Fatores críticos de sucesso na exportação de vinho português: o caso da Sogrape

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Francisco Maria Meira de Sommer
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/17297
Resumo: O sector da exportação de vinhos em Portugal está sujeito a grande concorrência. São vários os fatores críticos de sucesso apontados na literatura. Este estudo tem como objetivo realizar uma análise de caso da Sogrape, enquanto exportadora de vinhos, para compreender que estratégias adotou para se estabelecer como principal exportador português. Recorreu-se a diversos tipos e fontes de informação, como dados estatísticos, materiais promocionais, entrevistas com altos responsáveis, para realizar uma análise em profundidade das estratégias de marketing, aplicáveis à exportação da Sogrape. Como resultados foram identificados alguns fatores críticos de sucesso. A marca deve ser explorada, sendo fundamental a existência de duas ou três referências de alto relevo dentro dos seus portefólios de produtos, o qual deve ser variado e conter também oferta a preços competitivos. A qualidade dos produtos e uma comunicação forte nos países alvos são estratégias a não descurar. Estes resultados são debatidos e interpretados no contexto mais amplo do marketing de vinhos.
id RCAP_48b191d412749b87a4b4dc386b0ea44c
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/17297
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Fatores críticos de sucesso na exportação de vinho português: o caso da SograpeMarketing vínicolaVinhoSograpeExportaçãoO sector da exportação de vinhos em Portugal está sujeito a grande concorrência. São vários os fatores críticos de sucesso apontados na literatura. Este estudo tem como objetivo realizar uma análise de caso da Sogrape, enquanto exportadora de vinhos, para compreender que estratégias adotou para se estabelecer como principal exportador português. Recorreu-se a diversos tipos e fontes de informação, como dados estatísticos, materiais promocionais, entrevistas com altos responsáveis, para realizar uma análise em profundidade das estratégias de marketing, aplicáveis à exportação da Sogrape. Como resultados foram identificados alguns fatores críticos de sucesso. A marca deve ser explorada, sendo fundamental a existência de duas ou três referências de alto relevo dentro dos seus portefólios de produtos, o qual deve ser variado e conter também oferta a preços competitivos. A qualidade dos produtos e uma comunicação forte nos países alvos são estratégias a não descurar. Estes resultados são debatidos e interpretados no contexto mais amplo do marketing de vinhos.The wine export sector in Portugal is subject to great competition. There are several critical success factors detailed in the literature. This study aims to conduct a case study of Sogrape, as a wine exporter, to understand which strategies it adopted to establish itself as the main Portuguese exporter. Several types and sources of information were used, such as statistical data, promotional materials, interviews with management, to conduct a deep analysis of the marketing strategies used in Sogrape´s exporting activities. As results, some critical success factors were identified. The brand should be explored, and its essential the existence of two or three high caliber references in its product portfolio, which should be varied and also include options at competitive prices. The quality of the products and a strong communication in target countries are also importance strategies to adopt. These results are debated and interpreted in the light of the wider context of wine marketing.Lucena, João PedroRepositório ComumRibeiro, Francisco Maria Meira de Sommer2017-01-05T13:35:58Z2016-11-01T00:00:00Z2016-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/17297201532689porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T14:39:15Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/17297Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:13:13.096239Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Fatores críticos de sucesso na exportação de vinho português: o caso da Sogrape
title Fatores críticos de sucesso na exportação de vinho português: o caso da Sogrape
spellingShingle Fatores críticos de sucesso na exportação de vinho português: o caso da Sogrape
Ribeiro, Francisco Maria Meira de Sommer
Marketing vínicola
Vinho
Sogrape
Exportação
title_short Fatores críticos de sucesso na exportação de vinho português: o caso da Sogrape
title_full Fatores críticos de sucesso na exportação de vinho português: o caso da Sogrape
title_fullStr Fatores críticos de sucesso na exportação de vinho português: o caso da Sogrape
title_full_unstemmed Fatores críticos de sucesso na exportação de vinho português: o caso da Sogrape
title_sort Fatores críticos de sucesso na exportação de vinho português: o caso da Sogrape
author Ribeiro, Francisco Maria Meira de Sommer
author_facet Ribeiro, Francisco Maria Meira de Sommer
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lucena, João Pedro
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Francisco Maria Meira de Sommer
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing vínicola
Vinho
Sogrape
Exportação
topic Marketing vínicola
Vinho
Sogrape
Exportação
description O sector da exportação de vinhos em Portugal está sujeito a grande concorrência. São vários os fatores críticos de sucesso apontados na literatura. Este estudo tem como objetivo realizar uma análise de caso da Sogrape, enquanto exportadora de vinhos, para compreender que estratégias adotou para se estabelecer como principal exportador português. Recorreu-se a diversos tipos e fontes de informação, como dados estatísticos, materiais promocionais, entrevistas com altos responsáveis, para realizar uma análise em profundidade das estratégias de marketing, aplicáveis à exportação da Sogrape. Como resultados foram identificados alguns fatores críticos de sucesso. A marca deve ser explorada, sendo fundamental a existência de duas ou três referências de alto relevo dentro dos seus portefólios de produtos, o qual deve ser variado e conter também oferta a preços competitivos. A qualidade dos produtos e uma comunicação forte nos países alvos são estratégias a não descurar. Estes resultados são debatidos e interpretados no contexto mais amplo do marketing de vinhos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-01T00:00:00Z
2016-11-01T00:00:00Z
2017-01-05T13:35:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/17297
201532689
url http://hdl.handle.net/10400.26/17297
identifier_str_mv 201532689
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129999791357952