Argamassa de reboco reforçada com resíduos da indústria têxtil do tipo fio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peixoto, A.
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Vieira, J., Paiva, A., Fernandes, L., Tavares, P., Morais, J., Oliveira, Daniel V., Caldeira, F., Varum, H., Cunha, Vitor M. C. F., Pinto, J.
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/22033
Resumo: Este trabalho de investigação pretende estudar o efeito da incorporação de fibras de resíduos da indústria têxtil nas argamassas de reboco e auscultar o potencial deste material compósito. Neste caso, os resíduos da indústria têxtil considerados são fios ou pedaços de tecido ou malhas, e poderão ter uma grande variabilidade material (e.g. composição, espessura, densidade, entre outras). Aspetos relacionados com o traço, o tamanho das fibras e a percentagem de fibras a incorporar são importantes contemplar neste estudo. Nesta fase deste trabalho de investigação, apenas se considerou a inclusão de fio com a composição de 30% de algodão e de 70% de acrílico. Amostras de argamassa de traço 1:1:6 (cimento:cal hidráulica:areia), reforçada com fibras deste fio, de tamanho de 20 mm e 40 mm, e com as percentagens de 0%, 1%, 2%, 3% e 4% foram fabricadas. Estas amostras foram depois ensaiadas à compressão e à flexão em três pontos. Os resultados experimentais permitiram verificar que existe uma melhoria notável das capacidades resistentes à compressão e à flexão do material à medida que a percentagem de fibras aumenta. Atendendo a que patologias de argamassa de reboco do tipo fissuração continua a ser um grave problema que as nossas construções apresentam, incluindo as recentemente concluídas, este estudo poderá dar um contributo técnico na solução desta problemática, num contexto sustentável e económico.
id RCAP_49248f4608659ef458de9af271580180
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/22033
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Argamassa de reboco reforçada com resíduos da indústria têxtil do tipo fioArgamassaRebocoResíduosIndústria textilEste trabalho de investigação pretende estudar o efeito da incorporação de fibras de resíduos da indústria têxtil nas argamassas de reboco e auscultar o potencial deste material compósito. Neste caso, os resíduos da indústria têxtil considerados são fios ou pedaços de tecido ou malhas, e poderão ter uma grande variabilidade material (e.g. composição, espessura, densidade, entre outras). Aspetos relacionados com o traço, o tamanho das fibras e a percentagem de fibras a incorporar são importantes contemplar neste estudo. Nesta fase deste trabalho de investigação, apenas se considerou a inclusão de fio com a composição de 30% de algodão e de 70% de acrílico. Amostras de argamassa de traço 1:1:6 (cimento:cal hidráulica:areia), reforçada com fibras deste fio, de tamanho de 20 mm e 40 mm, e com as percentagens de 0%, 1%, 2%, 3% e 4% foram fabricadas. Estas amostras foram depois ensaiadas à compressão e à flexão em três pontos. Os resultados experimentais permitiram verificar que existe uma melhoria notável das capacidades resistentes à compressão e à flexão do material à medida que a percentagem de fibras aumenta. Atendendo a que patologias de argamassa de reboco do tipo fissuração continua a ser um grave problema que as nossas construções apresentam, incluindo as recentemente concluídas, este estudo poderá dar um contributo técnico na solução desta problemática, num contexto sustentável e económico.Associação Portuguesa dos Fabricantes de Argamassas de Construção (APFAC)Universidade do MinhoPeixoto, A.Vieira, J.Paiva, A.Fernandes, L.Tavares, P.Morais, J.Oliveira, Daniel V.Caldeira, F.Varum, H.Cunha, Vitor M. C. F.Pinto, J.2012-032012-03-01T00:00:00Zconference paperinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/22033porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T06:15:00Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/22033Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T06:15Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Argamassa de reboco reforçada com resíduos da indústria têxtil do tipo fio
title Argamassa de reboco reforçada com resíduos da indústria têxtil do tipo fio
spellingShingle Argamassa de reboco reforçada com resíduos da indústria têxtil do tipo fio
Peixoto, A.
Argamassa
Reboco
Resíduos
Indústria textil
title_short Argamassa de reboco reforçada com resíduos da indústria têxtil do tipo fio
title_full Argamassa de reboco reforçada com resíduos da indústria têxtil do tipo fio
title_fullStr Argamassa de reboco reforçada com resíduos da indústria têxtil do tipo fio
title_full_unstemmed Argamassa de reboco reforçada com resíduos da indústria têxtil do tipo fio
title_sort Argamassa de reboco reforçada com resíduos da indústria têxtil do tipo fio
author Peixoto, A.
author_facet Peixoto, A.
Vieira, J.
Paiva, A.
Fernandes, L.
Tavares, P.
Morais, J.
Oliveira, Daniel V.
Caldeira, F.
Varum, H.
Cunha, Vitor M. C. F.
Pinto, J.
author_role author
author2 Vieira, J.
Paiva, A.
Fernandes, L.
Tavares, P.
Morais, J.
Oliveira, Daniel V.
Caldeira, F.
Varum, H.
Cunha, Vitor M. C. F.
Pinto, J.
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Peixoto, A.
Vieira, J.
Paiva, A.
Fernandes, L.
Tavares, P.
Morais, J.
Oliveira, Daniel V.
Caldeira, F.
Varum, H.
Cunha, Vitor M. C. F.
Pinto, J.
dc.subject.por.fl_str_mv Argamassa
Reboco
Resíduos
Indústria textil
topic Argamassa
Reboco
Resíduos
Indústria textil
description Este trabalho de investigação pretende estudar o efeito da incorporação de fibras de resíduos da indústria têxtil nas argamassas de reboco e auscultar o potencial deste material compósito. Neste caso, os resíduos da indústria têxtil considerados são fios ou pedaços de tecido ou malhas, e poderão ter uma grande variabilidade material (e.g. composição, espessura, densidade, entre outras). Aspetos relacionados com o traço, o tamanho das fibras e a percentagem de fibras a incorporar são importantes contemplar neste estudo. Nesta fase deste trabalho de investigação, apenas se considerou a inclusão de fio com a composição de 30% de algodão e de 70% de acrílico. Amostras de argamassa de traço 1:1:6 (cimento:cal hidráulica:areia), reforçada com fibras deste fio, de tamanho de 20 mm e 40 mm, e com as percentagens de 0%, 1%, 2%, 3% e 4% foram fabricadas. Estas amostras foram depois ensaiadas à compressão e à flexão em três pontos. Os resultados experimentais permitiram verificar que existe uma melhoria notável das capacidades resistentes à compressão e à flexão do material à medida que a percentagem de fibras aumenta. Atendendo a que patologias de argamassa de reboco do tipo fissuração continua a ser um grave problema que as nossas construções apresentam, incluindo as recentemente concluídas, este estudo poderá dar um contributo técnico na solução desta problemática, num contexto sustentável e económico.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03
2012-03-01T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv conference paper
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/22033
url http://hdl.handle.net/1822/22033
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Portuguesa dos Fabricantes de Argamassas de Construção (APFAC)
publisher.none.fl_str_mv Associação Portuguesa dos Fabricantes de Argamassas de Construção (APFAC)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817544905892823040