O conflito interparental, rendimento escolar e autoestima em alunos do 3º ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Ana Filipa
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/4729
Resumo: A presente investigação pretende averiguar a perceção dos adolescentes, que frequentam o terceiro ciclo, face aos conflitos interparentais e a sua interferência no rendimento escolar e na autoestima global dos mesmos. Neste sentido formulou-se um problema ao qual se pretende dar uma resposta fundamentada em resultados empíricos. Os objetivos desta investigação consistem em avaliar a relação entre a perceção do conflito interparental e os resultados escolares, determinar diferenças de género na perceção do conflito interparental, identificar a relação entre a perceção do conflito e a autoestima e determinar um possível poder preditor do conflito interparental na autoestima. Este estudo é transversal, de caráter quantitativo do tipo correlacional e comparativo. A população é de conveniência e é composta por 256 adolescentes, de ambos os géneros, do 8ºe 9º ano de escolaridade pertencentes a agrupamento de escolas do concelho de Chaves. Para a recolha de dados recorreu-se ao uso da escala The Children’s Perception of Interparental Conflict Scale (CPIC) que avalia a perceção dos adolescentes face ao conflito e às figuras parentais e da escala Rosenberg’s Self-Esteem Scale (RSES) que avalia os níveis de autoestima global. No que respeita às propriedades psicométricas dos instrumentos, os valores do alfa de Cronbach evidenciaram uma consistência interna boa e aceitável. Na testagem de hipóteses, constatou-se que o conflito interparental não se correlaciona com os resultados académicos dos adolescentes, mas, relaciona-se com a autoestima dos mesmos. A autoestima, de acordo com os resultados desta investigação, é mais elevada no género masculino. Relativamente ao conflito interparental, as adolescentes apresentam uma perceção mais elevado do conflito, quando comparadas com o sexo oposto. Os resultados apontam que a perceção de eficácia que os adolescentes possuem face aos conflitos interparentais, é preditora da sua autoestima. A autoestima e a perceção do conflito interparental variam tendo por base o ano de escolar em que os adolescentes se encontram, evidenciando-se que os estudantes do 8º ano possuem um nível de autoestima mais elevado e não são tão afetados pelo conflito interparental.
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A população é de conveniência e é composta por 256 adolescentes, de ambos os géneros, do 8ºe 9º ano de escolaridade pertencentes a agrupamento de escolas do concelho de Chaves. Para a recolha de dados recorreu-se ao uso da escala The Children’s Perception of Interparental Conflict Scale (CPIC) que avalia a perceção dos adolescentes face ao conflito e às figuras parentais e da escala Rosenberg’s Self-Esteem Scale (RSES) que avalia os níveis de autoestima global. No que respeita às propriedades psicométricas dos instrumentos, os valores do alfa de Cronbach evidenciaram uma consistência interna boa e aceitável. Na testagem de hipóteses, constatou-se que o conflito interparental não se correlaciona com os resultados académicos dos adolescentes, mas, relaciona-se com a autoestima dos mesmos. A autoestima, de acordo com os resultados desta investigação, é mais elevada no género masculino. Relativamente ao conflito interparental, as adolescentes apresentam uma perceção mais elevado do conflito, quando comparadas com o sexo oposto. Os resultados apontam que a perceção de eficácia que os adolescentes possuem face aos conflitos interparentais, é preditora da sua autoestima. A autoestima e a perceção do conflito interparental variam tendo por base o ano de escolar em que os adolescentes se encontram, evidenciando-se que os estudantes do 8º ano possuem um nível de autoestima mais elevado e não são tão afetados pelo conflito interparental.This research seeks to ascertain the perception of adolescents who attend the third cycle, compared to interparental conflict and that it affects the academic performance and overall self-esteem thereof. In this sense was formulated a problem which is intended to give a reasoned response on empirical results. The objectives of this research are to assess the relationship between the perception of interparental conflict and school results, determine gender differences in perception of interparental conflict, identifying the relationship between the perception of conflict and self-esteem and determine a possible predictive power of interparental conflict self-esteem. This study is cross-sectional, quantitative correlational character type and comparative. The population is convenience and is composed of 256 adolescents of both genders, the 8ºe 9th grade belonging to group keys of the county's schools. For data collection was done using the use of the scale The Children's Perception of Interparental Conflict Scale (CPIC) that evaluates the perception of adolescents face of conflict and parental figures and scale Rosenberg's Self-Esteem Scale (RSES) that assesses levels global self-esteem. With regard to the psychometric properties of the instruments, the Cronbach's alpha values showed a good internal consistency and acceptable. In testing hypotheses, it was found that interparental conflict is not correlated with academic achievement of adolescents, but relates to the self-esteem of them. Self-esteem, according to the results of this research, is higher in males. For the interparental conflict, adolescents have a higher perception of the conflict, when compared with the opposite sex. The results show that the perception of effectiveness that teens have to face interparental conflict, is a predictor of self-esteem. Self-esteem and the perception of interparental conflict vary based on the year of school in which adolescents are, showing that the students of 8th grade have a higher level of self-esteem and are not as affected by interparental conflict.2015-06-26T11:44:18Z2015-06-26T00:00:00Z2015-06-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/4729porAlves, Ana Filipainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:56:33Zoai:repositorio.utad.pt:10348/4729Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:06:24.973961Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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