Análise de circularidade do produto em diferentes estágios de conceção e produção no setor automóvel
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/89185 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Engenharia de Polímeros |
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Análise de circularidade do produto em diferentes estágios de conceção e produção no setor automóvelDesenvolvimento do produtoEconomia circularIndicadores de circularidadeProduto sustentávelCircular economyCircularity indicatorsProduct developmentSustainable product.Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e TecnologiasDissertação de mestrado em Engenharia de PolímerosNos últimos anos, a produção global de resíduos plásticos aumentou significativamente, resultado da forte correlação entre o aumento da urbanização, desenvolvimento económico e escassez de recursos naturais. Consequentemente, a importância em reduzir o uso de plásticos aumentou, devido à maior consciencialização no que toca aos efeitos prejudiciais que os plásticos podem ter no ambiente, nos oceanos e, até mesmo, na saúde humana. Neste contexto, setores como o automóvel, caraterizados por seguirem uma abordagem linear dos seus produtos, são um ótimo exemplo da necessidade de transição para uma economia circular, devendo procurar o desenvolvimento de processos mais ecológicos e sustentáveis, tanto por estratégia económica como pela mitigação do seu impacto ambiental. Assim, têm surgido na literatura várias metodologias, de modo a auxiliar as empresas e instituições a implementarem a circularidade nos seus processos produtivos, como é o caso dos indicadores de circularidade. A presente dissertação apresenta como principal objetivo a demonstração da pertinência do uso de indicadores de circularidade em estágios iniciais de desenvolvimento de um produto. Desta forma, pretende-se compreender a importância do seu papel neste âmbito e estabelecer comparação com um outro produto atualmente industrializado, de forma a verificar o impacto que determinadas ações e modificações podem ter na circularidade dos mesmos. Com este objetivo em vista, foi necessária a recolha de dados relativos aos dois casos de estudo, para assim proceder ao cálculo dos indicadores de circularidade. Os indicadores para análise quantitativa selecionados foram, nomeadamente, o Índice de Desejabilidade de Reciclagem (RDI), o Indicador de Circularidade do Material (MCI), a Pontuação de Reutilização do Material (MRS), o Indicador de Eficiência de Recursos (VRE) e, por fim, ferramentas de análise qualitativa, como o Indicador Protótipo de Economia Circular (CEIP) e as Diretrizes de Design Circular (CDG). A aplicação destes indicadores permitiu distinguir as oportunidades de melhoria existentes para um produto ainda em desenvolvimento comparativamente a um produto industrializado. Finalmente, foi ainda sugerida uma metodologia para promover o desenvolvimento de um produto mais sustentável, recorrendo à aplicação de indicadores de circularidade e discutidos os resultados obtidos para cada um dos casos de estudo.In the last few years, the global generation of plastic waste has increased significantly, as a result of the strong correlation between increased urbanization, economic development and scarcity of natural resources. Consequently, the importance of reducing the use of plastics has increased, due to increased awareness of the harmful effects that plastics can have on the environment, oceans and even human health. In this context, sectors such as the automobile, characterized by following a linear approach to their products, are an excellent example of the need to transition to a circular economy, and should seek to develop more ecological and sustainable processes, both as an economic strategy and to mitigate its environmental impact. Thus, several methodologies have emerged in the literature, in order to help companies to implement circularity in their production processes, as is the case of circularity indicators. The main objective of this dissertation was to demonstrate the relevance of using circularity indicators in the initial stages of project development. In this way, the aim was to understand the importance of its role at an early stage of its development and a comparison was made with another currently industrialized product, to verify the impact that certain actions and modifications could have on improving their circularity. To this end, it was necessary to collect all the informations relating to the two case studies, in order to proceed with the calculation of the circularity indicators. The selected indicators for quantitative analysis were, Recycling Desirability Index (RDI), Material Circularity Indicator (MCI), Material Reuse Score (MRS), Resource Efficiency Indicator (VRE) and, finally, qualitative analysis tools, such as the Circular Economy Prototype Indicator (CEIP) and the Circular Design Guidelines (CDG). The application of these indicators made it possible to distinguish the existing possibilities to improve a product still under development, compared to an industrialized product. Finally, a methodology was also suggested to promote the development of a sustainable product using the application of circularity indicators and discussed results for each case study.Simões, Ricardo João FerreiraMartins, Carla I.Barbosa, TiagoUniversidade do MinhoSimão, Maria João Rocha2024-02-152024-02-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/89185por203535740info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-02T01:19:41Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/89185Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:11:49.567382Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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