Estudo Focado no Utilizador de Software Gratuito para Modelação e Visualização 3D Realista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/8142 |
Resumo: | Computação gráfica um campo que tem vindo a crescer bastante nos últimos anos, desde áreas como cinematográficas, dos videojogos, da animação, o avanço tem sido tão grande que a semelhança com a realidade é cada vez maior. Praticamente hoje em dia todos os filmes têm efeitos gerados através de computação gráfica, até simples anúncios de televisão para não falar do realismo dos videojogos de hoje. Este estudo tem como objectivo mostrar duas alternativas no mundo da computação gráfica, como tal, vão ser usados dois programas, Blender e Unreal Engine. O cenário em questão será todo modelado de raiz e será o mesmo nos dois programas. Serão feitos vários renders ao cenário, em ambos os programas usando diferentes materiais, diferentes tipos de iluminação, em tempo real e não de forma a mostrar as várias alternativas possíveis. |
id |
RCAP_4871ff1e1034155c3889546ca4b9e3c5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/8142 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estudo Focado no Utilizador de Software Gratuito para Modelação e Visualização 3D RealistaBlenderUnrealRenderRaytracingPathtracingIluminaçãoSistemas Gráficos e MultimédiaComputação gráfica um campo que tem vindo a crescer bastante nos últimos anos, desde áreas como cinematográficas, dos videojogos, da animação, o avanço tem sido tão grande que a semelhança com a realidade é cada vez maior. Praticamente hoje em dia todos os filmes têm efeitos gerados através de computação gráfica, até simples anúncios de televisão para não falar do realismo dos videojogos de hoje. Este estudo tem como objectivo mostrar duas alternativas no mundo da computação gráfica, como tal, vão ser usados dois programas, Blender e Unreal Engine. O cenário em questão será todo modelado de raiz e será o mesmo nos dois programas. Serão feitos vários renders ao cenário, em ambos os programas usando diferentes materiais, diferentes tipos de iluminação, em tempo real e não de forma a mostrar as várias alternativas possíveis.The field is growing very much in the couple last years, areas like cinematographic, video games, architecture are seeing a big step up in terms of the image quality, and the realism nowadays is huge. Almost every movie, game, is made using computer graphics processes, even some television ads use computer graphics. The objective of the study is to show two render techniques from two different programs, Blender and Unreal Engine. To do that, some models are going to be model in both programs, then different materials, different types of illumination are going to be tested to show some possible alternatives.Paulo, Filipe de Faria PachecoRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCastro, Diogo Ferreira de2016-04-22T11:42:30Z2015-102015-102015-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8142TID:201180502porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:48:50Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8142Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:28:34.408037Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo Focado no Utilizador de Software Gratuito para Modelação e Visualização 3D Realista |
title |
Estudo Focado no Utilizador de Software Gratuito para Modelação e Visualização 3D Realista |
spellingShingle |
Estudo Focado no Utilizador de Software Gratuito para Modelação e Visualização 3D Realista Castro, Diogo Ferreira de Blender Unreal Render Raytracing Pathtracing Iluminação Sistemas Gráficos e Multimédia |
title_short |
Estudo Focado no Utilizador de Software Gratuito para Modelação e Visualização 3D Realista |
title_full |
Estudo Focado no Utilizador de Software Gratuito para Modelação e Visualização 3D Realista |
title_fullStr |
Estudo Focado no Utilizador de Software Gratuito para Modelação e Visualização 3D Realista |
title_full_unstemmed |
Estudo Focado no Utilizador de Software Gratuito para Modelação e Visualização 3D Realista |
title_sort |
Estudo Focado no Utilizador de Software Gratuito para Modelação e Visualização 3D Realista |
author |
Castro, Diogo Ferreira de |
author_facet |
Castro, Diogo Ferreira de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Paulo, Filipe de Faria Pacheco Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castro, Diogo Ferreira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Blender Unreal Render Raytracing Pathtracing Iluminação Sistemas Gráficos e Multimédia |
topic |
Blender Unreal Render Raytracing Pathtracing Iluminação Sistemas Gráficos e Multimédia |
description |
Computação gráfica um campo que tem vindo a crescer bastante nos últimos anos, desde áreas como cinematográficas, dos videojogos, da animação, o avanço tem sido tão grande que a semelhança com a realidade é cada vez maior. Praticamente hoje em dia todos os filmes têm efeitos gerados através de computação gráfica, até simples anúncios de televisão para não falar do realismo dos videojogos de hoje. Este estudo tem como objectivo mostrar duas alternativas no mundo da computação gráfica, como tal, vão ser usados dois programas, Blender e Unreal Engine. O cenário em questão será todo modelado de raiz e será o mesmo nos dois programas. Serão feitos vários renders ao cenário, em ambos os programas usando diferentes materiais, diferentes tipos de iluminação, em tempo real e não de forma a mostrar as várias alternativas possíveis. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-10 2015-10 2015-10-01T00:00:00Z 2016-04-22T11:42:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/8142 TID:201180502 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/8142 |
identifier_str_mv |
TID:201180502 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131380727152640 |