A inclusão de uma criança com autismo no ensino regular: perceção dos pais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Maria Karla
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/13765
Resumo: A inclusão escolar abrange ações culturais, pedagógicas, sociais e políticas, e o seu conceito implica criar oportunidades que garantam a todos o direito de aprenderem juntos no Ensino Regular, sem nenhum tipo de exclusão, prática que nem sempre é percebida nas escolas. Procurou-se assim conhecer a perceção dos pais relativamente à inclusão do filho com Transtorno do Espectro do Autismo no Ensino Regular. A investigação teve natureza qualitativa e recorreu-se à técnica de entrevista semiestruturada como instrumento de recolha de dados, que foram tratados utilizando a análise de conteúdo. O estudo permitiu verificar que, embora a inclusão tenha enquadramento legal, depende de vários outros fatores. Para alguns sujeitos, a perceção do processo de inclusão do filho está a correr bem, para outros, é necessário transpor muitas barreiras. A análise de dados indica que a inclusão está associada, principalmente: ao acolhimento afetivo do aluno na escola; às práticas pedagógicas significativas; à boa relação professor-aluno; à boa relação interpares; à motivação nas aprendizagens; à articulação entre todos os intervenientes; à implementação de medidas de suporte à aprendizagem adequadas; a adaptações curriculares; à valorização da heterogeneidade; à existência de estrutura da educação especial na escola; a práticas colaborativas em sala de aula; à formação e ao compromisso do professor com as aprendizagens do aluno. A intervenção precoce também esteve presente nas perceções dos sujeitos, sendo evidenciada como fator facilitador da inclusão. Um outro fator reside nas atitudes com que os atores educativos, a família e a sociedade a perspetivam. Palavras-chave: Inclusão; família; perceção; autismo; expectativas
id RCAP_4761df92139967823982393d8ca126e5
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/13765
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A inclusão de uma criança com autismo no ensino regular: perceção dos paisMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - EDUCAÇÃO ESPECIAL: DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOREDUCAÇÃOEDUCAÇÃO INCLUSIVAAUTISMOFAMÍLIAPERCEÇÃOEDUCATIONINCLUSIVE EDUCATIONAUTISMFAMILYPERCEPTIONA inclusão escolar abrange ações culturais, pedagógicas, sociais e políticas, e o seu conceito implica criar oportunidades que garantam a todos o direito de aprenderem juntos no Ensino Regular, sem nenhum tipo de exclusão, prática que nem sempre é percebida nas escolas. Procurou-se assim conhecer a perceção dos pais relativamente à inclusão do filho com Transtorno do Espectro do Autismo no Ensino Regular. A investigação teve natureza qualitativa e recorreu-se à técnica de entrevista semiestruturada como instrumento de recolha de dados, que foram tratados utilizando a análise de conteúdo. O estudo permitiu verificar que, embora a inclusão tenha enquadramento legal, depende de vários outros fatores. Para alguns sujeitos, a perceção do processo de inclusão do filho está a correr bem, para outros, é necessário transpor muitas barreiras. A análise de dados indica que a inclusão está associada, principalmente: ao acolhimento afetivo do aluno na escola; às práticas pedagógicas significativas; à boa relação professor-aluno; à boa relação interpares; à motivação nas aprendizagens; à articulação entre todos os intervenientes; à implementação de medidas de suporte à aprendizagem adequadas; a adaptações curriculares; à valorização da heterogeneidade; à existência de estrutura da educação especial na escola; a práticas colaborativas em sala de aula; à formação e ao compromisso do professor com as aprendizagens do aluno. A intervenção precoce também esteve presente nas perceções dos sujeitos, sendo evidenciada como fator facilitador da inclusão. Um outro fator reside nas atitudes com que os atores educativos, a família e a sociedade a perspetivam. Palavras-chave: Inclusão; família; perceção; autismo; expectativasEnsuring a quality inclusive education for children with autism spectrum disorder (ASD) depends upon cultural, pedagogical, social and political actions. The idea of including individuals with ASD in public education settings implies setting up opportunities that fully include education alongside peers throughout the day, without any barriers to inclusion. This is a practice not always available at schools. For that matter, we sought to research the parents' perception regarding the inclusion of their children with ASD in general education. The educational research had a qualitative nature: it used the semi-structured interview technique as a data collection to achieve content analysis. Arguably, the study made it possible to verify that albeit the legal framework, the exclusion of individuals with ASD also laid on many other factors. For some of those interviewed, the