Educar na adversidade: necessidades e práticas de apoio escolar no acolhimento residencial – um estudo exploratório
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/13846 |
Resumo: | Algumas conclusões da investigação internacional sobre o Acolhimento Residencial apontam para uma aparente ênfase nas respostas às necessidades básicas do quotidiano das crianças e jovens, a par de menor investimento em domínios centrais ao desenvolvimento adaptativo, como é o caso das práticas educativas (Carvalho, et al., 2015). Neste domínio, o apoio escolar adquire especial relevância por constituir um fator protetor do desenvolvimento integral e contribuir para o bem-estar psicossocial das crianças e jovens acolhidos. No que concerne à realidade nacional, a literatura evidencia uma escassez de dados que permitam caracterizar a qualidade das respostas neste âmbito. Neste sentido, com o presente estudo pretendeu-se avaliar as necessidades e práticas de apoio à aprendizagem escolar, em contexto de Acolhimento Residencial. Para o efeito, adotou-se uma metodologia de investigação quantitativa e transversal, aplicada a uma amostra constituída por 33 instituições, representadas por elementos das equipas diretivas, técnicas ou educativas de Casas de Acolhimento Residencial (CAR) em território nacional. Os resultados revelam que, apesar de as Casas de Acolhimento apresentarem planos para a prática do apoio escolar, escasseiam as respostas específicas para as crianças com algum tipo de dificuldade cognitiva, assim como os recursos humanos para um apoio individualizado à aprendizagem. Além disso, verifica-se a necessidade de qualificação dos profissionais que prestam este apoio. Na avaliação da percepção da prioridade atribuída à educação escolar, as instituições participantes tendem a atribuir a este domínio uma prioridade equivalente à dos demais domínios de intervenção. Estes resultados contribuem para uma identificação inicial das potencialidades e necessidades da atuação educativa das Casas de Acolhimento Residencial, apresentam implicações para a prática profissional, e apontam possibilidades de aprofundamento conceptual e empírico para a investigação futura neste âmbito. Palavras-chave: Acolhimento residencial, Práticas educativas, Apoio escolar, Crianças/Jovens. |
id |
RCAP_48b617b924c0b596be2ef1ac344aabcf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/13846 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Educar na adversidade: necessidades e práticas de apoio escolar no acolhimento residencial – um estudo exploratórioMESTRADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA E DA SAÚDEPSICOLOGIAPRÁTICAS EDUCATIVASAPOIO EDUCATIVOCRIANÇASJOVENSACOLHIMENTO INSTITUCIONALPSYCHOLOGYEDUCATIONAL PRACTICESEDUCATIONAL SUPPORTCHILDRENYOUNG PEOPLEINSTITUTIONAL CAREAlgumas conclusões da investigação internacional sobre o Acolhimento Residencial apontam para uma aparente ênfase nas respostas às necessidades básicas do quotidiano das crianças e jovens, a par de menor investimento em domínios centrais ao desenvolvimento adaptativo, como é o caso das práticas educativas (Carvalho, et al., 2015). Neste domínio, o apoio escolar adquire especial relevância por constituir um fator protetor do desenvolvimento integral e contribuir para o bem-estar psicossocial das crianças e jovens acolhidos. No que concerne à realidade nacional, a literatura evidencia uma escassez de dados que permitam caracterizar a qualidade das respostas neste âmbito. Neste sentido, com o presente estudo pretendeu-se avaliar as necessidades e práticas de apoio à aprendizagem escolar, em contexto de Acolhimento Residencial. Para o efeito, adotou-se uma metodologia de investigação quantitativa e transversal, aplicada a uma amostra constituída por 33 instituições, representadas por elementos das equipas diretivas, técnicas ou educativas de Casas de Acolhimento Residencial (CAR) em território nacional. Os resultados revelam que, apesar de as Casas de Acolhimento apresentarem planos para a prática do apoio escolar, escasseiam as respostas específicas para as crianças com algum tipo de dificuldade cognitiva, assim como os recursos humanos para um apoio individualizado à aprendizagem. Além disso, verifica-se a necessidade de qualificação dos profissionais que prestam este apoio. Na avaliação da percepção da prioridade atribuída à educação escolar, as instituições participantes tendem a atribuir a este domínio uma prioridade equivalente à dos demais domínios de intervenção. Estes resultados contribuem para uma identificação inicial das potencialidades e necessidades da atuação educativa das Casas de Acolhimento Residencial, apresentam implicações para a prática profissional, e apontam possibilidades de aprofundamento conceptual e empírico para a investigação futura neste âmbito. Palavras-chave: Acolhimento residencial, Práticas educativas, Apoio escolar, Crianças/Jovens.Some conclusions from international research on Residential Care point to an apparent emphasis on the basic daily needs of children and young people, along with lower investment in developmental adaptive domains such as educational practices (Carvalho, et al., 2015). Specifically, school support is utterly important since it plays a protective developmental role for integral development and promotes the children’s psychosocial well-being. Concerning national reality, the literature search shows a significant scarcity of data to portray and assess the quality of responses in this domain. The present study aimed to describe and evaluate the needs and practices of school learning support in Residential Care settings. Research design followed a quantitative and cross-sectional approach with a sample of 33 institutions represented by directive, technical or educational team members of Residential Care Homes in Portugal. Results