Porque a toalha de mesa apareceu na pintura de Adriane Hernandez?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-61582018000400007 |
Resumo: | O texto versa sobre as pinturas recentes da artista Adriane Hernandez que apresentam composições formadas pela imagem de plantas, folhas e pássaros atravessados por padrões reticulados em xadrez que costumam figurar em toalhas de mesa. Indaga-se sobre possíveis motivações para os acontecimentos pictóricos descritos nele, propondo que a sua presença é proveniente de uma especulação e de uma trajetória que partiu da pintura, visitou os objetos físicos e a fotografia para depois retornar à pintura. |
id |
RCAP_4954377de82a004f6fd7928f1d6a82da |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1647-61582018000400007 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Porque a toalha de mesa apareceu na pintura de Adriane Hernandez?Pinturaprocedimentos criativosconceitosO texto versa sobre as pinturas recentes da artista Adriane Hernandez que apresentam composições formadas pela imagem de plantas, folhas e pássaros atravessados por padrões reticulados em xadrez que costumam figurar em toalhas de mesa. Indaga-se sobre possíveis motivações para os acontecimentos pictóricos descritos nele, propondo que a sua presença é proveniente de uma especulação e de uma trajetória que partiu da pintura, visitou os objetos físicos e a fotografia para depois retornar à pintura.Universidade de LisboaFaculdade de Belas-Artes2018-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-61582018000400007Revista :Estúdio v.9 n.24 2018reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-61582018000400007Machado,João Carlosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:25:39Zoai:scielo:S1647-61582018000400007Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:31:03.325118Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Porque a toalha de mesa apareceu na pintura de Adriane Hernandez? |
title |
Porque a toalha de mesa apareceu na pintura de Adriane Hernandez? |
spellingShingle |
Porque a toalha de mesa apareceu na pintura de Adriane Hernandez? Machado,João Carlos Pintura procedimentos criativos conceitos |
title_short |
Porque a toalha de mesa apareceu na pintura de Adriane Hernandez? |
title_full |
Porque a toalha de mesa apareceu na pintura de Adriane Hernandez? |
title_fullStr |
Porque a toalha de mesa apareceu na pintura de Adriane Hernandez? |
title_full_unstemmed |
Porque a toalha de mesa apareceu na pintura de Adriane Hernandez? |
title_sort |
Porque a toalha de mesa apareceu na pintura de Adriane Hernandez? |
author |
Machado,João Carlos |
author_facet |
Machado,João Carlos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado,João Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pintura procedimentos criativos conceitos |
topic |
Pintura procedimentos criativos conceitos |
description |
O texto versa sobre as pinturas recentes da artista Adriane Hernandez que apresentam composições formadas pela imagem de plantas, folhas e pássaros atravessados por padrões reticulados em xadrez que costumam figurar em toalhas de mesa. Indaga-se sobre possíveis motivações para os acontecimentos pictóricos descritos nele, propondo que a sua presença é proveniente de uma especulação e de uma trajetória que partiu da pintura, visitou os objetos físicos e a fotografia para depois retornar à pintura. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-61582018000400007 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-61582018000400007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-61582018000400007 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista :Estúdio v.9 n.24 2018 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137373181706240 |