes portugueses com idades compreendidas entre os 12 e os 19 anos. A an?lise fatorial explorat?ria revelou que, ? exce??o da sec??o de atributos da escala de autocompaix?o, as restantes escalas (incluindo as respetivas sec??es) s?o unidimensionais. A sec??o de atributos de autocompaix?o revelou a exist?ncia de dois fatores. As tr?s escalas revelaram uma boa consist?ncia interna (alfas de Cronbach entre 0,75 e 0,91), bem como uma excelente estabilidade temporal (valores de r variaram entre 0,96 e 0,99). Evidenciaram ainda uma correla??o no sentido esperado com as vari?veis associadas ao bem-estar e processos emocionais mal-adaptativos, atestando a sua validade convergente e divergente. Os resultados permitem concluir que a EAAC-A ? um instrumento fidedigno e ?til para a avalia??o e investiga??o da compaix?o nas suas diferentes dimens?es. / Literature has been showing that compassion, while intentional sensitivity to suffering with a commitment and motivation to alleviate, can have a positive impact on the individual's life and is associated with your emotional and psychological wellbeing. It is now widely recognized the relevance of interventions focused on compassion, for the development of reliable tools for assessing the various facets of this concept / process at different ages is crucial for research and clinical practice. Attributes and Actions Scale newly developed, seeks to assess the three directions of compassion: in relation to itself, in relation to others and should receive compassion from others. Each of these scales separately evaluates the attributes and compassionate actions of the individual face a difficulty or suffering. The aim of this study is to present the adaptation of Attributes and Actions Scale, for teenagers, followed by analysis of their dimensional structure and evaluation of the psychometric characteristics. The sample consisted of 336 Portuguese adolescents aged 12 to 19 years. Exploratory factor analysis showed that, except for the attributes section of the selfcompassion of scale, other scales (including the respective sections) are onedimensional. The selfcompassion attributes section revealed the existence of two factors. The three scales showed good internal consistency (Cronbach's alpha of between 0.75 and .91) as well as an excellent temporal stability (r values ranged between 0.96 and 0.99). Still showed a correlation in the expected direction with the variables associated with wellbeing and maladaptive emotional processes, attesting to their convergent and divergent validity. The results show that the is a reliable and useful tool for the evaluation and research of compassion in its different dimensions.
id RCAP_475c0a708ea4c3ab051be6ae5196193d
oai_identifier_str oai:repositorio.ismt.pt:123456789/673
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Adapta??o e Valida??o da Escala dos Atributos e A??es Compassivas para AdolescentesEAAC - EAACAdolesc?ncia - AdolescenceAutocompaix?o - SelfcompassionCompaix?o - CompassionA literatura tem vindo a mostrar que a compaix?o, enquanto sensibilidade intencional ao sofrimento com um compromisso e motiva??o para o aliviar, pode ter um impacto positivo na vida do indiv?duo, estando associada ao seu bem-estar emocional e psicol?gico. ? hoje consensualmente reconhecida a relev?ncia de interven??es focadas na compaix?o, pelo que o desenvolvimento de instrumentos fidedignos para avalia??o das diversas facetas deste conceito/processo em diversas idades ? crucial para a investiga??o e pr?tica cl?nica A Escala dos Atributos e A??es Compassivas, recentemente desenvolvida, procura avaliar as tr?s dire??es da compaix?o: em rela??o ao pr?prio, em rela??o aos outros e ser alvo de compaix?o por parte dos outros. Cada uma destas escalas avalia separadamente os atributos e as a??es compassivas do indiv?duo face uma situa??o de dificuldade ou sofrimento. O principal objetivo deste estudo ? apresentar a adapta??o para adolescentes da Escala dos Atributos e A??es Compassivas (EAAC-A), seguindo-se a an?lise da sua estrutura dimensional e avalia??o das carater?sticas psicom?tricas. Participaram neste estudo 336 adolescentes portugueses com idades compreendidas entre os 12 e os 19 anos. A an?lise fatorial explorat?ria