Luto na Inf?ncia pela Morte do Progenitor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Marisa Sofia Almeida
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Vicente, Henrique (Orientador)
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/895
Resumo: A presente disserta??o explora, descreve e discute a viv?ncia do luto na inf?ncia pela morte do progenitor, atrav?s de um estudo de caso cl?nico. Neste sentido, foram avaliadas e analisadas as viv?ncias e manifesta??es relacionadas a essa perda, as suas consequ?ncias no desenvolvimento cognitivo e emocional da crian?a, as estrat?gias e mecanismos de defesa a que recorreu para enfrentar o luto, as fantasias a ele associadas, os fatores de risco (vulnerabilidade) e de prote??o/suporte que dificultaram ou favoreceram a elabora??o do luto, e o papel da psicoterapia no desenrolar desse processo. De acordo com a metodologia de estudo de caso, definiram-se dois momentos de avalia??o onde foram tecidas compara??es entre os testes projetivos aplicados. Os dados obtidos apontam para a import?ncia de uma comunica??o que tenha em conta o conceito de morte e o est?dio de desenvolvimento da crian?a. Estes permitiram ainda suportar a hip?tese de que as rea??es imediatas ? perda e as rea??es futuras n?o s?o padronizadas, dependendo muito da personalidade e da idade da crian?a. Ao contr?rio do que refere a literatura, o rendimento escolar n?o baixou, pois parece ter sido feito um deslocamento da afetividade e um investimento nesta ?rea. Este estudo permitiu ainda compreender o impacto do trabalho psicoterap?utico no processo de luto de uma crian?a, sendo este um dos fatores de suporte que favoreceu a elabora??o. / This dissertation explores, describes and discusses mourning during childhood, caused by the death of a parent, through a clinical case study. The experiences and events related to this loss were evaluated and analyzed, namely, its consequences on the infant?s cognitive and emotional development, the strategies and defense mechanisms used to tackle the grief experienced, the fantasies associated, the risk (vulnerability) and protective/support factors that made the process of mourning easier or more challenging, and the role of psychotherapy in the unfolding of this process. The case study methodology included two moments of evaluation, which enabled comparisons between the results of the projective tests applied. The resulting data points to the importance of communication that takes into account the concept of death and the developmental stage of the child. The results also conferred support to the hypothesis that immediate and future reactions to the loss are not standardized, depending largely on the age and personality of the child. Contrary to what the literature refers, school performance did not decrease, due to a displacement of affection and an investment in this area. This study allowed us to understand the impact of psychotherapeutic work in the grieving process of a child, being one of the supporting factors that favored its elaboration/resolution.
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