Pedagogias do amor em educação moral e religiosa católica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Beato, Gabriela Alexandra Gomes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/28334
Resumo: As aulas de Educação Moral Religiosa Católica são uma oportunidade privilegiada para a formação integral dos alunos. Nessa formação global está necessariamente a informação sobre ‘conteúdos programáticos’ genericamente designados por culturais ou humanistas. De todos os temas que contribuem para uma formação humanista (paz, solidariedade, direitos e deveres, responsabilidade interindividual e intergeracional, etc.), e que perpassam todas as expressões humanas, o do amor parece apresentar-se como o mais englobante, o mais referenciado e censurado, e o mais equivocamente percecionado. Este tema faz, evidentemente, parte do ‘programa’ de EMRC. As ‘orientações curriculares’ apontam para a perspetiva da relação da sexualidade com a fecundidade; ora, o tema pode proporcionar uma perspetivação mais ampla, sem esquecer essa. E, assim, foi enquadrado sob o ângulo das ‘pedagogias do amor’. Neste contexto, salientam-se dois sub-temas: a clarificação das dimensões erótica, fílica e agápica do amor; e a relação com a estética e a ética. O aproveitamento destes recursos didáticos nas aulas de EMRC conduziu a uma análise mais específica do episódico evangélico lucano da pecadora (Lc 7, 36-50). O objetivo era triplo: despertar a sensibilidade estética nos alunos; amplificar o conceito de amor; e exemplificar, com um texto evangélico muito bem construído, o conceito cristão de amor.
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