revelou que, ? exce??o da sec??o de atributos da escala de autocompaix?o, as restantes escalas (incluindo as respetivas sec??es) s?o unidimensionais. A sec??o de atributos de autocompaix?o revelou a exist?ncia de dois fatores. As tr?s escalas revelaram uma boa consist?ncia interna (alfas de Cronbach entre 0,75 e 0,91), bem como uma excelente estabilidade temporal (valores de r variaram entre 0,96 e 0,99). Evidenciaram ainda uma correla??o no sentido esperado com as vari?veis associadas ao bem-estar e processos emocionais mal-adaptativos, atestando a sua validade convergente e divergente. Os resultados permitem concluir que a EAAC-A ? um instrumento fidedigno e ?til para a avalia??o e investiga??o da compaix?o nas suas diferentes dimens?es. / Literature has been showing that compassion, while intentional sensitivity to suffering with a commitment and motivation to alleviate, can have a positive impact on the individual's life and is associated with your emotional and psychological wellbeing. It is now widely recognized the relevance of interventions focused on compassion, for the development of reliable tools for assessing the various facets of this concept / process at different ages is crucial for research and clinical practice. Attributes and Actions Scale newly developed, seeks to assess the three directions of compassion: in relation to itself, in relation to others and should receive compassion from others. Each of these scales separately evaluates the attributes and compassionate actions of the individual face a difficulty or suffering. The aim of this study is to present the adaptation of Attributes and Actions Scale, for teenagers, followed by analysis of their dimensional structure and evaluation of the psychometric characteristics. The sample consisted of 336 Portuguese adolescents aged 12 to 19 years. Exploratory factor analysis showed that, except for the attributes section of the selfcompassion of scale, other scales (including the respective sections) are onedimensional. The selfcompassion attributes section revealed the existence of two factors. The three scales showed good internal consistency (Cronbach's alpha of between 0.75 and .91) as well as an excellent temporal stability (r values ranged between 0.96 and 0.99). Still showed a correlation in the expected direction with the variables associated with wellbeing and maladaptive emotional processes, attesting to their convergent and divergent validity. The results show that the is a reliable and useful tool for the evaluation and research of compassion in its different dimensions.ISMT2016-11-17T12:15:33Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/673TID:201900955porRodrigues, C?tia Marisa PereiraCunha, Marina (Orientadora)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-20T08:17:57ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Adapta??o e Valida??o da Escala dos Atributos e A??es Compassivas para Adolescentes
title Adapta??o e Valida??o da Escala dos Atributos e A??es Compassivas para Adolescentes
spellingShingle Adapta??o e Valida??o da Escala dos Atributos e A??es Compassivas para Adolescentes
Rodrigues, C?tia Marisa Pereira
EAAC - EAAC
Adolesc?ncia - Adolescence
Autocompaix?o - Selfcompassion
Compaix?o - Compassion
title_short Adapta??o e Valida??o da Escala dos Atributos e A??es Compassivas para Adolescentes
title_full Adapta??o e Valida??o da Escala dos Atributos e A??es Compassivas para Adolescentes
title_fullStr Adapta??o e Valida??o da Escala dos Atributos e A??es Compassivas para Adolescentes
title_full_unstemmed Adapta??o e Valida??o da Escala dos Atributos e A??es Compassivas para Adolescentes
title_sort Adapta??o e Valida??o da Escala dos Atributos e A??es Compassivas para Adolescentes
author Rodrigues, C?tia Marisa Pereira
author_facet Rodrigues, C?tia Marisa Pereira
Cunha, Marina (Orientadora)
author_role author
author2 Cunha, Marina (Orientadora)
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, C?tia Marisa Pereira
Cunha, Marina (Orientadora)
dc.subject.por.fl_str_mv EAAC - EAAC
Adolesc?ncia - Adolescence
Autocompaix?o - Selfcompassion
Compaix?o - Compassion
topic EAAC - EAAC
Adolesc?ncia - Adolescence
Autocompaix?o - Selfcompassion
Compaix?o - Compassion
