Capnografia em Pessoa submetida a Ventilação Mecânica Não Invasiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carreira, Andreia
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/10535
Resumo: Relatório de Trabalho de Projeto apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica
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Este relatório surge na consolidação de um momento de aprendizagem concretizado, exprimindo-se desta forma o percurso, desenvolvido ao longo de três estágios. Os Estágios foram realizados no Serviço de Urgência Geral (SUG) de um Centro Hospitalar da Margem Sul do Tejo. O objetivo deste relatório é relatar de forma crítica e reflexiva as diferentes aprendizagens que levaram ao desenvolvimento de competências especializadas ao nível da avaliação, planeamento, intervenção e investigação em processos associados à Enfermagem Médico-Cirúrgica, possibilitando o desenvolvimento de boas práticas e uma melhoria da qualidade dos cuidados prestados. Os Estágios abrangeram duas dimensões, uma direcionada para o desenvolvimento de um Projeto de Intervenção em Serviço (PIS) e outra para o desenvolvimento de um Projeto de Aprendizagem de Competências (PAC), com o intuito de promover o desenvolvimento das Competências Comuns do Enfermeiro Especialista, as Competências Específicas em Enfermagem em Pessoa em Situação Crítica, em Situação Crónica / Paliativa definidas pela Ordem dos Enfermeiros (Regulamento n.º 122/2011 e 124/2011 de 18 de Fevereiro) e as Competências de Mestre (Decreto-Lei 74/2006 de 24 de Março). A aquisição destas competências, que visam o desempenho da função de Mestre e Enfermeiro Especialista nesta área científica, encontram-se refletidas neste relatório, confirmando a prestação de cuidados de enfermagem altamente qualificados e com base na evidência, contribuindo para a qualidade e excelência da enfermagem. Ao longo deste processo utilizamos a metodologia de trabalho de projeto, a realização do diagnóstico de situação, a definição de objetivos, o planeamento bem como a sua execução e avaliação resultando no PIS. A execução do PIS teve como tema Capnografia em Pessoa submetida a Ventilação Mecânica Não Invasiva, sendo o seu objetivo: Promover a qualidade dos cuidados de Enfermagem prestados à pessoa submetida a VMNI utilizando a capnografia. De modo a responder ao PAC foram realizadas algumas das atividades tais como: uma Atividade de Treino em cenário multi-vítima em parceria com a Companhia dos Bombeiros Sapadores de Setúbal e a construção da Bundle sobre preparação e administração de injetáveis. Com este percurso concluímos que o enfermeiro mestre e especialista em enfermagem Médico- Cirúrgica é um elemento essencial nas equipas multidisciplinares e desempenha um papel fundamental na promoção da investigação e produção de conhecimento resultando na melhoria da qualidade dos cuidados de enfermagem.Abstract: This project work report, directed by Professor Mariana Pereira, was set within the context of the 3rd Master's Course in Medical-Surgical Nursing, School of Health of the Polytechnic Institute of Setúbal. Entitled as Capnography on the Patient subjected to Non-Invasive Ventilation it aims to obtain the Master’s Degree and specialization in Medical-Surgical Nursing. This report reflects the learning and the route developed through the participation in three internships performed in a General Emergency Service (GES) of a Hospital located on the south bank of the River Tagus. The goal of this report is to critically reflect on the different learning processes that led to the development of skills in evaluation, planning, intervention and research in Medical-Surgical Nursing. Thus, these skills enabled the development of good practices and improved quality of care. The internships were carried out in two different dimensions, one directed to the development of an Intervention Project in Service (IPS) and the other to the achievement of a Skills Learning Project (SLP) in order to promote the development of both Common and Specific Skills of the Specialist Nurse in in the care of the patient in critical, chronic and palliative situation - as defined by the Portuguese Order of Nurses (Regulation No 122/2011 and 124/2011 of 18 February) - as well as the skills needed for the Master’s degree in Medical-Surgical Nursing. The acquisition of these skills, which are reflected in this report, led to a expertise at a master’s degree level and a specialization in the scientific filed of Medical-Surgical Nursing, confirming the provision of highly skilled nursing care, based on evidence, that will contribute to the quality and excellence of nursing. The IPS was the outcome of a process centered in a project work methodology for which we used the situation diagnosis, the set of objectives, their planning, implementation and evaluation resulting in PIS. The IPS was entitled as Capnography on the Patient subjected to Non-Invasive Ventilation and its main objective was to promote quality of nursing care to the patient subjected to NIV using capnography. In order to respond to the SLP some activities were carried out: a training activity in a multi-victim scenario in partnership with the Setubal’s Fire Department and a Bundle on preparation and administration of injectables. This path led us to conclude that the nurse with a Master’s Degree and a specialization in Medical-Surgical Nursing is an essential element in multidisciplinary teams and plays a key role in promoting research and producing knowledge that will result in the improvement of the quality of nursing care.Instituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de SaúdePereira, MarianaRepositório ComumCarreira, Andreia2015-12-18T12:19:26Z2015-122015-092015-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/10535TID:201553236porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:52:02Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/10535Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:08:02.250981Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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