A paixão religiosa de Saramago : leitura de 'O evangelho segundo Jesus Cristo' de José Saramago
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/1921 |
Resumo: | O Evangelho segundo Jesus Cristo, de José Saramago, é de 1991. Nesse mesmo ano, Juan Luis Segundo publica La historia perdida y recuperada de Jesus de Nazaret. Mais do que a coincidência de datas, o que chama atenção nesses dois livros é o diálogo secreto que eles travam entre si. O teólogo escreve para o “ateu potencial”, aquele que é capaz de colocar certos valores humanos acima dos valores religiosos. Por que essa preferência? Porque só um “ateu potencial” – diz Segundo – pode reconhecer a importância e o significado de Jesus. Em que pese o paradoxo, não é precisamente esse o caso de Saramago? Não é ele, apesar dele, esse “ateu potencial”? |
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A paixão religiosa de Saramago : leitura de 'O evangelho segundo Jesus Cristo' de José SaramagoRELIGIÃOANÁLISE LITERÁRIALITERATURA PORTUGUESACRISTIANISMOSARAMAGO, JOSÉRELIGIONLITERARY ANALYSISCHRISTIANISMPORTUGUESE LITERATURESARAMAGO, JOSÉO Evangelho segundo Jesus Cristo, de José Saramago, é de 1991. Nesse mesmo ano, Juan Luis Segundo publica La historia perdida y recuperada de Jesus de Nazaret. Mais do que a coincidência de datas, o que chama atenção nesses dois livros é o diálogo secreto que eles travam entre si. O teólogo escreve para o “ateu potencial”, aquele que é capaz de colocar certos valores humanos acima dos valores religiosos. Por que essa preferência? Porque só um “ateu potencial” – diz Segundo – pode reconhecer a importância e o significado de Jesus. Em que pese o paradoxo, não é precisamente esse o caso de Saramago? Não é ele, apesar dele, esse “ateu potencial”?O Evangelho segundo Jesus Cristo, by José Saramago, is from 1991. In this same year, Juan Luis Segundo published La historia perdida y recuperada de Jesus de Nazaret. More than coincidence of the dates, what calls our attention in these two books, is the secret dialogue between them. The theologian writes for the “potential atheist”, the one that is able to put certain human values above religious values. Why this preference? Because only “potential atheist” – says Segundo – can recognize the historic importance and meaning of Jesus. Despite the paradox, is this not precisely case with Saramago? Is he not, despite himself, this “potential atheist”?Edições Universitárias Lusófonas2012-03-20T13:00:20Z2007-01-01T00:00:00Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/1921por1646-1630Tenório, Waldecyinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-10T01:31:18Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1921Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:16:56.181298Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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