O olhar sobre a metamorfose : efeitos do estado de conservação na interpretação da pintura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferraz, Ângela Sofia Alves
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/128230
Resumo: O presente estudo inscreve-se nas áreas da conservação e restauro e da museologia, reunindo contributos de outras disciplinas tanto das ciências exactas como das ciências sociais e humanas. Tendo como objecto central a relação entre o estado de conservação e a interpretação da pintura, este trabalho procura precisar o modo como a alteração da matéria afecta a leitura da obra de arte e, consequentemente, como determina o estabelecimento dos critérios de intervenção. Este tema é desenvolvido a partir de três sistemas fundamentais: – a obra de arte, neste caso a pintura de cavalete, considerada na sua dualidade de matéria e imagem; – o estado de conservação, abordando as patologias que, de forma mais acentuada, podem interferir na interpretação da pintura; – a interpretação, situada aqui em contexto museológico, enquanto meio intermediário entre a obra e o sujeito. Se na primeira parte desta dissertação se reúnem os contributos teóricos que permitem esclarecer a questão, na segunda, esta é averiguada através de casos concretos estabelecidos por um conjunto de dez pinturas do século XIX, do Museu Nacional de Soares dos Reis. A partir desta análise empírica pretende-se, como objectivo último, investigar sobre a possibilidade das questões da materialidade da pintura e o seu estado de conservação justificarem novas formas de tratamento no âmbito da comunicação museológica.
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