Diferenciação de timbres e dinâmicas nos estudos da viola d’arco
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/12782 |
Resumo: | O timbre é um dos atributos básicos do som, juntamente com a altura e intensidade do som. Torna-se relevante perceber quando esta competência de conceito abstrato é perceptível pelo aluno, para que este possa aplicar o timbre como ferramenta na criação da música. Este trabalho incide na verificação da perceção de diferentes timbres e dinâmicas por alunos de viola d’arco entre 10 a 15 anos – de ambos os géneros, de diversos níveis, e com ou sem iniciação ao instrumento – através de um teste percetual auditivo cujos estímulos se constituem por trechos do repertório da viola d’ arco sendo gravados num instrumento acústico. Os resultados demonstram que o género, a idade, e a iniciação musical, são as variáveis que mais influência tem na perceção do timbre. |
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Diferenciação de timbres e dinâmicas nos estudos da viola d’arcoEnsino da músicaViola d'arco - EnsinoTimbre - Criação artísticaSomAcústicaPercepção auditiva - TestesO timbre é um dos atributos básicos do som, juntamente com a altura e intensidade do som. Torna-se relevante perceber quando esta competência de conceito abstrato é perceptível pelo aluno, para que este possa aplicar o timbre como ferramenta na criação da música. Este trabalho incide na verificação da perceção de diferentes timbres e dinâmicas por alunos de viola d’arco entre 10 a 15 anos – de ambos os géneros, de diversos níveis, e com ou sem iniciação ao instrumento – através de um teste percetual auditivo cujos estímulos se constituem por trechos do repertório da viola d’ arco sendo gravados num instrumento acústico. Os resultados demonstram que o género, a idade, e a iniciação musical, são as variáveis que mais influência tem na perceção do timbre.Timbre is a basic attribute of the sound along with pitch and intensity. It becomes important to realize that when students perceive this abstract competence, they can apply timbre as a tool in the creation of music. This work focuses on the verification of the perception of different timbres and dynamics for viola students between 10 to 15 years – of both genders, of different levels, with or without starter instrument – through an auditory perceptual test whose stimuli are constituted by excerpts from the repertoire of the viola having been previously recorded on an acoustic instrument.Universidade de Aveiro2014-11-07T12:12:12Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfaudio/basicaudio/basicaudio/basichttp://hdl.handle.net/10773/12782porPereira, António José Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:23:21Zoai:ria.ua.pt:10773/12782Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:48:52.496316Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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