Pedagogias do amor em educação moral e religiosa católica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/28334 |
Resumo: | As aulas de Educação Moral Religiosa Católica são uma oportunidade privilegiada para a formação integral dos alunos. Nessa formação global está necessariamente a informação sobre ‘conteúdos programáticos’ genericamente designados por culturais ou humanistas. De todos os temas que contribuem para uma formação humanista (paz, solidariedade, direitos e deveres, responsabilidade interindividual e intergeracional, etc.), e que perpassam todas as expressões humanas, o do amor parece apresentar-se como o mais englobante, o mais referenciado e censurado, e o mais equivocamente percecionado. Este tema faz, evidentemente, parte do ‘programa’ de EMRC. As ‘orientações curriculares’ apontam para a perspetiva da relação da sexualidade com a fecundidade; ora, o tema pode proporcionar uma perspetivação mais ampla, sem esquecer essa. E, assim, foi enquadrado sob o ângulo das ‘pedagogias do amor’. Neste contexto, salientam-se dois sub-temas: a clarificação das dimensões erótica, fílica e agápica do amor; e a relação com a estética e a ética. O aproveitamento destes recursos didáticos nas aulas de EMRC conduziu a uma análise mais específica do episódico evangélico lucano da pecadora (Lc 7, 36-50). O objetivo era triplo: despertar a sensibilidade estética nos alunos; amplificar o conceito de amor; e exemplificar, com um texto evangélico muito bem construído, o conceito cristão de amor. |
id |
RCAP_48d25df95619fdbeed1dfc33cab92083 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/28334 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Pedagogias do amor em educação moral e religiosa católicaAmorSexualidadeÉticaBelezaJesusLoveSexualityEthicsAestheticsDomínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e ReligiãoAs aulas de Educação Moral Religiosa Católica são uma oportunidade privilegiada para a formação integral dos alunos. Nessa formação global está necessariamente a informação sobre ‘conteúdos programáticos’ genericamente designados por culturais ou humanistas. De todos os temas que contribuem para uma formação humanista (paz, solidariedade, direitos e deveres, responsabilidade interindividual e intergeracional, etc.), e que perpassam todas as expressões humanas, o do amor parece apresentar-se como o mais englobante, o mais referenciado e censurado, e o mais equivocamente percecionado. Este tema faz, evidentemente, parte do ‘programa’ de EMRC. As ‘orientações curriculares’ apontam para a perspetiva da relação da sexualidade com a fecundidade; ora, o tema pode proporcionar uma perspetivação mais ampla, sem esquecer essa. E, assim, foi enquadrado sob o ângulo das ‘pedagogias do amor’. Neste contexto, salientam-se dois sub-temas: a clarificação das dimensões erótica, fílica e agápica do amor; e a relação com a estética e a ética. O aproveitamento destes recursos didáticos nas aulas de EMRC conduziu a uma análise mais específica do episódico evangélico lucano da pecadora (Lc 7, 36-50). O objetivo era triplo: despertar a sensibilidade estética nos alunos; amplificar o conceito de amor; e exemplificar, com um texto evangélico muito bem construído, o conceito cristão de amor.The classes of Catholic Religious Moral Education are a privileged opportunity for the integral formation of the students. In this global formation there is necessarily information about 'programmatic' content generically designated as cultural or humanistic. Of all the themes that contribute to a humanist formation (peace, solidarity, values, fraternity, ecology, diversity, freedom, etc.), which overarch all human expressions, love seems to be the most integral, the most referenced and censored, and the most mistakenly perceived. This topic is, of course, part of the EMRC 'program'. The 'curriculum guidelines' point to the perspective of the relationship between sexuality and fertility; thus, the theme can provide a broader perspective, without forgetting this. And so it was framed from the angle of the 'pedagogies of love'. In this context, two sub-themes are highlighted: the clarification of the erotic, philic and agapic dimensions of love; and the relationship with aesthetics and ethics. The use of these didactic resources in the classes of Catholic Religious Moral Education led to a more specific analysis of the Lucan evangelical episodic of the sinner (Lk 7, 36-50). There were three aims: to awaken aesthetic sensibility in students; to amplify the concept of love; and to exemplify, with a well-constructed evangelical text, the Christian concept of love.Angélico, José Pedro LopesVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaBeato, Gabriela Alexandra Gomes2019-10-08T14:28:49Z2018-06-292018-06-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/28334TID:201977346porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:33:57Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/28334Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:22:45.398115Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pedagogias do amor em educação moral e religiosa católica |
title |
Pedagogias do amor em educação moral e religiosa católica |
spellingShingle |
Pedagogias do amor em educação moral e religiosa católica Beato, Gabriela Alexandra Gomes Amor Sexualidade Ética Beleza Jesus Love Sexuality Ethics Aesthetics Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião |
title_short |
Pedagogias do amor em educação moral e religiosa católica |
title_full |
Pedagogias do amor em educação moral e religiosa católica |
title_fullStr |
Pedagogias do amor em educação moral e religiosa católica |
title_full_unstemmed |
Pedagogias do amor em educação moral e religiosa católica |
title_sort |
Pedagogias do amor em educação moral e religiosa católica |
author |
Beato, Gabriela Alexandra Gomes |
author_facet |
Beato, Gabriela Alexandra Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Angélico, José Pedro Lopes Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Beato, Gabriela Alexandra Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Amor Sexualidade Ética Beleza Jesus Love Sexuality Ethics Aesthetics Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião |
topic |
Amor Sexualidade Ética Beleza Jesus Love Sexuality Ethics Aesthetics Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião |
description |
As aulas de Educação Moral Religiosa Católica são uma oportunidade privilegiada para a formação integral dos alunos. Nessa formação global está necessariamente a informação sobre ‘conteúdos programáticos’ genericamente designados por culturais ou humanistas. De todos os temas que contribuem para uma formação humanista (paz, solidariedade, direitos e deveres, responsabilidade interindividual e intergeracional, etc.), e que perpassam todas as expressões humanas, o do amor parece apresentar-se como o mais englobante, o mais referenciado e censurado, e o mais equivocamente percecionado. Este tema faz, evidentemente, parte do ‘programa’ de EMRC. As ‘orientações curriculares’ apontam para a perspetiva da relação da sexualidade com a fecundidade; ora, o tema pode proporcionar uma perspetivação mais ampla, sem esquecer essa. E, assim, foi enquadrado sob o ângulo das ‘pedagogias do amor’. Neste contexto, salientam-se dois sub-temas: a clarificação das dimensões erótica, fílica e agápica do amor; e a relação com a estética e a ética. O aproveitamento destes recursos didáticos nas aulas de EMRC conduziu a uma análise mais específica do episódico evangélico lucano da pecadora (Lc 7, 36-50). O objetivo era triplo: despertar a sensibilidade estética nos alunos; amplificar o conceito de amor; e exemplificar, com um texto evangélico muito bem construído, o conceito cristão de amor. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-29 2018-06-29T00:00:00Z 2019-10-08T14:28:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/28334 TID:201977346 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/28334 |
identifier_str_mv |
TID:201977346 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131933349773312 |