Uma só palavra: experiência de narrativa dramática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arnaut, Joana Helena Cepeda Liberal da Mota
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/5796
Resumo: Trabalho de Projecto submetido à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Teatro - especialização em Artes Performativas (Escritas de Cena).
id RCAP_476e0386e186736edba0f3f33cfa5bbd
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5796
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Uma só palavra: experiência de narrativa dramáticaEscritas de cenaDrama e ficção históricaInvasões francesasRomaArte e religiãoTeatro e direitoCanto líricoPlaywritingDrama and historical fictionFrench invasionsRomeArt and religionTheatre and lawBel cantoTrabalho de Projecto submetido à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Teatro - especialização em Artes Performativas (Escritas de Cena).O presente trabalho de projecto consiste na peça original intitulada Uma só palavra. Na Primavera de 1814, últimos tempos do domínio napoleónico em Roma, estando ainda o Papa Pio VII preso em França, o diplomata português Miguel de Sousa é condenado à morte. Prisioneiro no castelo de Sant’Angelo desde 1811, este diplomata é condenado por ter participado numa tentativa de insurreição contra os franceses, protagonizada pelo seu jovem secretário, o italiano Antonio Falchi, que Miguel nem sob tortura denunciou. Porém, poucos dias após o dia da execução, estranhamente, Miguel acorda numa estalagem na periferia da cidade. Percebe que está vivo, mas que alguém foi executado em vez dele. Vai em busca de ser reconhecido e de saber quem morreu. Como os portugueses em Roma pensam que ele foi executado, Miguel encontra muitas dificuldades em recuperar a identidade. Começa a recordar a sua vida, desde a juventude, em Coimbra, e as dificuldades que passou devido à avareza do pai, que não pagou as despesas do seu doutoramento em Leis. Os acontecimentos que o levaram à situação inicial e a personalidade deste diplomata vão sendo revelados por outras personagens. Fica a conhecer-se a sua amizade com um actor português, Tiago Silveira, de nome artístico Giacomo, il portoghese, e a sua curiosa relação com Luísa Torres, cantora portuguesa, que se fazia passar por francesa para conseguir uma carreira como solista na ópera. O ensaio relata como a peça foi construída com base numa investigação histórica sobre o diplomata José Manuel Pinto de Sousa (1754-1818), no âmbito da minha tese de Mestrado em Direito, e numa reflexão sobre arte e religião, desenvolvida no Mestrado em Teatro. Explica como o trabalho de escrita partiu do confronto entre texto narrativo e texto dramático e como, apesar de conter diálogos, assenta, usando a expressão de José Sanchis Sinisterra, numa “polifonia de vozes narrativas”.ABSTRACT - This project consists of an original play, entitled One word only. In the spring of 1814, during the last days of Napoleonic domination in Rome, while Pope Pius VII was prisoner in France, the Portuguese diplomat Miguel de Sousa is sentenced to death. Imprisoned in the castle of Sant’Angelo since 1811, this diplomat is condemned for taking part in an attempted insurrection against the French, carried by his young secretary, the Italian Antonio Falchi, who Miguel did not denounce, even under torture. However, few days after the day of the execution, strangely, Miguel wakes up at an inn on the city’s periphery. He realizes that he is alive, but someone else was executed. He tries to be recognized and to discover who died instead of him. Because the Portuguese in Rome think that he was executed, he finds many obstacles to recover his identity. He begins to remember his life, from youth, in Coimbra, and the difficulties experienced due to the avarice of his father, who did not pay the expenses of his doctorate in Law. The events which led Miguel to prison and his personality are revealed by other characters. We get to know about his friendship with a Portuguese actor, Tiago Silveira, known as Giacomo, il portoghese and his curious relationship with Luísa Torres, Portuguese singer, who faked to be French to achieve a career as an opera soloist. The essay describes how the play was written, based on historical research about the diplomat José Manuel Pinto de Sousa (1754-1818), developed for my Master's thesis in Law, and on a reflection about art and religion, made for the Master in Theatre. It also explains how the writing work settled on the confrontation between narrative and dramatic text and how, despite containing dialogues, it is based, as says José Sanchis Sinisterra, upon a "polyphony of narrative voices."Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Teatro e CinemaRosa, Armando NascimentoRCIPLArnaut, Joana Helena Cepeda Liberal da Mota2016-03-07T17:20:52Z2013-07-182013-07-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/5796TID:201041847porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:49:43Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5796Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:15:01.728514Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Uma só palavra: experiência de narrativa dramática
title Uma só palavra: experiência de narrativa dramática
spellingShingle Uma só palavra: experiência de narrativa dramática
Arnaut, Joana Helena Cepeda Liberal da Mota
Escritas de cena
Drama e ficção histórica
Invasões francesas
Roma
Arte e religião
Teatro e direito
Canto lírico
Playwriting
Drama and historical fiction
French invasions
Rome
Art and religion
Theatre and law
Bel canto
title_short Uma só palavra: experiência de narrativa dramática
title_full Uma só palavra: experiência de narrativa dramática
title_fullStr Uma só palavra: experiência de narrativa dramática
title_full_unstemmed Uma só palavra: experiência de narrativa dramática
title_sort Uma só palavra: experiência de narrativa dramática
author Arnaut, Joana Helena Cepeda Liberal da Mota
author_facet Arnaut, Joana Helena Cepeda Liberal da Mota
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rosa, Armando Nascimento
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Arnaut, Joana Helena Cepeda Liberal da Mota
dc.subject.por.fl_str_mv Escritas de cena
Drama e ficção histórica
Invasões francesas
Roma
Arte e religião
Teatro e direito
Canto lírico
Playwriting
Drama and historical fiction
French invasions
Rome
Art and religion
Theatre and law
Bel canto
topic Escritas de cena
Drama e ficção histórica
Invasões francesas
Roma
Arte e religião
Teatro e direito
Canto lírico
Playwriting
Drama and historical fiction
French invasions
Rome
Art and religion
Theatre and law
Bel canto
description Trabalho de Projecto submetido à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Teatro - especialização em Artes Performativas (Escritas de Cena).
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-18
2013-07-18T00:00:00Z
2016-03-07T17:20:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/5796
TID:201041847
url http://hdl.handle.net/10400.21/5796
identifier_str_mv TID:201041847
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Teatro e Cinema
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Teatro e Cinema
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133408034553856