perception of the practice of inclusion is doing well; for others, it is necessary to establish new practices to overcome many restrictive environments. Data analysis indicate that inclusion is mainly associated with (1) the affective reception of the student at school; (2) significant pedagogical practices; (3) a good teacher-student relationship; (4) a good relationship among peers; (5) the motivation in learning; (6) the inter-relationship between all parties; (7) the implementation of appropriate learning support measures; (8) curricular adaptations; (9) development of pedagogies in support of heterogeneity; (10) the existence of special education settings at school; (11) the development of collaborative practices in the classroom; (12) the training and the teacher's commitment to student learning. Early intervention was also in the mind of many parents as a factor that accelerates educational inclusion. Another important aspect is the approach of family members and educational professionals to the term “inclusion”. Keywords: Inclusion; family; perception; autism; expectations2023-03-31T15:17:59Z2023-01-01T00:00:00Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/13765TID:203246870porGuimarães, Maria Karlainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-04-07T01:31:00Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/13765Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:48:57.976131Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A inclusão de uma criança com autismo no ensino regular: perceção dos pais
title A inclusão de uma criança com autismo no ensino regular: perceção dos pais
spellingShingle A inclusão de uma criança com autismo no ensino regular: perceção dos pais
Guimarães, Maria Karla
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - EDUCAÇÃO ESPECIAL: DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
AUTISMO
FAMÍLIA
PERCEÇÃO
EDUCATION
INCLUSIVE EDUCATION
AUTISM
FAMILY
PERCEPTION
title_short A inclusão de uma criança com autismo no ensino regular: perceção dos pais
title_full A inclusão de uma criança com autismo no ensino regular: perceção dos pais
title_fullStr A inclusão de uma criança com autismo no ensino regular: perceção dos pais
title_full_unstemmed A inclusão de uma criança com autismo no ensino regular: perceção dos pais
title_sort A inclusão de uma criança com autismo no ensino regular: perceção dos pais
author Guimarães, Maria Karla
author_facet Guimarães, Maria Karla
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães, Maria Karla
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - EDUCAÇÃO ESPECIAL: DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
AUTISMO
FAMÍLIA
PERCEÇÃO
EDUCATION
INCLUSIVE EDUCATION
AUTISM
FAMILY
PERCEPTION
topic MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - EDUCAÇÃO ESPECIAL: DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
AUTISMO
FAMÍLIA
PERCEÇÃO
EDUCATION
INCLUSIVE EDUCATION
AUTISM
FAMILY
PERCEPTION
description A inclusão escolar abrange ações culturais, pedagógicas, sociais e políticas, e o seu conceito implica criar oportunidades que garantam a todos o direito de aprenderem juntos no Ensino Regular, sem nenhum tipo de exclusão, prática que nem sempre é percebida nas escolas. Procurou-se assim conhecer a perceção dos pais relativamente à inclusão do filho com Transtorno do Espectro do Autismo no Ensino Regular. A investigação teve natureza qualitativa e recorreu-se à técnica de entrevista semiestruturada como instrumento de recolha de dados, que foram tratados utilizando a análise de conteúdo. O estudo permitiu verificar que, embora a inclusão tenha enquadramento legal, depende de vários outros fatores. Para alguns sujeitos, a perceção do processo de inclusão do filho está a correr bem, para outros, é necessário transpor muitas barreiras. A análise de dados indica que a inclusão está associada, principalmente: ao acolhimento afetivo do aluno na escola; às práticas pedagógicas significativas; à boa relação professor-aluno; à boa relação interpares; à motivação nas aprendizagens; à articulação entre todos os intervenientes; à implementação de medidas de suporte à aprendizagem adequadas; a adaptações curriculares; à valorização da heterogeneidade; à existência de estrutura da educação especial na escola; a práticas colaborativas em sala de aula; à formação e ao compromisso do professor com as aprendizagens do aluno. A intervenção precoce também esteve presente nas perceções dos sujeitos, sendo evidenciada como fator facilitador da inclusão. Um outro fator reside nas atitudes com que os atores educativos, a família e a sociedade a perspetivam. Palavras-chave: Inclusão; família; perceção; autismo; expectativas
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-31T15:17:59Z
2023-01-01T00:00:00Z
2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/13765
TID:203246870
url http://hdl.handle.net/10437/13765
identifier_str_mv TID:203246870
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131571135971328