A influência da comunicação não verbal na colaboração em mundos virtuais 3D : estudo de caso na formação de práticas de manutenção aeronáutica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Gustavo
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/6405
Resumo: Os mundos virtuais têm sido usados com sucesso em diversas áreas, como por exemplo na formação, por criarem ambientes imersivos propícios à colaboração, onde os utilizadores interagem usando avatares. Apesar de ser consensual a importância destes mundos para a colaboração, ainda não se conhece o suficiente sobre o impacto da comunicação não verbal sobre essa colaboração em contextos de formação em mundos virtuais tridimensionais. Neste trabalho desenvolveu-se uma investigação segundo o método do estudo de caso aplicado à formação de práticas de manutenção aeronáutica, tendo em vista recolher dados para melhorar o conhecimento que se tem sobre este tema através da aplicação de um protocolo específico proposto por Cruz et al. em 2015, seguindo a perspetiva de Yin de 1994, desenvolvido como um instrumento de recolha de dados e para ser aplicado a novos estudos de caso: utilização do mesmo processo para obtenção de novos dados. Para a implementação deste estudo de caso, construiu-se um simulador como apoio a um módulo teórico de e-learning, desenvolvido com software apropriado, viabilizando um módulo prático realizado num mundo virtual tridimensional usando a plataforma Open Simulator. Este módulo criado, num cenário de manutenção aeronáutica, previu uma atividade colaborativa específica: o reboque de um avião por uma equipa de reboque. O módulo teórico de e-learning permitiu a um grupo de formandos adquirem conhecimentos sobre a condução dessa atividade de manutenção necessários para simular no cenário. Esta simulação foi realizada pelos formandos que executaram um conjunto de procedimentos colaborativos, previamente estudados, permitindo a observação direta das atividades desenvolvidas durante o reboque do avião pelos seus avatares no cenário (interações entre eles e com os objetos). Da observação das atividades extraiu-se um conjunto de dados, dos quais se obteve um conjunto de cadeias de evidências (elementos de prova), algumas consolidando os dados já obtidos no caso piloto construído por Cruz et al. em 2015 e outros criando novas cadeias, aumentando o número de fontes de evidências.
id RCAP_47af08624bb5f436d0f0580510eb1b8c
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/6405
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A influência da comunicação não verbal na colaboração em mundos virtuais 3D : estudo de caso na formação de práticas de manutenção aeronáuticaAeronáuticaElearningManutençãoComunicação não verbalRealidades virtuaisSimulaçãoVirtual environmentVirtual worldCollaborationPresenceNon-verbal communicationAircraft maintenanceOs mundos virtuais têm sido usados com sucesso em diversas áreas, como por exemplo na formação, por criarem ambientes imersivos propícios à colaboração, onde os utilizadores interagem usando avatares. Apesar de ser consensual a importância destes mundos para a colaboração, ainda não se conhece o suficiente sobre o impacto da comunicação não verbal sobre essa colaboração em contextos de formação em mundos virtuais tridimensionais. Neste trabalho desenvolveu-se uma investigação segundo o método do estudo de caso aplicado à formação de práticas de manutenção aeronáutica, tendo em vista recolher dados para melhorar o conhecimento que se tem sobre este tema através da aplicação de um protocolo específico proposto por Cruz et al. em 2015, seguindo a perspetiva de Yin de 1994, desenvolvido como um instrumento de recolha de dados e para ser aplicado a novos estudos de caso: utilização do mesmo processo para obtenção de novos dados. Para a implementação deste estudo de caso, construiu-se um simulador como apoio a um módulo teórico de e-learning, desenvolvido com software apropriado, viabilizando um módulo prático realizado num mundo virtual tridimensional usando a plataforma Open Simulator. Este módulo criado, num cenário de manutenção aeronáutica, previu uma atividade colaborativa específica: o reboque de um avião por uma equipa de reboque. O módulo teórico de e-learning permitiu a um grupo de formandos adquirem conhecimentos sobre a condução dessa atividade de manutenção necessários para simular no cenário. Esta simulação foi realizada pelos formandos que executaram um conjunto de procedimentos colaborativos, previamente estudados, permitindo a observação direta das atividades desenvolvidas durante o reboque do avião pelos seus avatares no cenário (interações entre eles e com os objetos). Da observação das atividades extraiu-se um conjunto de dados, dos quais se obteve um conjunto de cadeias de evidências (elementos de prova), algumas consolidando os dados já obtidos no caso piloto construído por Cruz et al. em 2015 e outros criando novas cadeias, aumentando o número de fontes de evidências.Virtual worlds have been used successfully in several areas, such as professional training, because they can create immersive environments that promote collaboration, where users interact with each other using avatars. Although the importance of these virtual worlds for collaboration is consensual, the impact of non-verbal communication on collaboration within learning contexts in three-dimensional virtual worlds is not well known. This work presents a research effort using a case study method applied to aircraft maintenance training practices, aiming to collect data to improve current knowledge about this topic, through the application of a specific protocol proposed by Cruz et al. in2015, following Yin's 1994 perspective). This protocol was developed as an instrument for data collection and application to new case studies: using the same process to get new data. To carry out this case study research, a simulator was built in support of a theoretical elearning module, developed with proper software, enabling thus a practice module developed with the Open Simulator platform, creating a three-dimensional virtual environment. This module, created inside aeronautical maintenance