Os transportes informais na cidade do Luena, Angola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/64656 |
Resumo: | Dissertação de mestrado Geografia (área de especialização em Planeamento e Gestão do Território) |
id |
RCAP_49586ba0a8b4427668693ef4a0e55961 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/64656 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Os transportes informais na cidade do Luena, AngolaThe informal transport in Luena city, AngolaAngolaHiasseLuenaSul globalTransporte informalGlobal southHiassesInformal transportCiências Sociais::Geografia Económica e SocialDissertação de mestrado Geografia (área de especialização em Planeamento e Gestão do Território)De forma semelhante um pouco pelos quatro quadrantes do mundo, a economia informal tem crescido exponencialmente nas últimas décadas, revelando uma grande importância e tendo uma forte expressão em cidades e regiões, sobretudo nos países em desenvolvimento e, abarcando como é obvio, várias dimensões das atividades humanas. Em África e particularmente em Angola, os transportes rodoviários de passageiros manifestam-se de inúmeros tipos e formas. O caso dos Transportes Informais da Cidade do Luena – que é o objeto de estudo nesta dissertação manifesta esta realidade. Os transportes informais são aqueles que asseguram a mobilidade de pessoas e bens, gerando centenas de empregos informais, e garantindo a sobrevivência de diversos agregados familiares, contribuindo para inúmeras dinâmicas socioeconómicas. Neste estudo em concreto, faz-se uma abordagem do setor dos transportes informais que compreende a mobilidade geralmente efetuada em automóveis ligeiros coletivos de passageiros, localmente designados por táxis (entenda-se táxi não individual), ou Hiasses, com lotação até dezoito lugares e com procedimentos operacionais muito específicos. O estudo pretende analisar e avaliar o funcionamento dos transportes informais na cidade angolana do Luena e os seus principais impactos na vida das populações, bem como caracterizar e perceber os percursos, os atores e os níveis de informalidade deste setor. Assente numa metodologia variada que incluiu observação de campo, interação informal com vários atores, entrevistas e participação nas rotas de transporte informal, o estudo permitiu a condução de discernimentos que viabilizaram a formulação de alternativas para a melhoria do funcionamento eficaz e eficiente dos transportes de passageiros na cidade do Luena, Angola.Similarly, across to many places around the world, the informal sector has grown exponentially in recent decades, revealing a tremendous importance and having an strong imprint in cities and regions, especially in developing countries and, it encompasses of course, various dimensions of human activities. In Africa and particularly in Angola, road passenger transport comes in many types and forms. The case of Informal Transports of the City of Luena - which is the object of study in this dissertation manifest this reality. Informal transports are those that ensure the mobility of people and goods, generating hundreds of informal jobs, and ensuring the survival of diverse households, contributing to numerous socioeconomic dynamics. In this specific study, we take a more focused approach to the informal transport sector, which comprises the mobility generally performed in passenger cars collective, locally designated by taxis (meaning non-individual taxi), or Hiasses, with seats up to eighteen places and with very specific procedures operational. The study aims to analyze and evaluate the functioning of informal transport in the Angolan city of Luena and its main impacts on people's lives, as well as characterize and understand the routes, actors and levels of informality of this sector. Based on a varied methodology that included field observation, informal interaction with various actors, interviews and participation in informal transport routes, the study allowed for the conduction of insights that made possible the formulation of alternatives to improve the effective and efficient functioning of passenger transport in the city of Luena, Angola.Sarmento, João Carlos VicenteUniversidade do MinhoKatumbi, Capalo Gabriel20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/64656por202387763info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:39:02Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/64656Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:35:35.729696Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os transportes informais na cidade do Luena, Angola The informal transport in Luena city, Angola |
title |
Os transportes informais na cidade do Luena, Angola |
spellingShingle |
Os transportes informais na cidade do Luena, Angola Katumbi, Capalo Gabriel Angola Hiasse Luena Sul global Transporte informal Global south Hiasses Informal transport Ciências Sociais::Geografia Económica e Social |
title_short |
Os transportes informais na cidade do Luena, Angola |
title_full |
Os transportes informais na cidade do Luena, Angola |
title_fullStr |
Os transportes informais na cidade do Luena, Angola |
title_full_unstemmed |
Os transportes informais na cidade do Luena, Angola |
title_sort |
Os transportes informais na cidade do Luena, Angola |
author |
Katumbi, Capalo Gabriel |
author_facet |
Katumbi, Capalo Gabriel |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sarmento, João Carlos Vicente Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Katumbi, Capalo Gabriel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Angola Hiasse Luena Sul global Transporte informal Global south Hiasses Informal transport Ciências Sociais::Geografia Económica e Social |
topic |
Angola Hiasse Luena Sul global Transporte informal Global south Hiasses Informal transport Ciências Sociais::Geografia Económica e Social |
description |
Dissertação de mestrado Geografia (área de especialização em Planeamento e Gestão do Território) |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2020-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/64656 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/64656 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
202387763 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132882659180544 |