Os professores do ensino superior: entre a performatividade da lei e as narrativas autobiográficas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Montané, Alejandra
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Sánchez de Serdio, Aida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/1780
Resumo: O presente texto é parte de um projecto de investigação conduzido pelo grupo ESBRINA da Universidade de Barcelona1 e tem por objetivo compreender as implicações da reestruturação económica, social, cultural, tecnológica e laboral da universidade espanhola na vida e na identidade profissional dos docentes e investigadores. As autoras analisam os efeitos performativos da lei na configuração da actividade docente através de um estudo que pretende estabelecer a relação entre a legislação universitária espanhola dos últimos 40 anos e as experiências de vários professores universitários de diferentes gerações. A metodologia qualitativa utilizada baseia-se na análise da legislação, incidindo sobre a definição de sujeito que dela emerge, e, ao mesmo tempo, procurando estabelecer uma relação com os discursos autobiográficos dos participantes no estudo. O objectivo é salientar as transformações que se operaram na vida universitária a partir das alterações legislativas e, ao mesmo tempo, saber que estratégias foram utilizadas pelos docentes perante essas mudanças. A interacção entre a análise performativa da legislação universitária e os relatos autobiográficos da experiência vivida permite aferir as adaptações e resistências, encontros e desencontros, entre o sujeito normativo e o sujeito biográfico.
id RCAP_48e9ec6688b4cf9888b96fccb7a1a7f7
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1780
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os professores do ensino superior: entre a performatividade da lei e as narrativas autobiográficasEDUCAÇÃOENSINO SUPERIORAUTOBIOGRAFIASNARRATIVAS BIOGRÁFICASPROFESSORESLEGISLAÇÃOESPANHAEDUCATIONHIGHER EDUCATIONAUTOBIOGRAPHIESBIOGRAPHICAL NARRATIVESTEACHERSLEGISLATIONSPAINO presente texto é parte de um projecto de investigação conduzido pelo grupo ESBRINA da Universidade de Barcelona1 e tem por objetivo compreender as implicações da reestruturação económica, social, cultural, tecnológica e laboral da universidade espanhola na vida e na identidade profissional dos docentes e investigadores. As autoras analisam os efeitos performativos da lei na configuração da actividade docente através de um estudo que pretende estabelecer a relação entre a legislação universitária espanhola dos últimos 40 anos e as experiências de vários professores universitários de diferentes gerações. A metodologia qualitativa utilizada baseia-se na análise da legislação, incidindo sobre a definição de sujeito que dela emerge, e, ao mesmo tempo, procurando estabelecer uma relação com os discursos autobiográficos dos participantes no estudo. O objectivo é salientar as transformações que se operaram na vida universitária a partir das alterações legislativas e, ao mesmo tempo, saber que estratégias foram utilizadas pelos docentes perante essas mudanças. A interacção entre a análise performativa da legislação universitária e os relatos autobiográficos da experiência vivida permite aferir as adaptações e resistências, encontros e desencontros, entre o sujeito normativo e o sujeito biográfico.The present text is part of a research project carried out by the research group ESBRINA of the University of Barcelona.2 Its aim is to understand the implications derived from economic, social, cultural, technological and labour re-structuring of the Spanish university in the life and professional identity of teachers and researchers. The authors analyze the performative effects of the law on the shaping of the teaching subject via the study of the relationships between the Spanish university laws of the last 40 years and the experiences of several university teachers from different generations. The qualitative methodology used is based on analysis of the legislative discourse— centred on the defi nition of “subject” that emerges from it—and on establishing its relationship with the autobiographical stories created by the participants in the study, in which its reception of change in academic life ¾determined in part by legislation¾ and their strategies in relating to these are put into relief. The interrelation between the performative analysis of university legislation and the autobiographical story of life experience allows visualizing the adaptations and resistances, the encounters and lack of encounters, between the normative subject and the biographical subject.Edições Universitárias Lusófonas2012-03-15T14:26:56Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/1780por1646-401XMontané, AlejandraSánchez de Serdio, Aidainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-08T01:31:46Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1780Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:40:27.843219Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os professores do ensino superior: entre a performatividade da lei e as narrativas autobiográficas
title Os professores do ensino superior: entre a performatividade da lei e as narrativas autobiográficas
spellingShingle Os professores do ensino superior: entre a performatividade da lei e as narrativas autobiográficas
Montané, Alejandra
EDUCAÇÃO
ENSINO SUPERIOR
AUTOBIOGRAFIAS
NARRATIVAS BIOGRÁFICAS
PROFESSORES
LEGISLAÇÃO
ESPANHA
EDUCATION
HIGHER EDUCATION
AUTOBIOGRAPHIES
BIOGRAPHICAL NARRATIVES
TEACHERS
LEGISLATION
SPAIN
title_short Os professores do ensino superior: entre a performatividade da lei e as narrativas autobiográficas
title_full Os professores do ensino superior: entre a performatividade da lei e as narrativas autobiográficas
title_fullStr Os professores do ensino superior: entre a performatividade da lei e as narrativas autobiográficas
title_full_unstemmed Os professores do ensino superior: entre a performatividade da lei e as narrativas autobiográficas
title_sort Os professores do ensino superior: entre a performatividade da lei e as narrativas autobiográficas
author Montané, Alejandra
author_facet Montané, Alejandra
Sánchez de Serdio, Aida
author_role author
author2 Sánchez de Serdio, Aida
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Montané, Alejandra
Sánchez de Serdio, Aida
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
ENSINO SUPERIOR
AUTOBIOGRAFIAS
NARRATIVAS BIOGRÁFICAS
PROFESSORES
LEGISLAÇÃO
ESPANHA
EDUCATION
HIGHER EDUCATION
AUTOBIOGRAPHIES
BIOGRAPHICAL NARRATIVES
TEACHERS
LEGISLATION
SPAIN
topic EDUCAÇÃO
ENSINO SUPERIOR
AUTOBIOGRAFIAS
NARRATIVAS BIOGRÁFICAS
PROFESSORES
LEGISLAÇÃO
ESPANHA
EDUCATION
HIGHER EDUCATION
AUTOBIOGRAPHIES
BIOGRAPHICAL NARRATIVES
TEACHERS
LEGISLATION
SPAIN
description O presente texto é parte de um projecto de investigação conduzido pelo grupo ESBRINA da Universidade de Barcelona1 e tem por objetivo compreender as implicações da reestruturação económica, social, cultural, tecnológica e laboral da universidade espanhola na vida e na identidade profissional dos docentes e investigadores. As autoras analisam os efeitos performativos da lei na configuração da actividade docente através de um estudo que pretende estabelecer a relação entre a legislação universitária espanhola dos últimos 40 anos e as experiências de vários professores universitários de diferentes gerações. A metodologia qualitativa utilizada baseia-se na análise da legislação, incidindo sobre a definição de sujeito que dela emerge, e, ao mesmo tempo, procurando estabelecer uma relação com os discursos autobiográficos dos participantes no estudo. O objectivo é salientar as transformações que se operaram na vida universitária a partir das alterações legislativas e, ao mesmo tempo, saber que estratégias foram utilizadas pelos docentes perante essas mudanças. A interacção entre a análise performativa da legislação universitária e os relatos autobiográficos da experiência vivida permite aferir as adaptações e resistências, encontros e desencontros, entre o sujeito normativo e o sujeito biográfico.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
2010
2012-03-15T14:26:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/1780
url http://hdl.handle.net/10437/1780
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-401X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136309768355841