scenario foresaw a collaborative activity: the towing an aircraft by a team of trainees. The theoretical e-learning module provided trainees with the necessary knowledge to perform the maintenance activity inside the scenario. The simulation was made by the trainees who performed collaborative tasks, previously studied, allowing the direct observation of the activities developed during the aircraft tow by the avatars in the scenario (interactions between avatars and with objects). Through observation of the activities it was possible to collect data to get a set of chain of evidences as proof elements. Some of these data agree with the data previously collected in the pilot case made by Cruz et al. in 2015 and other shows as new chains of evidence, increasing the number of sources of chain of evidences.Morgado, LeonelCruz, Armando Jorge Ribeiro daRepositório AbertoSilva, Gustavo2017-05-02T14:33:27Z2017-04-072017-05-022017-04-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/6405TID:201704145porSilva, Gustavo - A influência da comunicação não verbal na colaboração em mundos virtuais 3D [Em linha]: estudo de caso na formação de práticas de manutenção aeronáutica. [S.l.]: [s.n.], 120 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:24:25Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/6405Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:46:55.589171Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A influência da comunicação não verbal na colaboração em mundos virtuais 3D : estudo de caso na formação de práticas de manutenção aeronáutica
title A influência da comunicação não verbal na colaboração em mundos virtuais 3D : estudo de caso na formação de práticas de manutenção aeronáutica
spellingShingle A influência da comunicação não verbal na colaboração em mundos virtuais 3D : estudo de caso na formação de práticas de manutenção aeronáutica
Silva, Gustavo
Aeronáutica
Elearning
Manutenção
Comunicação não verbal
Realidades virtuais
Simulação
Virtual environment
Virtual world
Collaboration
Presence
Non-verbal communication
Aircraft maintenance
title_short A influência da comunicação não verbal na colaboração em mundos virtuais 3D : estudo de caso na formação de práticas de manutenção aeronáutica
title_full A influência da comunicação não verbal na colaboração em mundos virtuais 3D : estudo de caso na formação de práticas de manutenção aeronáutica
title_fullStr A influência da comunicação não verbal na colaboração em mundos virtuais 3D : estudo de caso na formação de práticas de manutenção aeronáutica
title_full_unstemmed A influência da comunicação não verbal na colaboração em mundos virtuais 3D : estudo de caso na formação de práticas de manutenção aeronáutica
title_sort A influência da comunicação não verbal na colaboração em mundos virtuais 3D : estudo de caso na formação de práticas de manutenção aeronáutica
author Silva, Gustavo
author_facet Silva, Gustavo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Morgado, Leonel
Cruz, Armando Jorge Ribeiro da
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Gustavo
dc.subject.por.fl_str_mv Aeronáutica
Elearning
Manutenção
Comunicação não verbal
Realidades virtuais
Simulação
Virtual environment
Virtual world
Collaboration
Presence
Non-verbal communication
Aircraft maintenance
topic Aeronáutica
Elearning
Manutenção
Comunicação não verbal
Realidades virtuais
Simulação
Virtual environment
Virtual world
Collaboration
Presence
Non-verbal communication
Aircraft maintenance
description Os mundos virtuais têm sido usados com sucesso em diversas áreas, como por exemplo na formação, por criarem ambientes imersivos propícios à colaboração, onde os utilizadores interagem usando avatares. Apesar de ser consensual a importância destes mundos para a colaboração, ainda não se conhece o suficiente sobre o impacto da comunicação não verbal sobre essa colaboração em contextos de formação em mundos virtuais tridimensionais. Neste trabalho desenvolveu-se uma investigação segundo o método do estudo de caso aplicado à formação de práticas de manutenção aeronáutica, tendo em vista recolher dados para melhorar o conhecimento que se tem sobre este tema através da aplicação de um protocolo específico proposto por Cruz et al. em 2015, seguindo a perspetiva de Yin de 1994, desenvolvido como um instrumento de recolha de dados e para ser aplicado a novos estudos de caso: utilização do mesmo processo para obtenção de novos dados. Para a implementação deste estudo de caso, construiu-se um simulador como apoio a um módulo teórico de e-learning, desenvolvido com software apropriado, viabilizando um módulo prático realizado num mundo virtual tridimensional usando a plataforma Open Simulator. Este módulo criado, num cenário de manutenção aeronáutica, previu uma atividade colaborativa específica: o reboque de um avião por uma equipa de reboque. O módulo teórico de e-learning permitiu a um grupo de formandos adquirem conhecimentos sobre a condução dessa atividade de manutenção necessários para simular no cenário. Esta simulação foi realizada pelos formandos que executaram um conjunto de procedimentos colaborativos, previamente estudados, permitindo a observação direta das atividades desenvolvidas durante o reboque do avião pelos seus avatares no cenário (interações entre eles e com os objetos). Da observação das atividades extraiu-se um conjunto de dados, dos quais se obteve um conjunto de cadeias de evidências (elementos de prova), algumas consolidando os dados já obtidos no caso piloto construído por Cruz et al. em 2015 e outros criando novas cadeias, aumentando o número de fontes de evidências.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-02T14:33:27Z
2017-04-07
2017-05-02
2017-04-07T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/6405
TID:201704145
url http://hdl.handle.net/10400.2/6405
identifier_str_mv TID:201704145
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Silva, Gustavo - A influência da comunicação não verbal na colaboração em mundos virtuais 3D [Em linha]: estudo de caso na formação de práticas de manutenção aeronáutica. [S.l.]: [s.n.], 120 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135045136416768