O Empreendedorismo Feminino no Turismo em Portugal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/43826 |
Resumo: | Explorar o percurso de vida de mulheres empreendedoras no turismo em Portugal, para conhecer as suas motivações, os seus incentivos e constrangimentos, foi o objectivo do presente trabalho. Este estudo exploratório de casos múltiplos foi desenvolvido a partir da constituição de uma amostra da população em estudo, composta por 15 empreendedoras, de acordo com o perfil delineado de serem mulheres, portuguesas e terem criado o seu próprio negócio turístico. Estas empreendedoras prestaram generosa e livremente o seu testemunho, a partir do qual foi possível concluir que as suas motivações são de ordem económico-financeira, de autodeterminação e independência e de afirmação e satisfação pessoal. Os maiores incentivos sentidos partiram da própria família e radicam no desejo de alcançarem mais tempo para se dedicarem à família, enquanto o maior constrangimento identificado foi conciliar o tempo dedicado ao seu negócio com o tempo dedicado aos seus compromissos familiares. Ao longo das entrevistas as empreendedoras evidenciaram as suas características de empatia, flexibilidade, espírito inovador e comunicabilidade que muito contribuíram para a persecução do seu objectivo de serem empreendedoras no turismo em Portugal. |
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O Empreendedorismo Feminino no Turismo em PortugalAnálise de conteúdoConstrangimentosEmprendedorismoGéneroIncentivosMulheres empreendedorasMotivaçõesTurismoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoExplorar o percurso de vida de mulheres empreendedoras no turismo em Portugal, para conhecer as suas motivações, os seus incentivos e constrangimentos, foi o objectivo do presente trabalho. Este estudo exploratório de casos múltiplos foi desenvolvido a partir da constituição de uma amostra da população em estudo, composta por 15 empreendedoras, de acordo com o perfil delineado de serem mulheres, portuguesas e terem criado o seu próprio negócio turístico. Estas empreendedoras prestaram generosa e livremente o seu testemunho, a partir do qual foi possível concluir que as suas motivações são de ordem económico-financeira, de autodeterminação e independência e de afirmação e satisfação pessoal. Os maiores incentivos sentidos partiram da própria família e radicam no desejo de alcançarem mais tempo para se dedicarem à família, enquanto o maior constrangimento identificado foi conciliar o tempo dedicado ao seu negócio com o tempo dedicado aos seus compromissos familiares. Ao longo das entrevistas as empreendedoras evidenciaram as suas características de empatia, flexibilidade, espírito inovador e comunicabilidade que muito contribuíram para a persecução do seu objectivo de serem empreendedoras no turismo em Portugal.The aim of this study was to explore the life paths of female entrepreneurs in tourism, in Portugal and to understand their motivations, incentives and constraints to achieve their goal. This exploratory multiple case study was developed from a sample of the population, composed of 15 female entrepreneurs, according to the outlined profile of being female, Portuguese and having created their own independent tourism business. They shared their life stories generously and freely, from which it was possible to conclude that their motivations are economic and financial, self-determination and independence, along with personal fulfillment and affirmation. They felt that their greatest family commitments stemmed from their families and their family responsibilities and the desire to have more time to devote to their family, while their greatest constraint is to balance between business and family lives. Throughout the interviews, the female entrepreneurs showed their characteristics of empathy, flexibility, innovative spirit, and communicability which greatly contributed to the pursuit of their goal of becoming entrepreneurs in tourism in Portugal.Carvalho, InêsRepositório ComumPereira, Maria Cristina Fernandes Gonçalves2023-02-14T14:41:43Z2022-10-112022-10-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/43826TID:203224043porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-23T14:32:06Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/43826Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:19:31.927318Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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