Qualidade de Sono nos Professores: o Impacto de uma Intervenção Focada na Compaixão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Mariana Isabel Craveiro de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/94844
Resumo: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
id RCAP_48f8c1145b1cc0de139c63f24a20912d
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/94844
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Qualidade de Sono nos Professores: o Impacto de uma Intervenção Focada na CompaixãoSleep Quality in Teachers: The Impact of a Compassion-Based InterventionQualidade de SonoCompaixãoProfessoresIntervençãoTreino da Mente CompassivaSleep QualityCompassionTeachersInterventionCompassion Mind TrainingDissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoA literatura tem demonstrado que os professores são uma das classes profissionais mais afetada pelo stresse e burnout, apresentando também uma qualidade de sono pobre e sintomas de insónia. Paralelamente, tem demonstrado que as intervenções focadas na compaixão e o treino da mente compassiva (TMC) são eficazes na redução destes problemas. Assim, o presente estudo, teve como objetivo, averiguar a qualidade de sono, numa amostra de professores inscritos num programa de intervenção, explorar as relações entre a qualidade de sono e indicadores de bem-estar e saúde mental, e testar o impacto de um programa de TMC, na qualidade de sono e nos sintomas psicológicos associados ao burnout. Participaram 151 professores e psicólogos, distribuídos pelo grupo experimental e grupo de controlo/waiting list. Os participantes que realizaram o TMC (8 semanas), preencheram questionários para avaliar a compaixão, o autocriticismo, a qualidade de sono, o afeto positivo, a depressão, a ansiedade e o stresse, nos momentos antes e após a intervenção, em ambos os grupos. Os resultados mostraram que os participantes apresentavam em média uma qualidade de sono intermédia/pobre, associada significativamente a mais autocrítica, sintomatologia depressiva, ansiedade e stresse; por sua vez, uma melhor qualidade de sono está significativamente associada a mais autocompaixão, afeto positivo, atos compassivos para com os outros e disponibilidade para receber compaixão. A intervenção não mostrou efeitos significativos na qualidade de sono, no grupo experimental, em comparação com o grupo de controlo, mas revelou efeitos significativos na relação com outras variáveis (e.g. diminuição da ansiedade, burnout, autocriticismo e depressão).The literature has shown that teachers are one of the professional classes most affected by stress and burnout, which are associated with poor sleep quality and insomnia symptoms. Similarly, several authors and researches demonstrated that compassionate interventions and compassionate mind training (CMT) are effective in reducing these problems. The aim of the current study was to understand the quality of sleep in a sample of teachers enrolled in an intervention program, to explore the relationships between sleep quality and indicators of well-being and mental health, and to measure the impact of the CMT program on sleep quality and other psychological symptoms associated with burnout. A sample of 151 school teachers and psychologists participated in this research, being assigned by one of two conditions: compassion mind training and wait-list control. Participants in CMT condition performed a range of CMT practices during 8 weeks. Self-report measures of compassion, self-criticism, sleep quality, positive affect, depression, anxiety, and stress were collected at pre- and post- interventions, in both conditions. The results showed that participants had on average an intermediate/poor sleep quality, significantly associated with higher levels of self-criticism, depressive symptomatology, anxiety and stress, as well as a significant relationship between sleep quality, self-compassion, positive affect, compassion for others and compassion from others. The compassion mind training did not report significant effects on sleep quality in the experimental group in comparison to the control group, but showed significant effects in relation to other variables, such as lower levels of anxiety, burnout, self-criticism and depression.2019-07-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/94844http://hdl.handle.net/10316/94844TID:202716309porSousa, Mariana Isabel Craveiro deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T03:55:16Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/94844Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:13:29.182415Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Qualidade de Sono nos Professores: o Impacto de uma Intervenção Focada na Compaixão
Sleep Quality in Teachers: The Impact of a Compassion-Based Intervention
title Qualidade de Sono nos Professores: o Impacto de uma Intervenção Focada na Compaixão
spellingShingle Qualidade de Sono nos Professores: o Impacto de uma Intervenção Focada na Compaixão
Sousa, Mariana Isabel Craveiro de
Qualidade de Sono
Compaixão
Professores
Intervenção
Treino da Mente Compassiva
Sleep Quality
Compassion
Teachers
Intervention
Compassion Mind Training
title_short Qualidade de Sono nos Professores: o Impacto de uma Intervenção Focada na Compaixão
title_full Qualidade de Sono nos Professores: o Impacto de uma Intervenção Focada na Compaixão
title_fullStr Qualidade de Sono nos Professores: o Impacto de uma Intervenção Focada na Compaixão
title_full_unstemmed Qualidade de Sono nos Professores: o Impacto de uma Intervenção Focada na Compaixão
title_sort Qualidade de Sono nos Professores: o Impacto de uma Intervenção Focada na Compaixão
author Sousa, Mariana Isabel Craveiro de
author_facet Sousa, Mariana Isabel Craveiro de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Mariana Isabel Craveiro de
dc.subject.por.fl_str_mv Qualidade de Sono
Compaixão
Professores
Intervenção
Treino da Mente Compassiva
Sleep Quality
Compassion
Teachers
Intervention
Compassion Mind Training
topic Qualidade de Sono
Compaixão
Professores
Intervenção
Treino da Mente Compassiva
Sleep Quality
Compassion
Teachers
Intervention
Compassion Mind Training
description Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/94844
http://hdl.handle.net/10316/94844
TID:202716309
url http://hdl.handle.net/10316/94844
identifier_str_mv TID:202716309
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134030263746560