A poética do equilíbrio: o método Kum Nye na criação artística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sampaio Júnior, Audísio Rocha
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/8891
Resumo: Esta pesquisa, A Poética do Equilíbrio: O Método Kum Nye na Criação Artística, trata da análise dos resultados da experimentação e aplicação do método Kum Nye na direção de atores em três fases de uma experiência, que resultam em três montagens distintas de “A Troiana Hécuba”, criada a partir da tragédia grega “As Troianas”, de Eurípides. A experimentação e sistematização deste método com atores profissionais, formandos e amadores oriundos de diversas áreas, de variadas escolas e de diferentes fazeres teatrais, tem início em 2013, no primeiro e segundo ano do mestrado, com duas fases, na cidade do Porto-Portugal. No ano seguinte, a análise e a construção do método são aprofundadas e aplicadas em mais um experimento artístico com atores profissionais, na cidade do Recife-Brasil. A pesquisa do Kum Nye para e na criação cénica é um trabalho estruturado e baseado nas competências técnicas ao nível de corpo, voz, mente, energia e interpretação, que se desenvolve enquanto experimentos dramáticos através de exercícios específicos do Kum Nye, pretendendo que o ator amplie a sua atitude reflexiva nas descobertas dos centros energéticos da vivência teatral a partir do equilíbrio. A prática do Kum Nye requer honestidade e aceitação, paciência e disciplina e, principalmente, disponibilidade para o desconhecido, deixando o praticante perceber como, e até que ponto, este método pode aprimorar de forma subtil a interpretação versátil dos atores. Concluindo, nesta pesquisa, ao pretender consolidar informação e conhecimento, experimenta-se o Kum Nye com um leque variado de atores, tendo como principal objetivo a estruturação de uma metodologia, a qual pretende ser aplicada e difundida tanto na direção de atores como na própria criação artística.
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