As bibliotecas universitárias no apoio a estudantes com Necessidades Educativas Especiais: acessibilidade das páginas e serviços disponibilizados na Internet
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/1276 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo apresentar a análise realizada aos níveis de acessibilidade e usabilidade das páginas web e respetivos catálogos bibliográficos das bibliotecas pertencentes às instituições de ensino superior público na região da Grande Lisboa, fundamentalmente na perspetiva dos utilizadores cegos ou com baixa visão e que façam uso de tecnologias de apoio como os leitores de ecrã.Para tal, teremos como base as diretrizes definidas nas Web Content Accessibility Guidelines (WCAG) 2.0 para a validação dos níveis de acessibilidade das páginas de Internet, representadas neste estudo com recurso ao validador automático Access Monitor e, de forma complementar, uma análise mais qualitativa realizada por uma aluna da nossa instituição com recurso a tecnologias de apoio, neste caso um leitor de ecrã procurando aferir se existe convergência entre a sua experiência enquanto utilizadora e os resultados obtidos através do validador automático. Pretende-se que os resultados obtidos a partir da análise das referidas páginas possam constituir um alerta que promova a definição de linhas de trabalho neste domínio, não só por parte da nossa instituição, mas também de outras congéneres que percecionem a relevância desta matéria. |
id |
RCAP_478f405553d1c0142f8e907076e5e413 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:publicacoes.bad.pt/revistas:article/1276 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As bibliotecas universitárias no apoio a estudantes com Necessidades Educativas Especiais: acessibilidade das páginas e serviços disponibilizados na InternetBibliotecas universitáriasAcessibilidadeNecessidades Educativas Especiais (NEE)WCAG 2.0InternetEste trabalho tem como objetivo apresentar a análise realizada aos níveis de acessibilidade e usabilidade das páginas web e respetivos catálogos bibliográficos das bibliotecas pertencentes às instituições de ensino superior público na região da Grande Lisboa, fundamentalmente na perspetiva dos utilizadores cegos ou com baixa visão e que façam uso de tecnologias de apoio como os leitores de ecrã.Para tal, teremos como base as diretrizes definidas nas Web Content Accessibility Guidelines (WCAG) 2.0 para a validação dos níveis de acessibilidade das páginas de Internet, representadas neste estudo com recurso ao validador automático Access Monitor e, de forma complementar, uma análise mais qualitativa realizada por uma aluna da nossa instituição com recurso a tecnologias de apoio, neste caso um leitor de ecrã procurando aferir se existe convergência entre a sua experiência enquanto utilizadora e os resultados obtidos através do validador automático. Pretende-se que os resultados obtidos a partir da análise das referidas páginas possam constituir um alerta que promova a definição de linhas de trabalho neste domínio, não só por parte da nossa instituição, mas também de outras congéneres que percecionem a relevância desta matéria. Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas2015-10-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/1276Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas; N.º 12 (2015): Ligar. Transformar. Criar Valorreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/1276https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/1276/pdf_3Direitos de Autor (c) 2015 Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistasinfo:eu-repo/semantics/openAccessGuimarães Marçal, BrunoAmante, Maria JoãoPinto, CéliaNeto, Lígia2023-01-16T13:58:12Zoai:publicacoes.bad.pt/revistas:article/1276Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:39:00.762007Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As bibliotecas universitárias no apoio a estudantes com Necessidades Educativas Especiais: acessibilidade das páginas e serviços disponibilizados na Internet |
title |
As bibliotecas universitárias no apoio a estudantes com Necessidades Educativas Especiais: acessibilidade das páginas e serviços disponibilizados na Internet |
spellingShingle |
As bibliotecas universitárias no apoio a estudantes com Necessidades Educativas Especiais: acessibilidade das páginas e serviços disponibilizados na Internet Guimarães Marçal, Bruno Bibliotecas universitárias Acessibilidade Necessidades Educativas Especiais (NEE) WCAG 2.0 Internet |
title_short |
As bibliotecas universitárias no apoio a estudantes com Necessidades Educativas Especiais: acessibilidade das páginas e serviços disponibilizados na Internet |
title_full |
As bibliotecas universitárias no apoio a estudantes com Necessidades Educativas Especiais: acessibilidade das páginas e serviços disponibilizados na Internet |
title_fullStr |
As bibliotecas universitárias no apoio a estudantes com Necessidades Educativas Especiais: acessibilidade das páginas e serviços disponibilizados na Internet |
title_full_unstemmed |
As bibliotecas universitárias no apoio a estudantes com Necessidades Educativas Especiais: acessibilidade das páginas e serviços disponibilizados na Internet |
title_sort |
As bibliotecas universitárias no apoio a estudantes com Necessidades Educativas Especiais: acessibilidade das páginas e serviços disponibilizados na Internet |
author |
Guimarães Marçal, Bruno |
author_facet |
Guimarães Marçal, Bruno Amante, Maria João Pinto, Célia Neto, Lígia |
author_role |
author |
author2 |
Amante, Maria João Pinto, Célia Neto, Lígia |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guimarães Marçal, Bruno Amante, Maria João Pinto, Célia Neto, Lígia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bibliotecas universitárias Acessibilidade Necessidades Educativas Especiais (NEE) WCAG 2.0 Internet |
topic |
Bibliotecas universitárias Acessibilidade Necessidades Educativas Especiais (NEE) WCAG 2.0 Internet |
description |
Este trabalho tem como objetivo apresentar a análise realizada aos níveis de acessibilidade e usabilidade das páginas web e respetivos catálogos bibliográficos das bibliotecas pertencentes às instituições de ensino superior público na região da Grande Lisboa, fundamentalmente na perspetiva dos utilizadores cegos ou com baixa visão e que façam uso de tecnologias de apoio como os leitores de ecrã.Para tal, teremos como base as diretrizes definidas nas Web Content Accessibility Guidelines (WCAG) 2.0 para a validação dos níveis de acessibilidade das páginas de Internet, representadas neste estudo com recurso ao validador automático Access Monitor e, de forma complementar, uma análise mais qualitativa realizada por uma aluna da nossa instituição com recurso a tecnologias de apoio, neste caso um leitor de ecrã procurando aferir se existe convergência entre a sua experiência enquanto utilizadora e os resultados obtidos através do validador automático. Pretende-se que os resultados obtidos a partir da análise das referidas páginas possam constituir um alerta que promova a definição de linhas de trabalho neste domínio, não só por parte da nossa instituição, mas também de outras congéneres que percecionem a relevância desta matéria. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-10-21 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/1276 |
url |
https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/1276 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/1276 https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/1276/pdf_3 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas |
publisher.none.fl_str_mv |
Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas; N.º 12 (2015): Ligar. Transformar. Criar Valor reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130854426935296 |