Aprendizagem científica e contextos de socialização familiar: um estudo com crianças dos estratos sociais mais baixos
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Data de Publicação: | 1997 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/15512 |
Resumo: | O estudo foi desenvolvido no âmbito da teoria de Bernstein e fundamenta-se em trabalhos anteriores (Morais et al, 1993) que têm mostrado a influência da socialização da criança na família na resposta dos alunos à escola. Esses trabalhos evidenciaram que no interior da classe trabalhadora, há padrões diferentes de socialização familiar que originam um aproveitamento escolar diferencial e sugeriram a necessidade de outros estudos. Neste estudo, pretendia-se, por um lado, estudar a influência de factores sociológicos dos contextos pedagógicos familiares dos alunos da classe trabalhadora no seu aproveitamento em ciências, e por outro lado comparar em função desses factores e do aproveitamento em ciências, na escola, os alunos da classe trabalhadora urbana e rural. A amostra era constituída por 85 alunos e respectivos pais, do 6° ano de escolaridade de uma escola preparatória de uma cidade de província do norte de Portugal. Esta amostra era constituída por duas sub-amostras, uma urbana e outra rural. Os resultados obtidos permitem concluir que existe uma relação significativa entre os factores sociológicos do contexto pedagógico familiar dos alunos e o seu sucesso escolar. Os factores mais relevantes parecem ser o nível profissional e académico dos pais, a sua participação em agências de oposição ou reprodução cultural e as características do espaço pedagógico familiar. Os resultados mostraram também que há diferenças fundamentais no interior da classe trabalhadora que podem explicar o aproveitamento diferencial dos alunos deste estrato social. Desta forma, o estudo dá um contributo para a compreensão da relação entre a família e a escola. |
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