Marketing desportivo digital : a importância do marketing digital para os clubes desportivos : estudo de caso do F.C. Porto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Pedro Miguel Dias de Carvalho Sardo
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/28437
Resumo: Dissertação de mestrado em Marketing e Gestão Estratégica
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spelling Marketing desportivo digital : a importância do marketing digital para os clubes desportivos : estudo de caso do F.C. PortoMarketing relacionalMarketing desportivo digitalRedes sociaisAplicação móvelLove brandsMarca Futebol Clube do PortoRelationship marketingDigital sports marketingSocial mediaMobile app“F.C. Porto” brand658.8:796796:658.8658.8:681.324681.324:658.8Dissertação de mestrado em Marketing e Gestão EstratégicaA influência do marketing desportivo digital para as entidades desportivas é considerada um fenómeno recente, e até aos dias de hoje, pouco estudada. A envolvência das instituições junto dos seus associados deve ser vista como fator prioritário para que o marketing relacional funcione. Numa era global e eminentemente digital é necessário que os clubes respondam com proficiência e dinâmica às necessidades dos seus parceiros e associados. Uma marca como o F.C. Porto deverá ser ativa e empreendedora, catapultando assim um cunho digno de uma empresa da dimensão desta instituição em todas as vertentes e âmbitos onde esteja envolvido. A sua história, o seu palmarés e a sua capacidade de resposta até então face a todas as adversidades, fazem com que o Futebol Clube do Porto seja reconhecido como uma referência não só ao nível desportivo, como também no setor empresarial, nomeadamente no Marketing Relacional e no Marketing Digital. Neste sentido, devemos considerar um maior e mais eficiente desenvolvimento no mundo digital, exigindo competências económicas e sociais, com rapidez e com escassos recursos, relegando qualquer outro tipo de via de informação e comunicação para segundo plano. Os meios digitais estão cada vez mais eficientes e podemos considerar, que é uma moda que veio para ficar. O presente estudo permite-nos avaliar a importância de uma aplicação móvel, como uma solução viável, tendo como linha de pensamento, a estrutura existente no clube e o percurso que pretende seguir. Por conseguinte, a investigação, focalizada numa entrevista ao diretor de marketing e numa análise de 150 inquéritos aplicados a associados, revela que estes pretendem mais do clube e que consideram o F.C. Porto uma Love Brand atribuindo, por isso, relevo à importância da marca. Os inquiridos revelam ainda, apesar de não estarem totalmente ligados às aplicações móveis, a pretensão de que o clube a crie para que desta forma, haja uma maior proximidade, uma maior capacidade de relacionamento entre clube e adepto, capaz de criar laços nas gerações vindouras.The influence of Digital Sports Marketing for sport entities is considered to be a recent phenomenon and, until today, unstudied. The deep relationship between those entities and their associates must be seen as the priority element to make Relationship Marketing. In a global era, and clearly a digital one as well, it is necessary that the clubs reply to the needs of their partners and associates dynamically and with proficiency. A brand like F.C. Porto has to remain active and enterprising to create a genuine, dignifying and truly-faced mark in all places she is involved. It’s history and the way it has been capable to reply to all adversities until this day make Futebol Clube do Porto an worldwide reference not only in sports but also in a enterprise-view, namely in Relationship and Digital Marketing. Considering that we must consider a bigger and more effective development in the digital world, we have to demand economic and social competence even if we have to do it with quickness and short means to, in the end, avoid any other type of communication. Digital media are more and more effective and are here to stay. This article allows us to evaluate how important a mobile app is as a good solution considering the demanding structure in the club and the path it wants to follow. As to do so, the investigation has an eye-focus in an interview with the Marketing Director and an analysis of 150 enquiries sent to associates. Those enquiries reveal that they want more form the club and that they consider F.C. Porto a Love Brand giving a huge importance to the brand itself. The associates also reveal that even if they are not hugely into the “app world”, they want the club to create one as a reply to the developing world and the need of proximity/relationship between them and the club, to be capable to create a big bond with future generations.Schwedler, MoritzUniversidade do MinhoPereira, Pedro Miguel Dias de Carvalho Sardo20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/28437por201087570info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:02:25Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/28437Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:52:23.776143Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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