Grafismos Puros ou Ideomorfos Repetidos na Arte Rupestre do Vale do Tejo uma Perspectiva Sócio-Cognitiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Maria Fernanda Ferrato Melo de
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/96
Resumo: Este trabalho tem como objecto de estudo os grafismos puros ou ideomorfos do complexo rupestre do Vale do Tejo. Sendo os ideomorfos motivos que geram debate com relação à sua representação, pretende-se ressaltar esta questão abordando-a através de um prisma sócio-cognitivo. Demonstra-se, neste trabalho, como algumas linhas de pesquisa existentes em áreas científicas como a Neurociência, a Psicologia Cognitiva e a Antropologia podem se vincular ao estudo arqueológico na busca de uma maior compreensão desta categoria de motivos da Arte Rupestre. Concebendo a Arte Ruprestre como produto das capacidades criativas dos indivíduos condicionadas pelas estruturas sócioculturais, os ideomorfos do Vale do Tejo foram estudados sob a égide de uma abordagem que leva em consideração as peculiaridades de cada organização social produtora da arte rupestre do complexo. A relação entre o Homem, a Paisagem e o Sagrado direccionam o olhar sobre o estudo, levando-se em conta os processos cognitivos que permeiam essa relação. Na arte rupestre do Vale do Tejo, pode ser verificado, nas últimas fases de gravação do complexo, um aumento das gravações de motivos ideomorfos. Essa maior expressão dos grafismos puros é um reflexo da organização social que se estabelece em comunidades metalurgistas. Entretanto, a representação de ideomorfos no complexo em estudo pode ser vista, em menor índice, nas primeiras fases de gravação, como é o caso da espiral.
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