Inovação e criatividade na educação básica brasileira : o caso da Escola da Serra
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/61312 |
Resumo: | Dissertação de mestrado, Educação (Área de Especialidade de Inovação em Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2023 |
id |
RCAP_483e950e024651e0ca8aee47c4962d6f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/61312 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Inovação e criatividade na educação básica brasileira : o caso da Escola da SerraInovação pedagógicaEducação básicaCriatividadeOrganização curricularBrasilDissertações de mestrado - 2023Dissertação de mestrado, Educação (Área de Especialidade de Inovação em Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2023No século XXI, a inovação científica tem sido uma constante, suscitando a questão fundamental: é viável inovar na educação? A OCDE enfatiza que a inovação educacional deve considerar sete princípios, focando nos alunos e na interdisciplinaridade, abrangendo três dimensões para a sua otimização. A inovação pedagógica desempenha um papel crítico na preparação dos jovens para o futuro, mas a educação é influenciada por fatores económicos e culturais, frequentemente aderindo a padrões internacionais. Assim, a investigação de ambientes inovadores, exemplificados pela Escola da Serra, é fundamental para compreender como a educação pode adequar-se às exigências do século XXI. Para abordar esta questão, esta pesquisa segue uma abordagem metodológica que começa com a pergunta inicial: "Por que é que a Escola da Serra é reconhecida como um modelo de inovação e criatividade na educação básica brasileira?" Para responder a esta pergunta, conduzimos uma pesquisa exploratória de campo, que incluiu pesquisa bibliográfica, documental, observação direta e recolha de dados junto das pessoas. Isso insere-se no formato de um estudo de caso. A Escola da Serra destaca-se como uma instituição notavelmente diferenciada em termos de abordagens inovadoras e criativas, especialmente no que diz respeito à sua infraestrutura física, currículo e proposta pedagógica, em conformidade com o contexto educacional contemporâneo do Brasil.In the 21st century, scientific innovation has been constant, raising the fundamental question: Is it possible to innovate in education? The OECD emphasizes that educational innovation should consider seven principles, focused on students and interdisciplinary approaches, and encompass three dimensions for optimization. Pedagogical innovation plays a critical role in preparing young people for the future, but education is influenced by economic and cultural factors, often adhering to international standards. Therefore, investigating innovative environments, exemplified by the Escola da Serra, is essential to understand how education can adapt to the demands of the 21st century. To address this question, this research follows a methodological approach that begins with the initial question: "Why is Escola da Serra recognized as a model of innovation and creativity in Brazilian basic education?" To answer this question, we conducted an exploratory field research, which included bibliographic research, documentary analysis, direct observation, and data collection from individuals. This aligns with the format of a case study. Escola da Serra stands out as an institution notably distinguished in terms of innovative and creative approaches, particularly regarding its physical infrastructure, curriculum, and pedagogical proposal, in line with the contemporary educational context in Brazil.Pintassilgo, Joaquim, 1956-Repositório da Universidade de LisboaCassete, Amanda Cardoso de Oliveira2023-12-14T12:00:41Z20232023-10-152023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/61312porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-18T01:22:16Zoai:repositorio.ul.pt:10451/61312Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:54:57.665434Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inovação e criatividade na educação básica brasileira : o caso da Escola da Serra |
title |
Inovação e criatividade na educação básica brasileira : o caso da Escola da Serra |
spellingShingle |
Inovação e criatividade na educação básica brasileira : o caso da Escola da Serra Cassete, Amanda Cardoso de Oliveira Inovação pedagógica Educação básica Criatividade Organização curricular Brasil Dissertações de mestrado - 2023 |
title_short |
Inovação e criatividade na educação básica brasileira : o caso da Escola da Serra |
title_full |
Inovação e criatividade na educação básica brasileira : o caso da Escola da Serra |
title_fullStr |
Inovação e criatividade na educação básica brasileira : o caso da Escola da Serra |
title_full_unstemmed |
Inovação e criatividade na educação básica brasileira : o caso da Escola da Serra |
title_sort |
Inovação e criatividade na educação básica brasileira : o caso da Escola da Serra |
author |
Cassete, Amanda Cardoso de Oliveira |
author_facet |
Cassete, Amanda Cardoso de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pintassilgo, Joaquim, 1956- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cassete, Amanda Cardoso de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inovação pedagógica Educação básica Criatividade Organização curricular Brasil Dissertações de mestrado - 2023 |
topic |
Inovação pedagógica Educação básica Criatividade Organização curricular Brasil Dissertações de mestrado - 2023 |
description |
Dissertação de mestrado, Educação (Área de Especialidade de Inovação em Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2023 |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-14T12:00:41Z 2023 2023-10-15 2023-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/61312 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/61312 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136436419559424 |