A Arte, alma da Cultura e caminho de Transcendência : o uso da arte no ensino de EMRC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Apolinário, Fernando Manuel Marques
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/31480
Resumo: No presente Relatório Final da Prática de Ensino Supervisionada averigua-se a hipótese da arte como caminho pedagógico e didático rico e favorável à disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), no âmbito de uma mediação cultural e mistagógica do cristianismo, potencializando um diálogo entre cultura e fé. Em contexto escolar os conteúdos da fé não subsistem por si como verdades alternativas ou concordantes com as restantes áreas do saber. Torna-se, por isso, necessário criar então uma via que seja eficaz para esta transmissão. A arte, nomeadamente o património cultural, surge como uma possível via de trabalhar a dimensão religiosa no contexto escolar, mais concretamente, nos itinerários formativos de EMRC. Tendo isto presente é importante refletir no papel da arte neste processo de transmissão religiosa e cultural. As religiões podem surgir como espaços onde as questões mais profundas do Homem são consideradas e onde se busca uma resposta. É na busca dessa resposta, que a arte desempenha um papel fundamental. A arte, como a religião, estimula e desafia a totalidade do ser humano. A arte esteve sempre intimamente ligada ao facto religioso. Arte e religião aparecem ligadas entre si, como se fossem parentes. Nesta ligação, a religião produz arte e influi na arte, e a arte desperta o sentido religioso. A disciplina de EMRC pode ver na arte uma preciosa ajuda, tanto na sua capacidade de ser símbolo, na sua capacidade de transmitir a fé, como também na sua capacidade de interpelar e por questões no interior do coração humano para assim os encaminhar num itinerário de fé. A arte deve de ajudar a disciplina nesta missão de inquietar e pôr o Homem a caminho.
id RCAP_48e026757a975237ed2fb0b67ada3a01
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/31480
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Arte, alma da Cultura e caminho de Transcendência : o uso da arte no ensino de EMRCArteReligiãoCulturaEducação EMRC e TranscendênciaArtReligionCultureEducationCMRE and TranscendenceDomínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e ReligiãoNo presente Relatório Final da Prática de Ensino Supervisionada averigua-se a hipótese da arte como caminho pedagógico e didático rico e favorável à disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), no âmbito de uma mediação cultural e mistagógica do cristianismo, potencializando um diálogo entre cultura e fé. Em contexto escolar os conteúdos da fé não subsistem por si como verdades alternativas ou concordantes com as restantes áreas do saber. Torna-se, por isso, necessário criar então uma via que seja eficaz para esta transmissão. A arte, nomeadamente o património cultural, surge como uma possível via de trabalhar a dimensão religiosa no contexto escolar, mais concretamente, nos itinerários formativos de EMRC. Tendo isto presente é importante refletir no papel da arte neste processo de transmissão religiosa e cultural. As religiões podem surgir como espaços onde as questões mais profundas do Homem são consideradas e onde se busca uma resposta. É na busca dessa resposta, que a arte desempenha um papel fundamental. A arte, como a religião, estimula e desafia a totalidade do ser humano. A arte esteve sempre intimamente ligada ao facto religioso. Arte e religião aparecem ligadas entre si, como se fossem parentes. Nesta ligação, a religião produz arte e influi na arte, e a arte desperta o sentido religioso. A disciplina de EMRC pode ver na arte uma preciosa ajuda, tanto na sua capacidade de ser símbolo, na sua capacidade de transmitir a fé, como também na sua capacidade de interpelar e por questões no interior do coração humano para assim os encaminhar num itinerário de fé. A arte deve de ajudar a disciplina nesta missão de inquietar e pôr o Homem a caminho.This Final Report on Supervised Teaching Practice investigates the hypothesis of art as a rich and favorable pedagogical and didactic path to the discipline of Catholic Moral and Religious Education (EMRC), within the scope of a cultural and mystagogical mediation of Christianity, enhancing a dialogue between culture and faith. In a school-educational context, the contents of faith do not stand by themselves as alternative truths or in agreement with the other areas of knowledge. It is, therefore, necessary to create a route that is effective for this transmission. Art, namely cultural heritage, appears as a possible way of working on the religious dimension in the school context, more specifically, in the formative itineraries of EMRC. Bearing this in mind, it is important to reflect on the role of art in this process of religious and cultural transmission. Religions can emerge as areas