Simulação numérica do comportamento ao impacto de estruturas com resposta adaptada à intensidade do choque

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Miguel António Noversa
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/22692
Resumo: Dissertação de mestrado integrado em Engenharia Mecânica
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spelling Simulação numérica do comportamento ao impacto de estruturas com resposta adaptada à intensidade do choqueSimulação numéricaLS-DYNA™Absorção de energiaCrashworthinessNumerical simulationEnergy absorptionCrashworthiness620.163.4629.1519.879Dissertação de mestrado integrado em Engenharia MecânicaHoje em dia, na indústria dos transportes existe uma grande preocupação em desenvolver as novas estruturas para que maximizem a absorção da energia resultante de um possível impacto, protegendo desta forma os seus ocupantes. Por outro lado, os Engenheiros actuais enfrentam outro grave problema com a questão da poluição ambiental pelo que é imperativo que o novo desenvolvimento de estruturas para veículos tenha como principio a maior redução possível do peso das mesmas, sem que se prejudique a segurança dos seus ocupantes. Até aqui reduzir o peso de uma estrutura, mantendo a mesma capacidade de absorção de energia, requeria a utilização de materiais mais resistentes e, consequentemente, de custo mais elevado. A alternativa passa pela utilização dos mesmos materiais mas mudando a estratégia de absorção de energia, com a criação e introdução de novos dispositivos nas estruturas dos veículos, concebidos especialmente com esse propósito. Assim sendo, neste trabalho será apresentada uma abordagem alternativa relativamente à absorção de energia, em que se recorre à pressurização interna das estruturas por forma a compensar uma eventual redução da espessura do material que a constitui. Serão realizadas simulações numéricas de impacto axial numa estrutura tubular de paredes finas com secção transversal circular, que se apresentará como uma aproximação a uma longarina frontal de um veículo automóvel. O objectivo principal deste trabalho consiste em estudar o efeito da sua pressurização interna, no âmbito de uma perspectiva de crashworthiness, bem como a possibilidade de se efectuar uma redução na espessura de parede, reduzindo também o seu peso. Pretende-se obter a mesma resposta ao choque que na situação de não pressurização e de espessura de parede maior. Será utilizado o software LS – DYNA™ para efectuar as simulações numéricas.Today, in the transport industry there is great concern in developing new structures to maximize the absorption of energy resulting from a possible impact, thereby protecting its occupants. Moreover, the present Engineers face another serious problem with the problem of environmental pollution and it is imperative that the new development of structures for motor vehicles as a principle has the greatest possible reduction of the weight thereof, without being detrimental to the safety of its occupants. So far reducing the weight of a structure while retaining the same ability to absorb energy, required the use of more resistant materials and, consequently more expensive. The alternative is the use of the same materials but changing the strategy for energy absorption, and the creation of new devices introduced in the structures of vehicles specially designed for this purpose. Therefore this study is presented an alternative approach for the absorption of energy, which uses the internal pressurization of the structures in order to compensate for any reduction in the thickness of the material that constitutes it. Numerical simulations will be conducted on axial impact of thin walled tubular structure with circular cross section, which is present as an approximation to a front beam of a motor vehicle. The main objective of this work consists in studying the effect of its internal pressurization, within a perspective crashworthiness, as well as the possibility to effect a reduction in wall thickness also reduces the weight thereof. The aim is to achieve the same response to shock in a situation of no pressurization, and a wall thickness larger. Will be used software LS - DYNA ™ to perform numerical simulations.Peixinho, NunoUniversidade do MinhoAlves, Miguel António Noversa20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/22692porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:04:37Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/22692Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:54:55.280325Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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