Grafismos Puros ou Ideomorfos Repetidos na Arte Rupestre do Vale do Tejo uma Perspectiva Sócio-Cognitiva
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/96 |
Resumo: | Este trabalho tem como objecto de estudo os grafismos puros ou ideomorfos do complexo rupestre do Vale do Tejo. Sendo os ideomorfos motivos que geram debate com relação à sua representação, pretende-se ressaltar esta questão abordando-a através de um prisma sócio-cognitivo. Demonstra-se, neste trabalho, como algumas linhas de pesquisa existentes em áreas científicas como a Neurociência, a Psicologia Cognitiva e a Antropologia podem se vincular ao estudo arqueológico na busca de uma maior compreensão desta categoria de motivos da Arte Rupestre. Concebendo a Arte Ruprestre como produto das capacidades criativas dos indivíduos condicionadas pelas estruturas sócioculturais, os ideomorfos do Vale do Tejo foram estudados sob a égide de uma abordagem que leva em consideração as peculiaridades de cada organização social produtora da arte rupestre do complexo. A relação entre o Homem, a Paisagem e o Sagrado direccionam o olhar sobre o estudo, levando-se em conta os processos cognitivos que permeiam essa relação. Na arte rupestre do Vale do Tejo, pode ser verificado, nas últimas fases de gravação do complexo, um aumento das gravações de motivos ideomorfos. Essa maior expressão dos grafismos puros é um reflexo da organização social que se estabelece em comunidades metalurgistas. Entretanto, a representação de ideomorfos no complexo em estudo pode ser vista, em menor índice, nas primeiras fases de gravação, como é o caso da espiral. |
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Grafismos Puros ou Ideomorfos Repetidos na Arte Rupestre do Vale do Tejo uma Perspectiva Sócio-CognitivaIdeomorfos -- grafismos puros -- simbolismoArte RupestreNeuropsicologiaEste trabalho tem como objecto de estudo os grafismos puros ou ideomorfos do complexo rupestre do Vale do Tejo. Sendo os ideomorfos motivos que geram debate com relação à sua representação, pretende-se ressaltar esta questão abordando-a através de um prisma sócio-cognitivo. Demonstra-se, neste trabalho, como algumas linhas de pesquisa existentes em áreas científicas como a Neurociência, a Psicologia Cognitiva e a Antropologia podem se vincular ao estudo arqueológico na busca de uma maior compreensão desta categoria de motivos da Arte Rupestre. Concebendo a Arte Ruprestre como produto das capacidades criativas dos indivíduos condicionadas pelas estruturas sócioculturais, os ideomorfos do Vale do Tejo foram estudados sob a égide de uma abordagem que leva em consideração as peculiaridades de cada organização social produtora da arte rupestre do complexo. A relação entre o Homem, a Paisagem e o Sagrado direccionam o olhar sobre o estudo, levando-se em conta os processos cognitivos que permeiam essa relação. Na arte rupestre do Vale do Tejo, pode ser verificado, nas últimas fases de gravação do complexo, um aumento das gravações de motivos ideomorfos. Essa maior expressão dos grafismos puros é um reflexo da organização social que se estabelece em comunidades metalurgistas. Entretanto, a representação de ideomorfos no complexo em estudo pode ser vista, em menor índice, nas primeiras fases de gravação, como é o caso da espiral.This research chose for study objects the pure graphisms or idiomorphs from Tagus Valley rupestrian complex. As idiomorphs are motifs that generate discussion about their representation, we intend to spotlight this question, approaching it through a socio-cognitive point of view. We demonstrate, in this research, how some research lines from scientific areas such as Neuroscience, Cognitive Psychology and Anthropology can be linked with archaeological studies in order to produce a higher understanding of this category of motifs of Rock Art. Understanding Rock Art as a product of individual creative skills regulated by socio-cultural structures, Tagus Valley idiomorphs were studied with the support of an approach that takes considers the peculiarities of each social organization that produced rock art in the complex. The relation among Man, Landscape and Sacred orientates the view to this study, whereas the cognitive process that permeates this relation. In the Tagus Valley rock art, we can verify, in the last stages of engraving, an increase of idiomorphic motifs engravings. This increased expression of pure graphisms reflects the social organization that is established among metallurgist communities. However the idiomorphic representation in the studied complex can be observed, in a smaller scale, in the first stages of engravings, which is the case of spiral.2008-07-29T13:52:46Z2006-01-01T00:00:00Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/96porCarvalho, Maria Fernanda Ferrato Melo deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T13:00:05Zoai:repositorio.utad.pt:10348/96Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:07:06.972657Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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