Liderança e satisfação: um estudo em clínicas odontológicas brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Eva Marta
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/9891
Resumo: O objetivo central deste estudo é analisar a liderança em clínicas de odontologia e a sua relação com a satisfação com a supervisão. A amostra é constituída por 102 participantes de clínicas Odontológicas brasileiras. A abordagem exploratória é quantitativa em que o questionário inclui o Multidimensional Leadership Questionnaire que mede a liderança transformacional, transacional e lassez-faire, a dimensão da satisfação com a supervisão do Job Descriptive Index e variáveis demográficas e profissionais. Os resultados mostram que as chefias dos cirurgiões dentistas têm mais comportamentos de Liderança Transformacional do que outro tipo qualquer de liderança e que a satisfação com a supervisão é identica em todos os tipos de liderança. Os homens sentem-se mais intelectualmente estimulados, há diferenças geracionais com os mais jovens (menor perceção de comportamentos carismáticos e de consideração pessoal) e com os que estão em plena vida ativa reportando comportamentos de laissez-faire das chefias, assim como ausência de inspiração motivacional. Os dados parecem indicar que os profissionais parecem valorizar terem algum tipo de liderança (transformacional ou transacional), sendo que a transformacional está mais relacionada com a satisfação com a supervisão. Sendo a liderança um aspeto crucial para o sucesso das organizações, com este estudo pretende-se contribuir para a investigação no setor e para a competitividade destas organizações. Apresentam-se as limitações e pistas para futura investigação.
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