Residências artísticas como plataformas de investigação artística: poetry as an echological survival
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/28809 |
Resumo: | São vários os motivos que convergem numa residência artística, juntando artistas, instituições de acolhimento, mecenas, público e outros intervenientes. A residência funciona como uma plataforma de intercâmbio num contexto muito concreto, em que as suas condições materiais estão (mais ou menos) determinadas à partida. Apesar de uma residência artística estabelecer, nos bons exemplos, aquilo que nas relações ecológicas se define como mutualismo – uma relação em que todas as partes são beneficiadas –, o facto é que o artista assume uma posição central como agente da partilha. É a criação artística que estabelece a ligação entre os diferentes intervenientes. Nesse sentido, consideramos pertinente a análise crítica da residência artística, no sentido de mapear as interações que se estabelecem entre os diferentes intervenientes, com o enfoque na investigação artística. Durante outubro e dezembro de 2018 o artista sonoro Nuno da Luz esteve em residência artística na Escola das Artes (EA) da Universidade Católica Portuguesa, no Porto, resultando na exposição Poetry as an echological survival. A exposição teve a colaboração do Instituto Hidrográfico da Marinha Portuguesa (IH). Comparando a proposta inicial do artista com o resultado final foi possível identificar as características da residência que potenciam a descoberta de novos caminhos na prática artística. Para respondermos a esta premissa analisamos duas entrevistas (vídeo) do artista e do Comandante Pires Barroqueiro, do IH. |
id |
RCAP_48c537ea43adaadc4cedd49361e2574f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/28809 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Residências artísticas como plataformas de investigação artística: poetry as an echological survivalEcologiaEnsino superiorInvestigação artísticaResidências artísticasSão vários os motivos que convergem numa residência artística, juntando artistas, instituições de acolhimento, mecenas, público e outros intervenientes. A residência funciona como uma plataforma de intercâmbio num contexto muito concreto, em que as suas condições materiais estão (mais ou menos) determinadas à partida. Apesar de uma residência artística estabelecer, nos bons exemplos, aquilo que nas relações ecológicas se define como mutualismo – uma relação em que todas as partes são beneficiadas –, o facto é que o artista assume uma posição central como agente da partilha. É a criação artística que estabelece a ligação entre os diferentes intervenientes. Nesse sentido, consideramos pertinente a análise crítica da residência artística, no sentido de mapear as interações que se estabelecem entre os diferentes intervenientes, com o enfoque na investigação artística. Durante outubro e dezembro de 2018 o artista sonoro Nuno da Luz esteve em residência artística na Escola das Artes (EA) da Universidade Católica Portuguesa, no Porto, resultando na exposição Poetry as an echological survival. A exposição teve a colaboração do Instituto Hidrográfico da Marinha Portuguesa (IH). Comparando a proposta inicial do artista com o resultado final foi possível identificar as características da residência que potenciam a descoberta de novos caminhos na prática artística. Para respondermos a esta premissa analisamos duas entrevistas (vídeo) do artista e do Comandante Pires Barroqueiro, do IH.Editora FeevaleVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaAmorim, João PedroTeixeira, Luís2019-11-20T11:58:31Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/28809porSousa, J.P., Teixeira, L.M.L. (2019) Residências Artísticas como Plataformas de Investigação Artística : Poetry as an Echological Survival. Anais do Seminário de Pós-Graduação - 2019, v12. Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brasil3558-4599info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:34:06Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/28809Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:22:52.374373Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Residências artísticas como plataformas de investigação artística: poetry as an echological survival |
title |
Residências artísticas como plataformas de investigação artística: poetry as an echological survival |
spellingShingle |
Residências artísticas como plataformas de investigação artística: poetry as an echological survival Amorim, João Pedro Ecologia Ensino superior Investigação artística Residências artísticas |
title_short |
Residências artísticas como plataformas de investigação artística: poetry as an echological survival |
title_full |
Residências artísticas como plataformas de investigação artística: poetry as an echological survival |
title_fullStr |
Residências artísticas como plataformas de investigação artística: poetry as an echological survival |
title_full_unstemmed |
Residências artísticas como plataformas de investigação artística: poetry as an echological survival |
title_sort |
Residências artísticas como plataformas de investigação artística: poetry as an echological survival |
author |
Amorim, João Pedro |
author_facet |
Amorim, João Pedro Teixeira, Luís |
author_role |
author |
author2 |
Teixeira, Luís |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amorim, João Pedro Teixeira, Luís |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ecologia Ensino superior Investigação artística Residências artísticas |
topic |
Ecologia Ensino superior Investigação artística Residências artísticas |
description |
São vários os motivos que convergem numa residência artística, juntando artistas, instituições de acolhimento, mecenas, público e outros intervenientes. A residência funciona como uma plataforma de intercâmbio num contexto muito concreto, em que as suas condições materiais estão (mais ou menos) determinadas à partida. Apesar de uma residência artística estabelecer, nos bons exemplos, aquilo que nas relações ecológicas se define como mutualismo – uma relação em que todas as partes são beneficiadas –, o facto é que o artista assume uma posição central como agente da partilha. É a criação artística que estabelece a ligação entre os diferentes intervenientes. Nesse sentido, consideramos pertinente a análise crítica da residência artística, no sentido de mapear as interações que se estabelecem entre os diferentes intervenientes, com o enfoque na investigação artística. Durante outubro e dezembro de 2018 o artista sonoro Nuno da Luz esteve em residência artística na Escola das Artes (EA) da Universidade Católica Portuguesa, no Porto, resultando na exposição Poetry as an echological survival. A exposição teve a colaboração do Instituto Hidrográfico da Marinha Portuguesa (IH). Comparando a proposta inicial do artista com o resultado final foi possível identificar as características da residência que potenciam a descoberta de novos caminhos na prática artística. Para respondermos a esta premissa analisamos duas entrevistas (vídeo) do artista e do Comandante Pires Barroqueiro, do IH. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-20T11:58:31Z 2019 2019-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/28809 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/28809 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Sousa, J.P., Teixeira, L.M.L. (2019) Residências Artísticas como Plataformas de Investigação Artística : Poetry as an Echological Survival. Anais do Seminário de Pós-Graduação - 2019, v12. Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brasil 3558-4599 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Feevale |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Feevale |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131934518935552 |