Promoção da segurança no transporte da pessoa em situação crítica :

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matias, Ana Raquel Carreira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/43741
Resumo: O transporte da pessoa em situação crítica é uma realidade indiscutível na perspetiva do cuidar, dada a reorganização e estratificação dos sistemas de saúde. No entanto, origina um ambiente desafiante e stressante nos contextos de prestação de cuidados, visto que está associado a um elevado risco de deterioração clínica da pessoa e à incidência de eventos adversos. A sua segurança constitui, assim, um desafio à prestação de cuidados, conceito esse reconhecido como uma área prioritária de investigação e intervenção. Este relatório descreve criticamente o meu percurso de aquisição e desenvolvimento de competências especializadas de enfermagem, em contexto de serviço de urgência e unidade de cuidados intensivos. Este percurso, delineado segundo a metodologia de projeto, considera as aptidões enunciadas na legislação portuguesa para obtenção do grau de mestre, os objetivos delineados pela escola para este ciclo de formação, as competências comuns e específicas preconizadas pela Ordem dos Enfermeiros para o enfermeiro especialista e o Modelo Dreyfus de aquisição de competências. Centrado na intervenção especializada de enfermagem na promoção da segurança no transporte da pessoa em situação crítica, este percurso é suportado pelos referenciais teóricos de Excelência e Poder na Prática Clínica de Enfermagem (Patricia Benner) e Technological Competence as Caring in Nursing (Rozzano Locsin). Destaco, assim, o desenvolvimento de competências de mestre, nomeadamente a aplicação de conhecimentos progressivamente consolidados, a capacidade de compreensão e resolução de problemas, respeitando as implicações e responsabilidades ético-sociais, a divulgação do conhecimento obtido e a manutenção de uma aprendizagem contínua, em articulação com as de enfermeira especialista na área da pessoa em situação crítica.
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