Inovação e criatividade na educação básica brasileira : o caso da Escola da Serra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cassete, Amanda Cardoso de Oliveira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/61312
Resumo: Dissertação de mestrado, Educação (Área de Especialidade de Inovação em Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2023
id RCAP_483e950e024651e0ca8aee47c4962d6f
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/61312
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Inovação e criatividade na educação básica brasileira : o caso da Escola da SerraInovação pedagógicaEducação básicaCriatividadeOrganização curricularBrasilDissertações de mestrado - 2023Dissertação de mestrado, Educação (Área de Especialidade de Inovação em Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2023No século XXI, a inovação científica tem sido uma constante, suscitando a questão fundamental: é viável inovar na educação? A OCDE enfatiza que a inovação educacional deve considerar sete princípios, focando nos alunos e na interdisciplinaridade, abrangendo três dimensões para a sua otimização. A inovação pedagógica desempenha um papel crítico na preparação dos jovens para o futuro, mas a educação é influenciada por fatores económicos e culturais, frequentemente aderindo a padrões internacionais. Assim, a investigação de ambientes inovadores, exemplificados pela Escola da Serra, é fundamental para compreender como a educação pode adequar-se às exigências do século XXI. Para abordar esta questão, esta pesquisa segue uma abordagem metodológica que começa com a pergunta inicial: "Por que é que a Escola da Serra é reconhecida como um modelo de inovação e criatividade na educação básica brasileira?" Para responder a esta pergunta, conduzimos uma pesquisa exploratória de campo, que incluiu pesquisa bibliográfica, documental, observação direta e recolha de dados junto das pessoas. Isso insere-se no formato de um estudo de caso. A Escola da Serra destaca-se como uma instituição notavelmente diferenciada em termos de abordagens inovadoras e criativas, especialmente no que diz respeito à sua infraestrutura física, currículo e proposta pedagógica, em conformidade com o contexto educacional contemporâneo do Brasil.In the 21st century, scientific innovation has been constant, raising the fundamental question: Is it possible to innovate in education? The OECD emphasizes that educational innovation should consider seven principles, focused on students and interdisciplinary approaches, and encompass three dimensions for optimization. Pedagogical innovation plays a critical role in preparing young people for the future, but education is influenced by economic and cultural factors, often adhering to international standards. Therefore, investigating innovative environments, exemplified by the Escola da Serra, is essential to understand how education can adapt to the demands of the 21st century. To address this question, this research follows a methodological approach that begins with the initial question: "Why is Escola da Serra recognized as a model of innovation and creativity in Brazilian basic education?" To answer this question, we conducted an exploratory field research, which included bibliographic research, documentary analysis, direct observation, and data collection from individuals. This aligns with the format of a case study. Escola da Serra stands out as an institution notably distinguished in terms of innovative and creative approaches, particularly regarding its physical infrastructure, curriculum, and pedagogical proposal, in line with the contemporary educational context in Brazil.Pintassilgo, Joaquim, 1956-Repositório da Universidade de LisboaCassete, Amanda Cardoso de Oliveira2023-12-14T12:00:41Z20232023-10-152023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/61312porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-18T01:22:16Zoai:repositorio.ul.pt:10451/61312Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:54:57.665434Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Inovação e criatividade na educação básica brasileira : o caso da Escola da Serra
title Inovação e criatividade na educação básica brasileira : o caso da Escola da Serra
spellingShingle Inovação e criatividade na educação básica brasileira : o caso da Escola da Serra
Cassete, Amanda Cardoso de Oliveira
Inovação pedagógica
Educação básica
Criatividade
Organização curricular
Brasil
Dissertações de mestrado - 2023
title_short Inovação e criatividade na educação básica brasileira : o caso da Escola da Serra
title_full Inovação e criatividade na educação básica brasileira : o caso da Escola da Serra
title_fullStr Inovação e criatividade na educação básica brasileira : o caso da Escola da Serra
title_full_unstemmed Inovação e criatividade na educação básica brasileira : o caso da Escola da Serra
title_sort Inovação e criatividade na educação básica brasileira : o caso da Escola da Serra
author Cassete, Amanda Cardoso de Oliveira
author_facet Cassete, Amanda Cardoso de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pintassilgo, Joaquim, 1956-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Cassete, Amanda Cardoso de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Inovação pedagógica
Educação básica
Criatividade
Organização curricular
Brasil
Dissertações de mestrado - 2023
topic Inovação pedagógica
Educação básica
Criatividade
Organização curricular
Brasil
Dissertações de mestrado - 2023
description Dissertação de mestrado, Educação (Área de Especialidade de Inovação em Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2023
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-14T12:00:41Z
2023
2023-10-15
2023-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/61312
url http://hdl.handle.net/10451/61312
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136436419559424