O olhar sobre a metamorfose : efeitos do estado de conservação na interpretação da pintura
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/128230 |
Resumo: | O presente estudo inscreve-se nas áreas da conservação e restauro e da museologia, reunindo contributos de outras disciplinas tanto das ciências exactas como das ciências sociais e humanas. Tendo como objecto central a relação entre o estado de conservação e a interpretação da pintura, este trabalho procura precisar o modo como a alteração da matéria afecta a leitura da obra de arte e, consequentemente, como determina o estabelecimento dos critérios de intervenção. Este tema é desenvolvido a partir de três sistemas fundamentais: – a obra de arte, neste caso a pintura de cavalete, considerada na sua dualidade de matéria e imagem; – o estado de conservação, abordando as patologias que, de forma mais acentuada, podem interferir na interpretação da pintura; – a interpretação, situada aqui em contexto museológico, enquanto meio intermediário entre a obra e o sujeito. Se na primeira parte desta dissertação se reúnem os contributos teóricos que permitem esclarecer a questão, na segunda, esta é averiguada através de casos concretos estabelecidos por um conjunto de dez pinturas do século XIX, do Museu Nacional de Soares dos Reis. A partir desta análise empírica pretende-se, como objectivo último, investigar sobre a possibilidade das questões da materialidade da pintura e o seu estado de conservação justificarem novas formas de tratamento no âmbito da comunicação museológica. |
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O olhar sobre a metamorfose : efeitos do estado de conservação na interpretação da pinturaPinturaEstado de conservaçãoInterpretaçãoCritérios de intervençãoComunicação museológicaPaintingSate of conservationInterpretationIntervention criteriaMuseological communicationDomínio/Área Científica::Humanidades::História e ArqueologiaO presente estudo inscreve-se nas áreas da conservação e restauro e da museologia, reunindo contributos de outras disciplinas tanto das ciências exactas como das ciências sociais e humanas. Tendo como objecto central a relação entre o estado de conservação e a interpretação da pintura, este trabalho procura precisar o modo como a alteração da matéria afecta a leitura da obra de arte e, consequentemente, como determina o estabelecimento dos critérios de intervenção. Este tema é desenvolvido a partir de três sistemas fundamentais: – a obra de arte, neste caso a pintura de cavalete, considerada na sua dualidade de matéria e imagem; – o estado de conservação, abordando as patologias que, de forma mais acentuada, podem interferir na interpretação da pintura; – a interpretação, situada aqui em contexto museológico, enquanto meio intermediário entre a obra e o sujeito. Se na primeira parte desta dissertação se reúnem os contributos teóricos que permitem esclarecer a questão, na segunda, esta é averiguada através de casos concretos estabelecidos por um conjunto de dez pinturas do século XIX, do Museu Nacional de Soares dos Reis. A partir desta análise empírica pretende-se, como objectivo último, investigar sobre a possibilidade das questões da materialidade da pintura e o seu estado de conservação justificarem novas formas de tratamento no âmbito da comunicação museológica.The present study brings together the fields of conservation and restoration and museology, as well as contributions of other subjects such as the exact and social sciences. Its main goal is to consider the relationship between the state of conservation of the painting and its interpretation, and to find out how material deterioration can affect the reading of the work of art and, consequently and finally, to ascertain an intervention criteria. This theory is developed based on three fundamental principles: – the painting, as work of art, considered both as image and substance; – the painting’s conservation state, considering how pathologies can interfered with the painting’s interpretation; – the interpretation of the painting, in the museological context, as a mediator between the subject and the work of art. In the first part of this study, theoretical contributions will clarify the relationship between the state of conservation of the painting and its interpretation. As for the second part, case-studies (a group of ten nineteenth century paintings of Museu Nacional Soares dos Reis) will be used to illustrate it. This empirical analysis aims to investigate questions regarding the painting’s materiality and its state of conservation, thus justifying new interventive treatments as far as museological communication is concerned.Silva, Raquel Henriques daRUNFerraz, Ângela Sofia Alves2021-11-25T15:50:23Z2009-032009-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/128230porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:07:55Zoai:run.unl.pt:10362/128230Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:46:16.648788Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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