where the deepest questions of Man are considered and where an answer is sought. It is in the search for that answer that art plays a fundamental role. Art, like religion, stimulates and challenges the totality of the human being. Art has always been closely linked to the religious fact. Art and religion appear linked together, as if they were relatives. In this connection, religion produces and influences art, and art awakens the religious sense. The EMRC discipline can see in art a valuable help, both in its ability to be a symbol, in its ability to transmit the faith, but also in its ability to challenge and for questions within the human heart to thus lead them on an itinerary of faith. Art must help discipline in this mission of disturbing and setting Man on his way.Matos, João Norton deGarcia Ambrosio, Juan FranciscoVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaApolinário, Fernando Manuel Marques2020-12-15T08:54:19Z2020-12-0420202020-12-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/31480TID:202551601porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:37:01Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/31480Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:25:23.539277Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Arte, alma da Cultura e caminho de Transcendência : o uso da arte no ensino de EMRC
title A Arte, alma da Cultura e caminho de Transcendência : o uso da arte no ensino de EMRC
spellingShingle A Arte, alma da Cultura e caminho de Transcendência : o uso da arte no ensino de EMRC
Apolinário, Fernando Manuel Marques
Arte
Religião
Cultura
Educação EMRC e Transcendência
Art
Religion
Culture
Education
CMRE and Transcendence
Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião
title_short A Arte, alma da Cultura e caminho de Transcendência : o uso da arte no ensino de EMRC
title_full A Arte, alma da Cultura e caminho de Transcendência : o uso da arte no ensino de EMRC
title_fullStr A Arte, alma da Cultura e caminho de Transcendência : o uso da arte no ensino de EMRC
title_full_unstemmed A Arte, alma da Cultura e caminho de Transcendência : o uso da arte no ensino de EMRC
title_sort A Arte, alma da Cultura e caminho de Transcendência : o uso da arte no ensino de EMRC
author Apolinário, Fernando Manuel Marques
author_facet Apolinário, Fernando Manuel Marques
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Matos, João Norton de
Garcia Ambrosio, Juan Francisco
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Apolinário, Fernando Manuel Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Arte
Religião
Cultura
Educação EMRC e Transcendência
Art
Religion
Culture
Education
CMRE and Transcendence
Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião
topic Arte
Religião
Cultura
Educação EMRC e Transcendência
Art
Religion
Culture
Education
CMRE and Transcendence
Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião
description No presente Relatório Final da Prática de Ensino Supervisionada averigua-se a hipótese da arte como caminho pedagógico e didático rico e favorável à disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), no âmbito de uma mediação cultural e mistagógica do cristianismo, potencializando um diálogo entre cultura e fé. Em contexto escolar os conteúdos da fé não subsistem por si como verdades alternativas ou concordantes com as restantes áreas do saber. Torna-se, por isso, necessário criar então uma via que seja eficaz para esta transmissão. A arte, nomeadamente o património cultural, surge como uma possível via de trabalhar a dimensão religiosa no contexto escolar, mais concretamente, nos itinerários formativos de EMRC. Tendo isto presente é importante refletir no papel da arte neste processo de transmissão religiosa e cultural. As religiões podem surgir como espaços onde as questões mais profundas do Homem são consideradas e onde se busca uma resposta. É na busca dessa resposta, que a arte desempenha um papel fundamental. A arte, como a religião, estimula e desafia a totalidade do ser humano. A arte esteve sempre intimamente ligada ao facto religioso. Arte e religião aparecem ligadas entre si, como se fossem parentes. Nesta ligação, a religião produz arte e influi na arte, e a arte desperta o sentido religioso. A disciplina de EMRC pode ver na arte uma preciosa ajuda, tanto na sua capacidade de ser símbolo, na sua capacidade de transmitir a fé, como também na sua capacidade de interpelar e por questões no interior do coração humano para assim os encaminhar num itinerário de fé. A arte deve de ajudar a disciplina nesta missão de inquietar e pôr o Homem a caminho.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-15T08:54:19Z
2020-12-04
2020
2020-12-04T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/31480
TID:202551601
url http://hdl.handle.net/10400.14/31480
identifier_str_mv TID:202551601
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131968876576768