Estratégias utilizadas por alunos de 6.º ano em sequências figurativas de crescimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Cristiana Isabel Matos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/12875
Resumo: Relatório da prática do ensino supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
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spelling Estratégias utilizadas por alunos de 6.º ano em sequências figurativas de crescimentoMaterial manipulávelPensamento algébricoEstratégiasAlgebraic thinkingStrategiesManipulable materialRelatório da prática do ensino supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino BásicoEste relatório desenvolve-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Este inclui uma descrição e análise das experiências de estágio no 2.º CEB e um estudo desenvolvido durante o período de intervenção, numa das turmas de 6.º ano de escolaridade. Neste estudo pretende-se compreender as estratégias utilizadas por alunos de 6.º ano em tarefas com sequências figurativas de crescimento. De forma a orientar e guiar este estudo, foram tidas em consideração as seguintes questões orientadoras: i) Que estratégias são mais utilizadas pelos alunos em sequências figurativas de crescimento? e ii) De que forma o uso de materiais manipuláveis contribui para a compreensão das sequências figurativas de crescimento? Este estudo foi desenvolvido com base numa metodologia de investigação qualitativa, sob o paradigma interpretativo. A recolha de dados foi feita através de técnicas como: observação direta participante, entrevistas e recolha documental (registos áudios; transcrições dos registos áudio; trabalhos realizados pelos alunos e notas de campo). Os resultados deste estudo permitiram concluir que o trabalho desenvolvido através de tarefas com sequência figurativas de crescimento levou os alunos a utilizar diferentes estratégias: (i) representação e contagem; (ii) aditiva e (iii) decomposição dos termos. Relativamente ao uso do material manipulável, é possível concluir que o seu uso facilitou o trabalho dos alunos, auxiliando na visualização das sequências.ABSTRACT This report is developed in the scope of the course of Supervised Teaching Practice II, of the 2nd year of the master’s in teaching of the 1st Cycle of Basic Education (CEB) and of Mathematics and Natural Sciences in the 2nd CEB. This includes a description and analysis of the internship experiences in the 2nd CEB and a study developed during the intervention period, in one of the classes of the 6th year of schooling. This study aims to understand the strategies used by 6th grade students in tasks with figurative growth sequences. In order to guide and guide this study, the following guiding questions were taken into account: i) What strategies are most used by students in figurative growth sequences? and ii) How does the use of manipulable materials contribute to the understanding of figurative growth sequences? This study was developed based on a qualitative research methodology, under the interpretive paradigm. Data collection was carried out using techniques such as: direct participant observation, interviews and documentary collection (audio records; transcriptions of audio records; work done by students and field notes). The results of this study allowed us to conclude that the work developed through tasks with figurative growth sequence led students to use different strategies: (i) representation and counting; (ii) additive and (iii) decomposition of terms. Regarding the use of manipulable material, it is possible to conclude that its use facilitated the students' work, helping to visualize the sequences.Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de LisboaRodrigues, MargaridaRCIPLMartins, Cristiana Isabel Matos2021-02-18T10:13:29Z2020-07-102020-07-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/12875TID:202629279porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:06:38Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/12875Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:20:53.235867Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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