Experiência turística dos praticantes de percursos pedestres da empresa Naturthoughts

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Rute Sofia Magalhães
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/17981
Resumo: O visitante de uma região explora o território, procura experiências através do contacto com os diversos recursos e atrações locais, e a prática de percursos pedestres pode contribuir para a experiência total vivenciada. Com o presente trabalho pretende-se analisar a experiência turística dos praticantes de percursos pedestres da empresa de animação turística Naturthoughts. Para dar resposta ao objetivo principal, formularam-se cinco objetivos específicos: i) identificar o perfil do praticante de percursos pedestres; ii) avaliar o grau de satisfação com a prática da atividade; iii) avaliar o grau de satisfação com os serviços prestados pela empresa em estudo; iv) analisar a intenção comportamental do praticante face à experiência; v) identificar percursos pedestres alternativos. Assim, com o recurso à base de dados dos clientes da empresa, procedeu-se à aplicação de um inquérito por questionário via on-line. O instrumento de recolha de dados foi aplicado durante o período de julho a agosto de 2017. Obtiveram-se 172 questionários válidos para o estudo. Para analisar os resultados utilizaram-se a análise descritiva exploratória e a análise fatorial exploratória. Os resultados obtidos permitiram concluir que o ‘ambiente agradável do percurso’ e o ‘ambiente atrativo do percurso’ são os fatores que os praticantes de percursos pedestres mais valorizaram. Quanto ao grau de satisfação com os serviços prestados pela Naturthoughts, o ‘Profissionalismo do(s) técnico(s)’, a ‘Relação técnico-praticante’ e a ‘Segurança na prática do percurso’ registaram os níveis de satisfação mais elevados. Da análise fatorial resultaram quatro fatores, a saber: i) ‘Ambiente e Segurança’ que contribui com 27,26% para a estrutura dos dados; ii) ‘Acessibilidade’ que explica 16,81% da variância total; iii) ‘Conforto’ com 13,03% de variabilidade; iv) ‘Viabilidade e Proximidade’ com uma variância explicada de 12,47%. Pode dizer-se que a experiência do praticante de percursos pedestres da empresa Naturthoughts foi no geral positiva, com intenções de recomendar e de praticar outros percursos.
id RCAP_4979a83ea269d96158491e48f7114da7
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/17981
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Experiência turística dos praticantes de percursos pedestres da empresa NaturthoughtsPercursos pedestresNaturthoughtsExperiênciaAnálise descritivaAnálise fatorialDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisO visitante de uma região explora o território, procura experiências através do contacto com os diversos recursos e atrações locais, e a prática de percursos pedestres pode contribuir para a experiência total vivenciada. Com o presente trabalho pretende-se analisar a experiência turística dos praticantes de percursos pedestres da empresa de animação turística Naturthoughts. Para dar resposta ao objetivo principal, formularam-se cinco objetivos específicos: i) identificar o perfil do praticante de percursos pedestres; ii) avaliar o grau de satisfação com a prática da atividade; iii) avaliar o grau de satisfação com os serviços prestados pela empresa em estudo; iv) analisar a intenção comportamental do praticante face à experiência; v) identificar percursos pedestres alternativos. Assim, com o recurso à base de dados dos clientes da empresa, procedeu-se à aplicação de um inquérito por questionário via on-line. O instrumento de recolha de dados foi aplicado durante o período de julho a agosto de 2017. Obtiveram-se 172 questionários válidos para o estudo. Para analisar os resultados utilizaram-se a análise descritiva exploratória e a análise fatorial exploratória. Os resultados obtidos permitiram concluir que o ‘ambiente agradável do percurso’ e o ‘ambiente atrativo do percurso’ são os fatores que os praticantes de percursos pedestres mais valorizaram. Quanto ao grau de satisfação com os serviços prestados pela Naturthoughts, o ‘Profissionalismo do(s) técnico(s)’, a ‘Relação técnico-praticante’ e a ‘Segurança na prática do percurso’ registaram os níveis de satisfação mais elevados. Da análise fatorial resultaram quatro fatores, a saber: i) ‘Ambiente e Segurança’ que contribui com 27,26% para a estrutura dos dados; ii) ‘Acessibilidade’ que explica 16,81% da variância total; iii) ‘Conforto’ com 13,03% de variabilidade; iv) ‘Viabilidade e Proximidade’ com uma variância explicada de 12,47%. Pode dizer-se