O texto desmaterializado: explorando os limites da Filologia Digital
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/35388 https://doi.org/BANZA, Ana Paula. O texto desmaterializado: explorando os limites da Filologia Digital. Revista Labor Histórico, v.9, n.1, e51304, 2023. doi: https://doi.org/10.24206/lh.v9i1 https://doi.org/10.24206/lh.v9i1 |
Resumo: | Resumo: O presente artigo discute, a partir do trabalho que vem sendo desenvol-vido no âmbito do projecto Arquivo Digital e Análise Assistida da História do Futuro (HdoFArq.), as vantagens e os limites da desmaterialização do texto em meio digital.Analisa-se, em concreto, o caso da obra do Padre António Vieira História do Futuro, demonstrando como o conjunto textual que tem sido editado como quatro obras diferentes, com tempos e circunstâncias de produção diferentes, é, afinal, conceptualmente, uma única Obra, inacabada. Assim, a totalidade do que foi escrito pelo Autor não é captada em nenhuma das obras físicas editadas, mas é captável no paradigma digital, graças à desmaterialização do texto, que permite juntar estes materiais e reconstruir “arqueologicamente” a Obra, a partir do seu Plano. A partir deste caso, que acarreta uma abordagem específica do conceito de desmaterialização/descorporificação (PAIXÃO DE SOUSA, 2013 a e b) e do próprio conceito de texto, discutem-se as vantagens e limites da Filologia Digital. Abstract: This paper discusses, based on the work being developed within the scope of the Digital Archive and Assisted Analysis of the History of the Future (HdoFArq.) project, the advantages and limits of the dematerialization of text in digital media.Specifically, the case of the Work of Father António Vieira História do Futuro is analyzed, demonstrating how the textual set that has been edited as four different works, with different times and circumstances of production, is, after all, concep-tually, a single Work, unfinished. So, the totality of what was written by the Author is not captured in any of the physical works edited, but is catchable in the digital paradigm, thanks to the dematerialization of the text, which allows these materials to be put together and “archaeologically” rebuild the Work, from its plan.From this case, which entails a specific approach to the concept of dematerialization/disembodiment (PAIXÃO DE SOUSA, 2013 a and b) and the concept of text itself, the advantages and limits of Digital Philology are discussed. |
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