Criar laços : o essencial para uma vivência fraterna : contributo da unidade letiva Construir a fraternidade do programa de Educação Moral e Religiosa Católica de 5º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Sandra Clara Costa
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/26674
Resumo: A interpretação de fraternidade parte, muitas vezes, de uma relação de consanguinidade, ou pequeno grupo social, abarcando, frequentemente, num plano alargado uma universalidade sustentada numa igualdade relacional. Todavia, enquanto essência das relações humanas num plano social ou de cidadania política parece ser cada vez mais um resquício limitado a uma esfera do Cristianismo. Assim, leva-se a cabo um estudo que considera a fraternidade no plano etimológico, histórico-cristão e literário, tendo em vista um conhecimento, com alguma profundidade, de fraternidade e das razões que lhe alocaram o epíteto de princípio esquecido, em alusão ao ocidental e clamado tríptico: Liberdade, Igualdade e Fraternidade. E, sobretudo, visa-se estabelecer a imperatividade da sua prática em todos os níveis da vida humana como meio capaz de suplantar os flagelos que condicionam a sociedade atual. O presente trabalho, que tem como objetivo principal aferir acerca do contributo da Unidade Letiva “Construir a Fraternidade” do Programa de Educação Moral e Religiosa Católica do 5º ano de escolaridade, para além da leitura de fraternidade na mensagem cristã, analisa o tema à luz da obra O principezinho, de Antoine de Saint- Exupéry. Por fim, e considerando o objetivo orientador de todo o estudo, é apresentado o contexto de Prática de Ensino Supervisionada, em consonância com os valores e propósitos educacionais da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica.
id RCAP_483d6f365b0a45d0f898cd7fd2d2549c
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/26674
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Criar laços : o essencial para uma vivência fraterna : contributo da unidade letiva Construir a fraternidade do programa de Educação Moral e Religiosa Católica de 5º anoFraternidadeIrmãoSolidariedadePrincipezinhoCativarCuidarEducaçãoFraternityBrotherSolidarityLittle PrinceCaptivateTake careEducationDomínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e ReligiãoA interpretação de fraternidade parte, muitas vezes, de uma relação de consanguinidade, ou pequeno grupo social, abarcando, frequentemente, num plano alargado uma universalidade sustentada numa igualdade relacional. Todavia, enquanto essência das relações humanas num plano social ou de cidadania política parece ser cada vez mais um resquício limitado a uma esfera do Cristianismo. Assim, leva-se a cabo um estudo que considera a fraternidade no plano etimológico, histórico-cristão e literário, tendo em vista um conhecimento, com alguma profundidade, de fraternidade e das razões que lhe alocaram o epíteto de princípio esquecido, em alusão ao ocidental e clamado tríptico: Liberdade, Igualdade e Fraternidade. E, sobretudo, visa-se estabelecer a imperatividade da sua prática em todos os níveis da vida humana como meio capaz de suplantar os flagelos que condicionam a sociedade atual. O presente trabalho, que tem como objetivo principal aferir acerca do contributo da Unidade Letiva “Construir a Fraternidade” do Programa de Educação Moral e Religiosa Católica do 5º ano de escolaridade, para além da leitura de fraternidade na mensagem cristã, analisa o tema à luz da obra O principezinho, de Antoine de Saint- Exupéry. Por fim, e considerando o objetivo orientador de todo o estudo, é apresentado o contexto de Prática de Ensino Supervisionada, em consonância com os valores e propósitos educacionais da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica.The interpretation of fraternity usually comes from a relationship of consanguinity, or a small social group, embracing, at other times in a broader plan, a universality sustained in a relational equality. However, as an essence of human relationships in a social plan or of a political citizenship it continuously seems a remnant limited to a realm of Christianity. Therefore, it is carried out a study which considers the fraternity in the etymological, historical-christian and literally plans, bearing in mind a knowledge, with some depth, of fraternity and the reasons for assigning the epithet of the forgotten principle, in reference to the West and the so-called triptych: Freedom, Equality, and Fraternity. And, mostly, it aims to stablish the imperativeness of its practice in all levels of the human life as a capable mean of overcoming the scourges that restrain nowadays’ society. The present work, whose main goal is to assess the contribute of the Academic Unit “Build the Fraternity” of the Moral Education and Catholic Religious Program of the 5th grade, besides the interpretation of fraternity in the Christian