Smartguide Vienna: uma proposta inovadora
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/10101 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado, Turismo e Comunicação, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2013 |
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Smartguide Vienna: uma proposta inovadoraTurismo - Inovações tecnológicasGuias turísticos - Recursos na InternetRelatório de estágio de mestrado - 2012Relatório de estágio de mestrado, Turismo e Comunicação, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2013Perante um cenário de crescimento do turismo, os desafios colocados a este sector e a quem nele pretende trabalhar tornam-se cada vez mais complexos. Verifica-se uma crescente aposta na qualidade e na formação dos seus trabalhadores, dando-se uma especial atenção à vertente da comunicação, bem como à indispensável necessidade de se inovar através de, por exemplo, o lançamento de novos produtos turísticos que se adequem à procura dos actuais consumidores, cada vez mais experientes, exigentes e conscientes em relação às questões ambientais. Este relatório de conclusão de Mestrado em Turismo e Comunicação, tem como base o período de estágio realizado em Viena (Áustria) no seio de uma empresa que, neste momento, se encontra completamente focalizada no turismo, após o lançamento do seu novo produto – o Smartguide Vienna. Este projecto enquadra-se numa resposta adequada aos novos desafios e às oportunidades provenientes do desenvolvimento do referido sector. Quando associamos alta tecnologia a inovação, o resultado só pode ser um produto de qualidade, capaz de revolucionar o mercado dos actuais guias de turismo. Apesar de reconhecer o árduo trabalho de um guia-intérprete e de valorizar a sua importância para um turismo de qualidade, a verdade é que o mundo avança muito rapidamente, assim como as exigências dos consumidores que, nesta área, procuram tudo o que é surpreendente, inovador e capaz de proporcionar uma experiência marcante, completamente diferente daquelas que já viveram. O presente relatório aborda e reflete sobre os factores inerentes à projecção de um novo produto turístico, sopesando as metodologias promocionais, técnicas e comerciais, de modo a torná-lo viável e passível de alcançar o sucesso esperado.Abstract: The steady growth of tourism has caused more and more complex responses to the challenges arising in this sector and to anyone who intends to work in it. There is an increasing focus on quality and in the training of its workers, paying special attention to communication, as well as the indispensable necessity to innovate through, for example, the launch of new tourist products that meet the demand of current consumers, gradually more experienced, demanding and aware about the environmental issues. This report, at the conclusion of the Master Degree in Tourism and Communication, is based on the internship period held in Vienna (Austria), in a company that, at the moment, is totally focused on tourism, after the launch of its new product - the Smartguide Vienna. This project fits in an appropriate response to the new challenges and opportunities arising from the development of the tourism sector. When we associate high technology with innovation, the outcome can only be a high quality product, able to revolutionize the market of the current tour guides. Although acknowledging the hard work of a tour guide and valuing their importance for quality tourism, the fact is that the world is moving too fast, as well as the consumers’ demands: in this area they look for everything that is surprising, innovative and able to provide them a remarkable experience, something completely different from what they have already tried. So, this report approaches and reflects on the factors inherent to a new touristic product projecting, considering its promotional methodologies, both technical and commercial, in order to make the new product/offer feasible and successful.Serras, Adelaide MeiraRepositório da Universidade de LisboaMatzinger, Sara dos Santos2014-01-16T12:09:52Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/10101porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:55:06Zoai:repositorio.ul.pt:10451/10101Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:34:08.125483Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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