“Reconstruir o Mundo” : neoliberalismo, a transformação da educação e da profissão do professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Robertson, Susan L.
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/1462
Resumo: O presente artigo pretende apresentar o caminho através do qual o neoliberalismo transformou o modo como pensamos e o que fazemos como professores e aprendentes. O argumento principal desenvolvido neste artigo é o de que a mobilização das ideias neoliberais implicadas na reorganização das sociedades e dos sectores educativos é um projecto de classe norteado por três objectivos: (i) a redistribuição da riqueza pelas elites dirigentes através de novas formas de governação; ii) a transformação dos sistemas educativos de modo a que a produção de trabalhadores para a economia seja o seu mandato primeiro; iii) o colapso da educação como monopólio do sector público, permitindo a abertura do investimento estratégico às empresas lucrativas. A realização destes objectivos exige a ruptura dos interesses institucionalizados dos professores, dos sindicatos dos professores e dos sectores da sociedade civil que defendem a educação como um bem público. Contudo, este projecto apresenta-se de forma altamente desigual, em grande parte, por causa da resistência considerável dos professores e dos seus sindicatos.
id RCAP_489bea2894159a71aa0d69b20b63b0c6
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1462
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling “Reconstruir o Mundo” : neoliberalismo, a transformação da educação e da profissão do professorEDUCAÇÃONEOLIBERALISMOPROFESSORESSINDICALISMOGLOBALIZAÇÃOEDUCATIONNEOLIBERALISMTEACHERSTRADE UNIONSO presente artigo pretende apresentar o caminho através do qual o neoliberalismo transformou o modo como pensamos e o que fazemos como professores e aprendentes. O argumento principal desenvolvido neste artigo é o de que a mobilização das ideias neoliberais implicadas na reorganização das sociedades e dos sectores educativos é um projecto de classe norteado por três objectivos: (i) a redistribuição da riqueza pelas elites dirigentes através de novas formas de governação; ii) a transformação dos sistemas educativos de modo a que a produção de trabalhadores para a economia seja o seu mandato primeiro; iii) o colapso da educação como monopólio do sector público, permitindo a abertura do investimento estratégico às empresas lucrativas. A realização destes objectivos exige a ruptura dos interesses institucionalizados dos professores, dos sindicatos dos professores e dos sectores da sociedade civil que defendem a educação como um bem público. Contudo, este projecto apresenta-se de forma altamente desigual, em grande parte, por causa da resistência considerável dos professores e dos seus sindicatos.This paper sets out to outline the way in which neo-liberalism has transformed how we think and what we do as teachers and learners. A core argument of the paper is that the mobilisation of neo-liberal ideas for reorganising societies and their education sectors is a class project with three key aims: the (i) redistribution of wealth upward to the ruling elites through new structures of governance; (ii) transformation of education systems so that the production of workers for the economy is the primary mandate; and (iii) breaking down of education as a public sector monopoly, opening it up to strategic investment by for-profit firms. Realising these aims requires breaking down the institutionalised interests of teachers, teacher unions, and fractions of civil society who have supported the idea of education as a public good. However, this project has been highly uneven, in large part because of the considerable resistance of teachers and their unions.Edições Universitárias Lusófonas2011-11-04T19:21:45Z2007-01-01T00:00:00Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/1462por1646-401XRobertson, Susan L.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-01T01:32:20Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1462Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:19:37.017640Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv “Reconstruir o Mundo” : neoliberalismo, a transformação da educação e da profissão do professor
title “Reconstruir o Mundo” : neoliberalismo, a transformação da educação e da profissão do professor
spellingShingle “Reconstruir o Mundo” : neoliberalismo, a transformação da educação e da profissão do professor
Robertson, Susan L.
EDUCAÇÃO
NEOLIBERALISMO
PROFESSORES
SINDICALISMO
GLOBALIZAÇÃO
EDUCATION
NEOLIBERALISM
TEACHERS
TRADE UNIONS
title_short “Reconstruir o Mundo” : neoliberalismo, a transformação da educação e da profissão do professor
title_full “Reconstruir o Mundo” : neoliberalismo, a transformação da educação e da profissão do professor
title_fullStr “Reconstruir o Mundo” : neoliberalismo, a transformação da educação e da profissão do professor
title_full_unstemmed “Reconstruir o Mundo” : neoliberalismo, a transformação da educação e da profissão do professor
title_sort “Reconstruir o Mundo” : neoliberalismo, a transformação da educação e da profissão do professor
author Robertson, Susan L.
author_facet Robertson, Susan L.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Robertson, Susan L.
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
NEOLIBERALISMO
PROFESSORES
SINDICALISMO
GLOBALIZAÇÃO
EDUCATION
NEOLIBERALISM
TEACHERS
TRADE UNIONS
topic EDUCAÇÃO
NEOLIBERALISMO
PROFESSORES
SINDICALISMO
GLOBALIZAÇÃO
EDUCATION
NEOLIBERALISM
TEACHERS
TRADE UNIONS
description O presente artigo pretende apresentar o caminho através do qual o neoliberalismo transformou o modo como pensamos e o que fazemos como professores e aprendentes. O argumento principal desenvolvido neste artigo é o de que a mobilização das ideias neoliberais implicadas na reorganização das sociedades e dos sectores educativos é um projecto de classe norteado por três objectivos: (i) a redistribuição da riqueza pelas elites dirigentes através de novas formas de governação; ii) a transformação dos sistemas educativos de modo a que a produção de trabalhadores para a economia seja o seu mandato primeiro; iii) o colapso da educação como monopólio do sector público, permitindo a abertura do investimento estratégico às empresas lucrativas. A realização destes objectivos exige a ruptura dos interesses institucionalizados dos professores, dos sindicatos dos professores e dos sectores da sociedade civil que defendem a educação como um bem público. Contudo, este projecto apresenta-se de forma altamente desigual, em grande parte, por causa da resistência considerável dos professores e dos seus sindicatos.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-01-01T00:00:00Z
2007
2011-11-04T19:21:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/1462
url http://hdl.handle.net/10437/1462
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-401X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135494405095424