Aplicações de ajuda em smartphones

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Evandro Machado
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/7609
Resumo: O envelhecimento da população dos países desenvolvidos é uma realidade, transformando-se assim, num objetivo de vários produtos e aplicações da área das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), nomeadamente dos smartphones e de outros dispositivos pessoais. A evolução das novas tecnologias e o desenvolvimento de aplicações móveis, que abrangem diversas áreas e diferentes aspetos do quotidiano, levou a uma crescente crença de que existe uma aplicação para tudo. Nos dias que correm, e visto que a sociedade assim o exige, é imprescindível que as pessoas mais velhas saibam lidar e trabalhar com as TIC. Embora existam alguns contratempos, sabe-se que há inúmeras aplicações móveis que podem ajudar as pessoas em situações do seu dia-a-dia, ajuda essa mais visível nas pessoas mais velhas. São exemplo disso, as aplicações que motivam os seus utilizadores para se tornarem mais ativos, os ajudam a melhorar a autoestima, os aconselham a aspetos médicos e psicológicos, entre outras. Como principais obstáculos para o uso das TIC, por parte das pessoas mais velhas, podem ser apontados fatores como a idade, o estado civil, o nível de escolaridade ou a saúde. No entanto, o maior obstáculo seja, talvez, a falta de conhecimento das ajudas disponíveis. As aplicações para dipositivos móveis encontram-se disponíveis nas lojas de software, organizadas por classes, nas quais o utilizador pode procurar as aplicações por palavras-chave. Para fazer a procura, o utilizador introduz uma palavra relacionada com o âmbito pretendido e é-lhe divulgado um grande número de aplicações. Se não souberem bem que tipo de ajuda procura, aparecerão, frequentemente, muitas aplicações não relacionadas com a aplicação pretendida. Esta dissertação teve como principal objetivo conhecer as aplicações disponíveis nas principais lojas de software para dispositivos móveis. Nesse sentido, foi feito um levantamento metódico de aplicações disponíveis que pudessem, na nossa opinião, ajudar pessoas e, em particular, as pessoas mais velhas. Foram identificadas 76 palavras-chave, derivadas das alterações, que resultam do envelhecimento, nas duas lojas atualmente mais relevantes, Google Play e iTunes. O processo de seleção das aplicações obtidas foi feito em duas etapas; uma etapa de pré-seleção inicial, na qual as aplicações foram selecionadas com base no seu nome, título e imagem e uma etapa final de validação, na qual foram analisadas as descrições das aplicações. No final deste processo obteve-se uma lista de 536 aplicações. Analisadas as aplicações obtidas, verificou-se que as classes nas quais se encontravam não esclareciam as ajudas que estas aplicações prestavam, pelo que se decidiu estudar e propor um modelo de classificação de aplicações que permitisse aos utilizadores, com base nas suas alterações, encontrar o tipo de ajuda disponível em aplicações de dispositivo móveis e identificar aplicações que implementem essas ajudas. O modelo proposto, obtido, depois de várias interações, está organizado numa árvore centrada no utilizador e apresenta quatro níveis de classificação: os dois primeiros estão centrados no problema e os dois últimos na solução. O primeiro nível ramifica o utilizador, com base nas alterações gerais no envelhecimento (type-change), e o segundo nível ramifica com base no tipo de dificuldades causada (type-difficulty). O terceiro nível ramifica com base no tipo de ajudas prestadas (help-type) e o quarto nível, com base na forma como a ajuda é prestada (help-how). Como forma de ilustração válida do modelo proposto, foram efetuados 5 casos de uso.
