Avaliação e recuperação das estruturas metálicas da ponte Arquiteto Wilson Campos Junior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ademir F.
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Vitório, José Afonso P., Matos, José C.
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/85794
Resumo: Este artigo apresenta os procedimentos adotados para a avaliação e recuperação das estruturas metálicas da Ponte Arquiteto Wilson Campos Júnior, localizada na rodovia PE-024, Pernambuco, Brasil. A obra executada pela Concessionária Rota dos Coqueiros (CRC), foi inaugurada em 2009 e teve o Projeto Estrutural Executivo elaborado pelo 1º autor deste texto. Trata-se de uma ponte com 290m de comprimento, com tabuleiro em concreto protendido executado pelo sistema de balanços sucessivos, vão central com 130m e dois vãos extremos com 85m e 75m respectivamente. Sobre os apoios intermediários existem duas estruturas metálicas estaiadas, denominadas praças, que funcionam como mirantes para a contemplação da paisagem. O local onde a ponte está implantada tem agressividade ambiental classificada pela norma brasileira NBR 6118: 2014, como muito forte e com elevado risco de deterioração estrutural. A inspeção especial realizada em 2018 recomendou, com base nos parâmetros estruturais, funcionais e de durabilidade previstos na Norma NBR 9452:2016, a recuperação imediata das estruturas das praças que se encontravam em um processo progressivo de corrosão e, também, algumas intervenções localizadas de recuperação da estrutura de concreto. Estas últimas não serão aqui abordadas por não se enquadrarem nas ações prioritárias definidas nesta etapa. O Projeto Executivo de recuperação das estruturas metálicas foi elaborado pelos 1º e 2º autores deste trabalho. O artigo descreve os procedimentos adotados para a recuperação dos elementos metálicos, como vigas, mãos francesas, chapas de fixação, parafusos e mastros dos estais, todos com corrosão variando de moderada a severa. Também foram recuperados e/ou substituídos, os tubos de envolvimento das cordoalhas dos estais, ancoragens e luvas de transição. Os procedimentos do projeto de recuperação estão devidamente ilustrados por especificações técnicas, detalhes executivos e fotografias dos elementos estruturais, antes e depois da recuperação. Também são feitas recomendações visando garantir uma adequada vida útil dos serviços de recuperação realizados.
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