description A literatura tem vindo a mostrar que a compaix?o, enquanto sensibilidade intencional ao sofrimento com um compromisso e motiva??o para o aliviar, pode ter um impacto positivo na vida do indiv?duo, estando associada ao seu bem-estar emocional e psicol?gico. ? hoje consensualmente reconhecida a relev?ncia de interven??es focadas na compaix?o, pelo que o desenvolvimento de instrumentos fidedignos para avalia??o das diversas facetas deste conceito/processo em diversas idades ? crucial para a investiga??o e pr?tica cl?nica A Escala dos Atributos e A??es Compassivas, recentemente desenvolvida, procura avaliar as tr?s dire??es da compaix?o: em rela??o ao pr?prio, em rela??o aos outros e ser alvo de compaix?o por parte dos outros. Cada uma destas escalas avalia separadamente os atributos e as a??es compassivas do indiv?duo face uma situa??o de dificuldade ou sofrimento. O principal objetivo deste estudo ? apresentar a adapta??o para adolescentes da Escala dos Atributos e A??es Compassivas (EAAC-A), seguindo-se a an?lise da sua estrutura dimensional e avalia??o das carater?sticas psicom?tricas. Participaram neste estudo 336 adolescentes portugueses com idades compreendidas entre os 12 e os 19 anos. A an?lise fatorial explorat?ria revelou que, ? exce??o da sec??o de atributos da escala de autocompaix?o, as restantes escalas (incluindo as respetivas sec??es) s?o unidimensionais. A sec??o de atributos de autocompaix?o revelou a exist?ncia de dois fatores. As tr?s escalas revelaram uma boa consist?ncia interna (alfas de Cronbach entre 0,75 e 0,91), bem como uma excelente estabilidade temporal (valores de r variaram entre 0,96 e 0,99). Evidenciaram ainda uma correla??o no sentido esperado com as vari?veis associadas ao bem-estar e processos emocionais mal-adaptativos, atestando a sua validade convergente e divergente. Os resultados permitem concluir que a EAAC-A ? um instrumento fidedigno e ?til para a avalia??o e investiga??o da compaix?o nas suas diferentes dimens?es. / Literature has been showing that compassion, while intentional sensitivity to suffering with a commitment and motivation to alleviate, can have a positive impact on the individual's life and is associated with your emotional and psychological wellbeing. It is now widely recognized the relevance of interventions focused on compassion, for the development of reliable tools for assessing the various facets of this concept / process at different ages is crucial for research and clinical practice. Attributes and Actions Scale newly developed, seeks to assess the three directions of compassion: in relation to itself, in relation to others and should receive compassion from others. Each of these scales separately evaluates the attributes and compassionate actions of the individual face a difficulty or suffering. The aim of this study is to present the adaptation of Attributes and Actions Scale, for teenagers, followed by analysis of their dimensional structure and evaluation of the psychometric characteristics. The sample consisted of 336 Portuguese adolescents aged 12 to 19 years. Exploratory factor analysis showed that, except for the attributes section of the selfcompassion of scale, other scales (including the respective sections) are onedimensional. The selfcompassion attributes section revealed the existence of two factors. The three scales showed good internal consistency (Cronbach's alpha of between 0.75 and .91) as well as an excellent temporal stability (r values ranged between 0.96 and 0.99). Still showed a correlation in the expected direction with the variables associated with wellbeing and maladaptive emotional processes, attesting to their convergent and divergent validity. The results show that the is a reliable and useful tool for the evaluation and research of compassion in its different dimensions.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-17T12:15:33Z
2016-01-01T00:00:00Z
2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/673
TID:201900955
url http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/673
identifier_str_mv TID:201900955
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISMT
publisher.none.fl_str_mv ISMT
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777303611363033088