message, analyses the theme concerning the book “The Little Prince” by Antoine de Saint-Exupéry. At last, and considering the guiding aim of the whole study, it is presented the context of the Supervising Teaching Practice, in line with the values and educational purposes of the subject of Moral Education and Catholic Religious.Varanda, Maria Isabel PereiraVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaFernandes, Sandra Clara Costa2019-01-14T13:31:41Z2018-07-0420182018-07-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/26674TID:202016277porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:32:11Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/26674Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:21:18.495355Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Criar laços : o essencial para uma vivência fraterna : contributo da unidade letiva Construir a fraternidade do programa de Educação Moral e Religiosa Católica de 5º ano
title Criar laços : o essencial para uma vivência fraterna : contributo da unidade letiva Construir a fraternidade do programa de Educação Moral e Religiosa Católica de 5º ano
spellingShingle Criar laços : o essencial para uma vivência fraterna : contributo da unidade letiva Construir a fraternidade do programa de Educação Moral e Religiosa Católica de 5º ano
Fernandes, Sandra Clara Costa
Fraternidade
Irmão
Solidariedade
Principezinho
Cativar
Cuidar
Educação
Fraternity
Brother
Solidarity
Little Prince
Captivate
Take care
Education
Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião
title_short Criar laços : o essencial para uma vivência fraterna : contributo da unidade letiva Construir a fraternidade do programa de Educação Moral e Religiosa Católica de 5º ano
title_full Criar laços : o essencial para uma vivência fraterna : contributo da unidade letiva Construir a fraternidade do programa de Educação Moral e Religiosa Católica de 5º ano
title_fullStr Criar laços : o essencial para uma vivência fraterna : contributo da unidade letiva Construir a fraternidade do programa de Educação Moral e Religiosa Católica de 5º ano
title_full_unstemmed Criar laços : o essencial para uma vivência fraterna : contributo da unidade letiva Construir a fraternidade do programa de Educação Moral e Religiosa Católica de 5º ano
title_sort Criar laços : o essencial para uma vivência fraterna : contributo da unidade letiva Construir a fraternidade do programa de Educação Moral e Religiosa Católica de 5º ano
author Fernandes, Sandra Clara Costa
author_facet Fernandes, Sandra Clara Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Varanda, Maria Isabel Pereira
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Sandra Clara Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Fraternidade
Irmão
Solidariedade
Principezinho
Cativar
Cuidar
Educação
Fraternity
Brother
Solidarity
Little Prince
Captivate
Take care
Education
Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião
topic Fraternidade
Irmão
Solidariedade
Principezinho
Cativar
Cuidar
Educação
Fraternity
Brother
Solidarity
Little Prince
Captivate
Take care
Education
Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião
description A interpretação de fraternidade parte, muitas vezes, de uma relação de consanguinidade, ou pequeno grupo social, abarcando, frequentemente, num plano alargado uma universalidade sustentada numa igualdade relacional. Todavia, enquanto essência das relações humanas num plano social ou de cidadania política parece ser cada vez mais um resquício limitado a uma esfera do Cristianismo. Assim, leva-se a cabo um estudo que considera a fraternidade no plano etimológico, histórico-cristão e literário, tendo em vista um conhecimento, com alguma profundidade, de fraternidade e das razões que lhe alocaram o epíteto de princípio esquecido, em alusão ao ocidental e clamado tríptico: Liberdade, Igualdade e Fraternidade. E, sobretudo, visa-se estabelecer a imperatividade da sua prática em todos os níveis da vida humana como meio capaz de suplantar os flagelos que condicionam a sociedade atual. O presente trabalho, que tem como objetivo principal aferir acerca do contributo da Unidade Letiva “Construir a Fraternidade” do Programa de Educação Moral e Religiosa Católica do 5º ano de escolaridade, para além da leitura de fraternidade na mensagem cristã, analisa o tema à luz da obra O principezinho, de Antoine de Saint- Exupéry. Por fim, e considerando o objetivo orientador de todo o estudo, é apresentado o contexto de Prática de Ensino Supervisionada, em consonância com os valores e propósitos educacionais da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-04
2018
2018-07-04T00:00:00Z
2019-01-14T13:31:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/26674
TID:202016277
url http://hdl.handle.net/10400.14/26674
identifier_str_mv TID:202016277
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131914076946432