O Empreendedorismo Feminino no Turismo em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Maria Cristina Fernandes Gonçalves
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/43826
Resumo: Explorar o percurso de vida de mulheres empreendedoras no turismo em Portugal, para conhecer as suas motivações, os seus incentivos e constrangimentos, foi o objectivo do presente trabalho. Este estudo exploratório de casos múltiplos foi desenvolvido a partir da constituição de uma amostra da população em estudo, composta por 15 empreendedoras, de acordo com o perfil delineado de serem mulheres, portuguesas e terem criado o seu próprio negócio turístico. Estas empreendedoras prestaram generosa e livremente o seu testemunho, a partir do qual foi possível concluir que as suas motivações são de ordem económico-financeira, de autodeterminação e independência e de afirmação e satisfação pessoal. Os maiores incentivos sentidos partiram da própria família e radicam no desejo de alcançarem mais tempo para se dedicarem à família, enquanto o maior constrangimento identificado foi conciliar o tempo dedicado ao seu negócio com o tempo dedicado aos seus compromissos familiares. Ao longo das entrevistas as empreendedoras evidenciaram as suas características de empatia, flexibilidade, espírito inovador e comunicabilidade que muito contribuíram para a persecução do seu objectivo de serem empreendedoras no turismo em Portugal.
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