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São exemplo disso, as aplicações que motivam os seus utilizadores para se tornarem mais ativos, os ajudam a melhorar a autoestima, os aconselham a aspetos médicos e psicológicos, entre outras. Como principais obstáculos para o uso das TIC, por parte das pessoas mais velhas, podem ser apontados fatores como a idade, o estado civil, o nível de escolaridade ou a saúde. No entanto, o maior obstáculo seja, talvez, a falta de conhecimento das ajudas disponíveis. As aplicações para dipositivos móveis encontram-se disponíveis nas lojas de software, organizadas por classes, nas quais o utilizador pode procurar as aplicações por palavras-chave. Para fazer a procura, o utilizador introduz uma palavra relacionada com o âmbito pretendido e é-lhe divulgado um grande número de aplicações. Se não souberem bem que tipo de ajuda procura, aparecerão, frequentemente, muitas aplicações não relacionadas com a aplicação pretendida. Esta dissertação teve como principal objetivo conhecer as aplicações disponíveis nas principais lojas de software para dispositivos móveis. Nesse sentido, foi feito um levantamento metódico de aplicações disponíveis que pudessem, na nossa opinião, ajudar pessoas e, em particular, as pessoas mais velhas. Foram identificadas 76 palavras-chave, derivadas das alterações, que resultam do envelhecimento, nas duas lojas atualmente mais relevantes, Google Play e iTunes. O processo de seleção das aplicações obtidas foi feito em duas etapas; uma etapa de pré-seleção inicial, na qual as aplicações foram selecionadas com base no seu nome, título e imagem e uma etapa final de validação, na qual foram analisadas as descrições das aplicações. No final deste processo obteve-se uma lista de 536 aplicações. Analisadas as aplicações obtidas, verificou-se que as classes nas quais se encontravam não esclareciam as ajudas que estas aplicações prestavam, pelo que se decidiu estudar e propor um modelo de classificação de aplicações que permitisse aos utilizadores, com base nas suas alterações, encontrar o tipo de ajuda disponível em aplicações de dispositivo móveis e identificar aplicações que implementem essas ajudas. O modelo proposto, obtido, depois de várias interações, está organizado numa árvore centrada no utilizador e apresenta quatro níveis de classificação: os dois primeiros estão centrados no problema e os dois últimos na solução. O primeiro nível ramifica o utilizador, com base nas alterações gerais no envelhecimento (type-change), e o segundo nível ramifica com base no tipo de dificuldades causada (type-difficulty). O terceiro nível ramifica com base no tipo de ajudas prestadas (help-type) e o quarto nível, com base na forma como a ajuda é prestada (help-how). Como forma de ilustração válida do modelo proposto, foram efetuados 5 casos de uso.The aging population in developed countries is a reality, becoming an objective of various products and applications in the area of Information and Communication Technologies (ICT), this includes smartphones and other personal devices. The evolution of new technologies and the development of mobile applications, which cover different areas and different aspects of daily life, led to a growing belief that there is an APP for everything. Nowadays, and since the company so requires, it is essential that older people know how to deal and work with ICT. While there are some setbacks, it is known that there are a big number of mobile applications that can help people in daily basics situations and those can help older people even more. Some examples are the applications that motivate users to become more active, applications that help to improve self-esteem or even advise in medical and psychological aspects, among others. The main obstacles to the use of ICT by older people can be singled out by factors such as age, marital status, level of education or health. However, the biggest obstacle is perhaps the lack of knowledge about the available aid. Applications for Mobile devices are available in software stores, organized by classes, where the user can search for applications by keywords. To search an application, the user enters a word related to the desired theme and is returned to him a large number of applications. Without knowing well what kind of help you need, it often gets lots of applications that are not related to the desired type of application. This dissertation’s objective is to know the applications available in major software stores for mobile devices. Keeping that in mind, it was made a methodical survey of available applications that could, in the project’s developers opinion, help people, in particular older people. There were identified 76 keywords derived from changes that result from aging, they were after used in the two currently most relevant stores, Google Play and iTunes. The selection process used on the resulting applications was done in two steps, an initial pre-selection stage, here the applications were selected based on their name, title and images and a final validation step in which the descriptions were analyzed from those applications. At the end of this process a list of 536 applications was obtained. Analyzing the obtained applications, it was found that the classes they placed weren’t particularly enlightening about the aids that those applications lent, so it was decided to study and propose an application rating model, which allow users, based on their changes, to find the kinds of help available in mobile device’s applications and identify applications that implement those aids. In the proposed model, obtained after several interactions, organized in a tree usercentered and four levels of classification, the two first focused on the problem and the last two focused on the solution. The first level branches the applications based on user’s general changes through aging (type-change), the second branch level is based on the caused type of difficulties (type-difficulty). The third level branches are based on the given assistance type (help-type) and the fourth level is based on how the help is provided (help-how). In the purpose of illustration, the validity of the proposed model, there were made 5 cases of use.2017-05-09T15:11:30Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7609porCunha, Evandro Machadoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:36:26Zoai:repositorio.utad.pt:10348/7609Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:01:28.243084Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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