O sistema de gestão da qualidade na Câmara Municipal de Gaia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/11170 |
Resumo: | Este trabalho incide sobre um estágio realizado no Município de Vila Nova de Gaia com o objetivo de contribuir para o alargamento do Sistema de Gestão da Qualidade segundo a norma NP EN ISO 9001:2008 e a transição para a NP EN ISO 9001:2015. A qualidade tornou-se um fator diferenciador para as organizações em geral, tanto públicas como privadas, potenciando desta forma, a garantia de crescimento da eficiência versus eficácia no seio das mesmas. A implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade possibilitará a estas organizações públicas verem a sua imagem melhorada perante os cidadãos e demais partes envolvidas. A opção por uma Autarquia cujo modelo de gestão assenta na Gestão pela Qualidade torna-se fundamental na imagem de força e transparência que transmite na sua área de intervenção e também a nível nacional e internacional. O estágio curricular na Câmara Municipal de Gaia foi realizado no Gabinete de Auditoria e Qualidade tendo como foco o desenvolvimento e extensão do Sistema de Gestão da Qualidade. O Gabinete de Auditoria e Qualidade abrange essencialmente quatro grandes áreas: Auditorias Internas, Gestão da Qualidade, Gestão das Reclamações e Plano de Prevenção de Riscos de Corrupção e Infrações Conexas. Neste relatório, encontram-se descritas algumas atividades práticas e formativas realizadas no período de tempo em que decorreu o estágio. O Gabinete de Auditoria e Qualidade disponibilizou documentos que foram essenciais para a elaboração do presente relatório. Definimos algumas das questões mais pertinentes relativas à temática em estudo, a partir das quais formulamos duas hipóteses. As conclusões retiradas centram-se na importância fundamental do envolvimento da gestão de topo e de toda a estrutura organizacional no Sistema de Gestão da Qualidade e o foco na concretização das necessidades do cliente/ utente. |
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O sistema de gestão da qualidade na Câmara Municipal de GaiaSistema de Gestão da QualidadeAuditoriasMunicípiosServiços públicosQuality management systemPublic servicesAuditsMunicipalitiesAuditoriaEste trabalho incide sobre um estágio realizado no Município de Vila Nova de Gaia com o objetivo de contribuir para o alargamento do Sistema de Gestão da Qualidade segundo a norma NP EN ISO 9001:2008 e a transição para a NP EN ISO 9001:2015. A qualidade tornou-se um fator diferenciador para as organizações em geral, tanto públicas como privadas, potenciando desta forma, a garantia de crescimento da eficiência versus eficácia no seio das mesmas. A implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade possibilitará a estas organizações públicas verem a sua imagem melhorada perante os cidadãos e demais partes envolvidas. A opção por uma Autarquia cujo modelo de gestão assenta na Gestão pela Qualidade torna-se fundamental na imagem de força e transparência que transmite na sua área de intervenção e também a nível nacional e internacional. O estágio curricular na Câmara Municipal de Gaia foi realizado no Gabinete de Auditoria e Qualidade tendo como foco o desenvolvimento e extensão do Sistema de Gestão da Qualidade. O Gabinete de Auditoria e Qualidade abrange essencialmente quatro grandes áreas: Auditorias Internas, Gestão da Qualidade, Gestão das Reclamações e Plano de Prevenção de Riscos de Corrupção e Infrações Conexas. Neste relatório, encontram-se descritas algumas atividades práticas e formativas realizadas no período de tempo em que decorreu o estágio. O Gabinete de Auditoria e Qualidade disponibilizou documentos que foram essenciais para a elaboração do presente relatório. Definimos algumas das questões mais pertinentes relativas à temática em estudo, a partir das quais formulamos duas hipóteses. As conclusões retiradas centram-se na importância fundamental do envolvimento da gestão de topo e de toda a estrutura organizacional no Sistema de Gestão da Qualidade e o foco na concretização das necessidades do cliente/ utente.This work focuses on an internship held in the Municipality of Vila Nova de Gaia with the purpose of contributing for the extension of the Quality Management System according to the norm NP EN ISO 9001:2008 and the transition to the norm NP EN ISO 9001:2015. Quality has become a differentiating factor for organizations in general, both public and private, thereby empowering the guarantee of growth of efficiency versus effectiveness within the same. The implementation of a Quality Management System will enable these public organizations to see their image improved before its citizens and other stakeholders. The option for an Autarchy whose management model is based on Quality Management becomes fundamental in the image of strength and transparency that transmits in its area of intervention and also at national and international level. The internship in the Municipality of Vila Nova de Gaia was carried out at the Office of Audit and Quality focusing on the development and extension of the Quality Management System. The Office of Audit and Quality essentially covers four major areas: Internal Audits, Quality Management, Complaint Management and Corruption Risk Prevention Plan and Related Offenses. In this report, some practical and formative activities carried out during the period of the internship are described. The Office of Audit and Quality provided documents that were essential for the preparation of this report. We’ve defined some of the most pertinent issues related to the subject under study from which we’ve formulated two hypotheses. The conclusions drawn focus on the fundamental importance of the involvement of top management and the entire organizational structure in the Quality Management System and focus on the concretization of the client / user needs.Bastos, Susana Adelina Moreira CarvalhoAlves, Maria da Luz Pinho OliveiraRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoOliveira, Rute Ester Coelho de2018-03-21T15:09:27Z2017-12-052017-12-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/11170TID:201882485porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:53:14Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/11170Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:31:33.508648Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Este trabalho incide sobre um estágio realizado no Município de Vila Nova de Gaia com o objetivo de contribuir para o alargamento do Sistema de Gestão da Qualidade segundo a norma NP EN ISO 9001:2008 e a transição para a NP EN ISO 9001:2015. A qualidade tornou-se um fator diferenciador para as organizações em geral, tanto públicas como privadas, potenciando desta forma, a garantia de crescimento da eficiência versus eficácia no seio das mesmas. A implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade possibilitará a estas organizações públicas verem a sua imagem melhorada perante os cidadãos e demais partes envolvidas. A opção por uma Autarquia cujo modelo de gestão assenta na Gestão pela Qualidade torna-se fundamental na imagem de força e transparência que transmite na sua área de intervenção e também a nível nacional e internacional. O estágio curricular na Câmara Municipal de Gaia foi realizado no Gabinete de Auditoria e Qualidade tendo como foco o desenvolvimento e extensão do Sistema de Gestão da Qualidade. O Gabinete de Auditoria e Qualidade abrange essencialmente quatro grandes áreas: Auditorias Internas, Gestão da Qualidade, Gestão das Reclamações e Plano de Prevenção de Riscos de Corrupção e Infrações Conexas. Neste relatório, encontram-se descritas algumas atividades práticas e formativas realizadas no período de tempo em que decorreu o estágio. O Gabinete de Auditoria e Qualidade disponibilizou documentos que foram essenciais para a elaboração do presente relatório. Definimos algumas das questões mais pertinentes relativas à temática em estudo, a partir das quais formulamos duas hipóteses. As conclusões retiradas centram-se na importância fundamental do envolvimento da gestão de topo e de toda a estrutura organizacional no Sistema de Gestão da Qualidade e o foco na concretização das necessidades do cliente/ utente. |
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