Os professores do ensino superior: entre a performatividade da lei e as narrativas autobiográficas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/1780 |
Resumo: | O presente texto é parte de um projecto de investigação conduzido pelo grupo ESBRINA da Universidade de Barcelona1 e tem por objetivo compreender as implicações da reestruturação económica, social, cultural, tecnológica e laboral da universidade espanhola na vida e na identidade profissional dos docentes e investigadores. As autoras analisam os efeitos performativos da lei na configuração da actividade docente através de um estudo que pretende estabelecer a relação entre a legislação universitária espanhola dos últimos 40 anos e as experiências de vários professores universitários de diferentes gerações. A metodologia qualitativa utilizada baseia-se na análise da legislação, incidindo sobre a definição de sujeito que dela emerge, e, ao mesmo tempo, procurando estabelecer uma relação com os discursos autobiográficos dos participantes no estudo. O objectivo é salientar as transformações que se operaram na vida universitária a partir das alterações legislativas e, ao mesmo tempo, saber que estratégias foram utilizadas pelos docentes perante essas mudanças. A interacção entre a análise performativa da legislação universitária e os relatos autobiográficos da experiência vivida permite aferir as adaptações e resistências, encontros e desencontros, entre o sujeito normativo e o sujeito biográfico. |
id |
RCAP_48e9ec6688b4cf9888b96fccb7a1a7f7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1780 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Os professores do ensino superior: entre a performatividade da lei e as narrativas autobiográficasEDUCAÇÃOENSINO SUPERIORAUTOBIOGRAFIASNARRATIVAS BIOGRÁFICASPROFESSORESLEGISLAÇÃOESPANHAEDUCATIONHIGHER EDUCATIONAUTOBIOGRAPHIESBIOGRAPHICAL NARRATIVESTEACHERSLEGISLATIONSPAINO presente texto é parte de um projecto de investigação conduzido pelo grupo ESBRINA da Universidade de Barcelona1 e tem por objetivo compreender as implicações da reestruturação económica, social, cultural, tecnológica e laboral da universidade espanhola na vida e na identidade profissional dos docentes e investigadores. As autoras analisam os efeitos performativos da lei na configuração da actividade docente através de um estudo que pretende estabelecer a relação entre a legislação universitária espanhola dos últimos 40 anos e as experiências de vários professores universitários de diferentes gerações. A metodologia qualitativa utilizada baseia-se na análise da legislação, incidindo sobre a definição de sujeito que dela emerge, e, ao mesmo tempo, procurando estabelecer uma relação com os discursos autobiográficos dos participantes no estudo. O objectivo é salientar as transformações que se operaram na vida universitária a partir das alterações legislativas e, ao mesmo tempo, saber que estratégias foram utilizadas pelos docentes perante essas mudanças. A interacção entre a análise performativa da legislação universitária e os relatos autobiográficos da experiência vivida permite aferir as adaptações e resistências, encontros e desencontros, entre o sujeito normativo e o sujeito biográfico.The present text is part of a research project carried out by the research group ESBRINA of the University of Barcelona.2 Its aim is to understand the implications derived from economic, social, cultural, technological and labour re-structuring of the Spanish university in the life and professional identity of teachers and researchers. The authors analyze the performative effects of the law on the shaping of the teaching subject via the study of the relationships between the Spanish university laws of the last 40 years and the experiences of several university teachers from different generations. The qualitative methodology used is based on analysis of the legislative discourse— centred on the defi nition of “subject” that emerges from it—and on establishing its relationship with the autobiographical stories created by the participants in the study, in which its reception of change in academic life ¾determined in part by legislation¾ and their strategies in relating to these are put into relief. The interrelation between the performative analysis of university legislation and the autobiographical story of life experience allows visualizing the adaptations and resistances, the encounters and lack of encounters, between the normative subject and the biographical subject.Edições Universitárias Lusófonas2012-03-15T14:26:56Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/1780por1646-401XMontané, AlejandraSánchez de Serdio, Aidainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-08T01:31:46Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1780Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:40:27.843219Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os professores do ensino superior: entre a performatividade da lei e as narrativas autobiográficas |
title |
Os professores do ensino superior: entre a performatividade da lei e as narrativas autobiográficas |
spellingShingle |
Os professores do ensino superior: entre a performatividade da lei e as narrativas autobiográficas Montané, Alejandra EDUCAÇÃO ENSINO SUPERIOR AUTOBIOGRAFIAS NARRATIVAS BIOGRÁFICAS PROFESSORES LEGISLAÇÃO ESPANHA EDUCATION HIGHER EDUCATION AUTOBIOGRAPHIES BIOGRAPHICAL NARRATIVES TEACHERS LEGISLATION SPAIN |
title_short |
Os professores do ensino superior: entre a performatividade da lei e as narrativas autobiográficas |
title_full |
Os professores do ensino superior: entre a performatividade da lei e as narrativas autobiográficas |
title_fullStr |
Os professores do ensino superior: entre a performatividade da lei e as narrativas autobiográficas |
title_full_unstemmed |
Os professores do ensino superior: entre a performatividade da lei e as narrativas autobiográficas |
title_sort |
Os professores do ensino superior: entre a performatividade da lei e as narrativas autobiográficas |
author |
Montané, Alejandra |
author_facet |
Montané, Alejandra Sánchez de Serdio, Aida |
author_role |
author |
author2 |
Sánchez de Serdio, Aida |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Montané, Alejandra Sánchez de Serdio, Aida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO ENSINO SUPERIOR AUTOBIOGRAFIAS NARRATIVAS BIOGRÁFICAS PROFESSORES LEGISLAÇÃO ESPANHA EDUCATION HIGHER EDUCATION AUTOBIOGRAPHIES BIOGRAPHICAL NARRATIVES TEACHERS LEGISLATION SPAIN |
topic |
EDUCAÇÃO ENSINO SUPERIOR AUTOBIOGRAFIAS NARRATIVAS BIOGRÁFICAS PROFESSORES LEGISLAÇÃO ESPANHA EDUCATION HIGHER EDUCATION AUTOBIOGRAPHIES BIOGRAPHICAL NARRATIVES TEACHERS LEGISLATION SPAIN |
description |
O presente texto é parte de um projecto de investigação conduzido pelo grupo ESBRINA da Universidade de Barcelona1 e tem por objetivo compreender as implicações da reestruturação económica, social, cultural, tecnológica e laboral da universidade espanhola na vida e na identidade profissional dos docentes e investigadores. As autoras analisam os efeitos performativos da lei na configuração da actividade docente através de um estudo que pretende estabelecer a relação entre a legislação universitária espanhola dos últimos 40 anos e as experiências de vários professores universitários de diferentes gerações. A metodologia qualitativa utilizada baseia-se na análise da legislação, incidindo sobre a definição de sujeito que dela emerge, e, ao mesmo tempo, procurando estabelecer uma relação com os discursos autobiográficos dos participantes no estudo. O objectivo é salientar as transformações que se operaram na vida universitária a partir das alterações legislativas e, ao mesmo tempo, saber que estratégias foram utilizadas pelos docentes perante essas mudanças. A interacção entre a análise performativa da legislação universitária e os relatos autobiográficos da experiência vivida permite aferir as adaptações e resistências, encontros e desencontros, entre o sujeito normativo e o sujeito biográfico. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-01-01T00:00:00Z 2010 2012-03-15T14:26:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/1780 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/1780 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-401X |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universitárias Lusófonas |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universitárias Lusófonas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136309768355841 |