O sistema de gestão da qualidade na Câmara Municipal de Gaia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Rute Ester Coelho de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/11170
Resumo: Este trabalho incide sobre um estágio realizado no Município de Vila Nova de Gaia com o objetivo de contribuir para o alargamento do Sistema de Gestão da Qualidade segundo a norma NP EN ISO 9001:2008 e a transição para a NP EN ISO 9001:2015. A qualidade tornou-se um fator diferenciador para as organizações em geral, tanto públicas como privadas, potenciando desta forma, a garantia de crescimento da eficiência versus eficácia no seio das mesmas. A implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade possibilitará a estas organizações públicas verem a sua imagem melhorada perante os cidadãos e demais partes envolvidas. A opção por uma Autarquia cujo modelo de gestão assenta na Gestão pela Qualidade torna-se fundamental na imagem de força e transparência que transmite na sua área de intervenção e também a nível nacional e internacional. O estágio curricular na Câmara Municipal de Gaia foi realizado no Gabinete de Auditoria e Qualidade tendo como foco o desenvolvimento e extensão do Sistema de Gestão da Qualidade. O Gabinete de Auditoria e Qualidade abrange essencialmente quatro grandes áreas: Auditorias Internas, Gestão da Qualidade, Gestão das Reclamações e Plano de Prevenção de Riscos de Corrupção e Infrações Conexas. Neste relatório, encontram-se descritas algumas atividades práticas e formativas realizadas no período de tempo em que decorreu o estágio. O Gabinete de Auditoria e Qualidade disponibilizou documentos que foram essenciais para a elaboração do presente relatório. Definimos algumas das questões mais pertinentes relativas à temática em estudo, a partir das quais formulamos duas hipóteses. As conclusões retiradas centram-se na importância fundamental do envolvimento da gestão de topo e de toda a estrutura organizacional no Sistema de Gestão da Qualidade e o foco na concretização das necessidades do cliente/ utente.
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