Educar na adversidade: necessidades e práticas de apoio escolar no acolhimento residencial – um estudo exploratório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Andreia Isabel Guimarães
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/13846
Resumo: Algumas conclusões da investigação internacional sobre o Acolhimento Residencial apontam para uma aparente ênfase nas respostas às necessidades básicas do quotidiano das crianças e jovens, a par de menor investimento em domínios centrais ao desenvolvimento adaptativo, como é o caso das práticas educativas (Carvalho, et al., 2015). Neste domínio, o apoio escolar adquire especial relevância por constituir um fator protetor do desenvolvimento integral e contribuir para o bem-estar psicossocial das crianças e jovens acolhidos. No que concerne à realidade nacional, a literatura evidencia uma escassez de dados que permitam caracterizar a qualidade das respostas neste âmbito. Neste sentido, com o presente estudo pretendeu-se avaliar as necessidades e práticas de apoio à aprendizagem escolar, em contexto de Acolhimento Residencial. Para o efeito, adotou-se uma metodologia de investigação quantitativa e transversal, aplicada a uma amostra constituída por 33 instituições, representadas por elementos das equipas diretivas, técnicas ou educativas de Casas de Acolhimento Residencial (CAR) em território nacional. Os resultados revelam que, apesar de as Casas de Acolhimento apresentarem planos para a prática do apoio escolar, escasseiam as respostas específicas para as crianças com algum tipo de dificuldade cognitiva, assim como os recursos humanos para um apoio individualizado à aprendizagem. Além disso, verifica-se a necessidade de qualificação dos profissionais que prestam este apoio. Na avaliação da percepção da prioridade atribuída à educação escolar, as instituições participantes tendem a atribuir a este domínio uma prioridade equivalente à dos demais domínios de intervenção. Estes resultados contribuem para uma identificação inicial das potencialidades e necessidades da atuação educativa das Casas de Acolhimento Residencial, apresentam implicações para a prática profissional, e apontam possibilidades de aprofundamento conceptual e empírico para a investigação futura neste âmbito. Palavras-chave: Acolhimento residencial, Práticas educativas, Apoio escolar, Crianças/Jovens.
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