Design social na práxis do designer - Linhas orientadoras de boas práticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Evaristo, Ana Raquel Ferreira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/40103
Resumo: O Design Social tem vindo a mostrar-se cada vez mais presente na prática do design, ainda assim, é clara a importância e carência por uma abordagem mais atenta aos problemas sociais contemporâneos, seguramente mais complexos. Esta vertente mais ética proporciona ao design convencional uma consciência e noção do impacto que cada projeto poderá ter no mundo. Integra metodologias inclusivas, como o codesign e o design thinking e adota abordagens das ciências sociais, como a antropologia e etnografia. O seu foco assenta sobre o beneficiário final e o seu contexto sociocultural, a fim de criar a solução mais indicada ao mesmo. A presente investigação visa responder à necessidade identificada ao longo do processo dissertativo – o aprofundamento, por parte do design, em metodologias e abordagens focadas no ser humano e na resolução de problemas reais. Assim, tem como finalidade a preparação dos designers para problemáticas mais complexas. Sendo que a dissertação tem como base um tipo de investigação e análise qualitativa, foi desenvolvido um conjunto de linhas orientadoras de boas práticas. Este conjunto foi criado a partir da metodologia, Content Analysis, de Robson (2002), no livro “Real World Research”. Esta análise consistiu na sintetização e divisão do discurso presente no enquadramento teórico. Com a criação deste conjunto de linhas orientadoras de boas práticas pretende-se guiar designers, docentes e discentes por um caminho e processo mais ético e consciente. Espera-se que este seja o ponto de partida para futuras investigações que aprofundem e correlacionem as metodologias presentes nesta prática, com o propósito de ajudar cada vez mais os designers a desenvolver projetos conscientes, empáticos e adequados às realidades socioculturais.
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