show that Residential Care Homes have concrete dispositions for the practice of school support. However, there is a lack of specific responses for children with cognitive problems and a lack of human resources for individualized learning support. In addition, there is a need for the qualification of the professionals who provide this support. Also, the priority attributed to school education by the participating institutions tends to be equivalent to that attributed to other intervention domains. The outcomes of this study represent an initial effort to identify the strengths and needs of the Residential Care educational responses, provide implications for professional practice, and highlight conceptual and empirical questions for future research. Keywords: Residential Care, Educational practices, School support, Children/Youth2023-05-04T12:20:56Z2022-01-01T00:00:00Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/13846TID:203180046porFerreira, Andreia Isabel Guimarãesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-05T01:30:45Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/13846Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:50:52.735802Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educar na adversidade: necessidades e práticas de apoio escolar no acolhimento residencial – um estudo exploratório |
title |
Educar na adversidade: necessidades e práticas de apoio escolar no acolhimento residencial – um estudo exploratório |
spellingShingle |
Educar na adversidade: necessidades e práticas de apoio escolar no acolhimento residencial – um estudo exploratório Ferreira, Andreia Isabel Guimarães MESTRADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA E DA SAÚDE PSICOLOGIA PRÁTICAS EDUCATIVAS APOIO EDUCATIVO CRIANÇAS JOVENS ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL PSYCHOLOGY EDUCATIONAL PRACTICES EDUCATIONAL SUPPORT CHILDREN YOUNG PEOPLE INSTITUTIONAL CARE |
title_short |
Educar na adversidade: necessidades e práticas de apoio escolar no acolhimento residencial – um estudo exploratório |
title_full |
Educar na adversidade: necessidades e práticas de apoio escolar no acolhimento residencial – um estudo exploratório |
title_fullStr |
Educar na adversidade: necessidades e práticas de apoio escolar no acolhimento residencial – um estudo exploratório |
title_full_unstemmed |
Educar na adversidade: necessidades e práticas de apoio escolar no acolhimento residencial – um estudo exploratório |
title_sort |
Educar na adversidade: necessidades e práticas de apoio escolar no acolhimento residencial – um estudo exploratório |
author |
Ferreira, Andreia Isabel Guimarães |
author_facet |
Ferreira, Andreia Isabel Guimarães |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Andreia Isabel Guimarães |
dc.subject.por.fl_str_mv |
MESTRADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA E DA SAÚDE PSICOLOGIA PRÁTICAS EDUCATIVAS APOIO EDUCATIVO CRIANÇAS JOVENS ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL PSYCHOLOGY EDUCATIONAL PRACTICES EDUCATIONAL SUPPORT CHILDREN YOUNG PEOPLE INSTITUTIONAL CARE |
topic |
MESTRADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA E DA SAÚDE PSICOLOGIA PRÁTICAS EDUCATIVAS APOIO EDUCATIVO CRIANÇAS JOVENS ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL PSYCHOLOGY EDUCATIONAL PRACTICES EDUCATIONAL SUPPORT CHILDREN YOUNG PEOPLE INSTITUTIONAL CARE |
description |
Algumas conclusões da investigação internacional sobre o Acolhimento Residencial apontam para uma aparente ênfase nas respostas às necessidades básicas do quotidiano das crianças e jovens, a par de menor investimento em domínios centrais ao desenvolvimento adaptativo, como é o caso das práticas educativas (Carvalho, et al., 2015). Neste domínio, o apoio escolar adquire especial relevância por constituir um fator protetor do desenvolvimento integral e contribuir para o bem-estar psicossocial das crianças e jovens acolhidos. No que concerne à realidade nacional, a literatura evidencia uma escassez de dados que permitam caracterizar a qualidade das respostas neste âmbito. Neste sentido, com o presente estudo pretendeu-se avaliar as necessidades e práticas de apoio à aprendizagem escolar, em contexto de Acolhimento Residencial. Para o efeito, adotou-se uma metodologia de investigação quantitativa e transversal, aplicada a uma amostra constituída por 33 instituições, representadas por elementos das equipas diretivas, técnicas ou educativas de Casas de Acolhimento Residencial (CAR) em território nacional. Os resultados revelam que, apesar de as Casas de Acolhimento apresentarem planos para a prática do apoio escolar, escasseiam as respostas específicas para as crianças com algum tipo de dificuldade cognitiva, assim como os recursos humanos para um apoio individualizado à aprendizagem. Além disso, verifica-se a necessidade de qualificação dos profissionais que prestam este apoio. Na avaliação da percepção da prioridade atribuída à educação escolar, as instituições participantes tendem a atribuir a este domínio uma prioridade equivalente à dos demais domínios de intervenção. Estes resultados contribuem para uma identificação inicial das potencialidades e necessidades da atuação educativa das Casas de Acolhimento Residencial, apresentam implicações para a prática profissional, e apontam possibilidades de aprofundamento conceptual e empírico para a investigação futura neste âmbito. Palavras-chave: Acolhimento residencial, Práticas educativas, Apoio escolar, Crianças/Jovens. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-01T00:00:00Z 2022 2023-05-04T12:20:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/13846 TID:203180046 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/13846 |
identifier_str_mv |
TID:203180046 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131587622731776 |