Estudo Focado no Utilizador de Software Gratuito para Modelação e Visualização 3D Realista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Diogo Ferreira de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/8142
Resumo: Computação gráfica um campo que tem vindo a crescer bastante nos últimos anos, desde áreas como cinematográficas, dos videojogos, da animação, o avanço tem sido tão grande que a semelhança com a realidade é cada vez maior. Praticamente hoje em dia todos os filmes têm efeitos gerados através de computação gráfica, até simples anúncios de televisão para não falar do realismo dos videojogos de hoje. Este estudo tem como objectivo mostrar duas alternativas no mundo da computação gráfica, como tal, vão ser usados dois programas, Blender e Unreal Engine. O cenário em questão será todo modelado de raiz e será o mesmo nos dois programas. Serão feitos vários renders ao cenário, em ambos os programas usando diferentes materiais, diferentes tipos de iluminação, em tempo real e não de forma a mostrar as várias alternativas possíveis.
id RCAP_4871ff1e1034155c3889546ca4b9e3c5
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/8142
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estudo Focado no Utilizador de Software Gratuito para Modelação e Visualização 3D RealistaBlenderUnrealRenderRaytracingPathtracingIluminaçãoSistemas Gráficos e MultimédiaComputação gráfica um campo que tem vindo a crescer bastante nos últimos anos, desde áreas como cinematográficas, dos videojogos, da animação, o avanço tem sido tão grande que a semelhança com a realidade é cada vez maior. Praticamente hoje em dia todos os filmes têm efeitos gerados através de computação gráfica, até simples anúncios de televisão para não falar do realismo dos videojogos de hoje. Este estudo tem como objectivo mostrar duas alternativas no mundo da computação gráfica, como tal, vão ser usados dois programas, Blender e Unreal Engine. O cenário em questão será todo modelado de raiz e será o mesmo nos dois programas. Serão feitos vários renders ao cenário, em ambos os programas usando diferentes materiais, diferentes tipos de iluminação, em tempo real e não de forma a mostrar as várias alternativas possíveis.The field is growing very much in the couple last years, areas like cinematographic, video games, architecture are seeing a big step up in terms of the image quality, and the realism nowadays is huge. Almost every movie, game, is made using computer graphics processes, even some television ads use computer graphics. The objective of the study is to show two render techniques from two different programs, Blender and Unreal Engine. To do that, some models are going to be model in both programs, then different materials, different types of illumination are going to be tested to show some possible alternatives.Paulo, Filipe de Faria PachecoRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCastro, Diogo Ferreira de2016-04-22T11:42:30Z2015-102015-102015-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8142TID:201180502porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:48:50Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8142Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:28:34.408037Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estudo Focado no Utilizador de Software Gratuito para Modelação e Visualização 3D Realista
title Estudo Focado no Utilizador de Software Gratuito para Modelação e Visualização 3D Realista
spellingShingle Estudo Focado no Utilizador de Software Gratuito para Modelação e Visualização 3D Realista
Castro, Diogo Ferreira de
Blender
Unreal
Render
Raytracing
Pathtracing
Iluminação
Sistemas Gráficos e Multimédia
title_short Estudo Focado no Utilizador de Software Gratuito para Modelação e Visualização 3D Realista
title_full Estudo Focado no Utilizador de Software Gratuito para Modelação e Visualização 3D Realista
title_fullStr Estudo Focado no Utilizador de Software Gratuito para Modelação e Visualização 3D Realista
title_full_unstemmed Estudo Focado no Utilizador de Software Gratuito para Modelação e Visualização 3D Realista
title_sort Estudo Focado no Utilizador de Software Gratuito para Modelação e Visualização 3D Realista
author Castro, Diogo Ferreira de
author_facet Castro, Diogo Ferreira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Paulo, Filipe de Faria Pacheco
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Diogo Ferreira de
dc.subject.por.fl_str_mv Blender
Unreal
Render
Raytracing
Pathtracing
Iluminação
Sistemas Gráficos e Multimédia
topic Blender
Unreal
Render
Raytracing
Pathtracing
Iluminação
Sistemas Gráficos e Multimédia
description Computação gráfica um campo que tem vindo a crescer bastante nos últimos anos, desde áreas como cinematográficas, dos videojogos, da animação, o avanço tem sido tão grande que a semelhança com a realidade é cada vez maior. Praticamente hoje em dia todos os filmes têm efeitos gerados através de computação gráfica, até simples anúncios de televisão para não falar do realismo dos videojogos de hoje. Este estudo tem como objectivo mostrar duas alternativas no mundo da computação gráfica, como tal, vão ser usados dois programas, Blender e Unreal Engine. O cenário em questão será todo modelado de raiz e será o mesmo nos dois programas. Serão feitos vários renders ao cenário, em ambos os programas usando diferentes materiais, diferentes tipos de iluminação, em tempo real e não de forma a mostrar as várias alternativas possíveis.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10
2015-10
2015-10-01T00:00:00Z
2016-04-22T11:42:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/8142
TID:201180502
url http://hdl.handle.net/10400.22/8142
identifier_str_mv TID:201180502
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131380727152640