que a experiência do praticante de percursos pedestres da empresa Naturthoughts foi no geral positiva, com intenções de recomendar e de praticar outros percursos.The visitor of a region explores the territory, seeks experiences through contact with the various local attractions and resources, and the practice of walking routes can contribute to the total experience. The present work analyses the tourist experience of pedestrians of the tourist animation company Naturthoughts. To answer the main objective, five specific objectives were formulated: i) to identify the pedestrian profile; ii) evaluate the level of satisfaction with the practice of the activity; iii) to evaluate the level of satisfaction with the services provided by the company under study; iv) analyse the behavioural intention of the practitioner in relation to the experience; v) to identify alternative walking paths. Thus, with the use of the database of the company's clients, a survey was carried out via online. The data collection instrument was applied during the period from July to August 2017. It was obtained 172 valid questionnaires for the study. To analyse the data, it was used the exploratory descriptive analysis and exploratory factorial analysis. The results obtained allowed to conclude that the 'pleasant environment of the route' and the 'attractive environment of the route' are the factors that pedestrians most value. Regarding the level of satisfaction with the services provided by Naturthoughts, the 'Professionalism of the technician', the 'Technical-practitioner relationship' and the 'Safety in the practice of the route' recorded the highest levels. With the factor analysis, it was performed four factors: i) 'Environment and Security', which contributes with 27.26% to the data structure; ii) 'Accessibility', which explains 16.81% of the total variance; (iii) 'Comfort' with 13.03% of variability; iv) 'Viability and Proximity' with an explained variance of 12.47%. The experience of the pedestrian walker of the company Naturthoughts was generally positive, with intentions to recommend and to practice other routes.Esteves, Elsa TavaresFernandes, Paula O.Biblioteca Digital do IPBTeixeira, Rute Sofia Magalhães2018-09-25T16:21:00Z201820182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/17981TID:201976463porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:41:15Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/17981Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:07:58.444614Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Experiência turística dos praticantes de percursos pedestres da empresa Naturthoughts
title Experiência turística dos praticantes de percursos pedestres da empresa Naturthoughts
spellingShingle Experiência turística dos praticantes de percursos pedestres da empresa Naturthoughts
Teixeira, Rute Sofia Magalhães
Percursos pedestres
Naturthoughts
Experiência
Análise descritiva
Análise fatorial
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
title_short Experiência turística dos praticantes de percursos pedestres da empresa Naturthoughts
title_full Experiência turística dos praticantes de percursos pedestres da empresa Naturthoughts
title_fullStr Experiência turística dos praticantes de percursos pedestres da empresa Naturthoughts
title_full_unstemmed Experiência turística dos praticantes de percursos pedestres da empresa Naturthoughts
title_sort Experiência turística dos praticantes de percursos pedestres da empresa Naturthoughts
author Teixeira, Rute Sofia Magalhães
author_facet Teixeira, Rute Sofia Magalhães
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Esteves, Elsa Tavares
Fernandes, Paula O.
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Rute Sofia Magalhães
dc.subject.por.fl_str_mv Percursos pedestres
Naturthoughts
Experiência
Análise descritiva
Análise fatorial
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
topic Percursos pedestres
Naturthoughts
Experiência
Análise descritiva
Análise fatorial
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
description O visitante de uma região explora o território, procura experiências através do contacto com os diversos recursos e atrações locais, e a prática de percursos pedestres pode contribuir para a experiência total vivenciada. Com o presente trabalho pretende-se analisar a experiência turística dos praticantes de percursos pedestres da empresa de animação turística Naturthoughts. Para dar resposta ao objetivo principal, formularam-se cinco objetivos específicos: i) identificar o perfil do praticante de percursos pedestres; ii) avaliar o grau de satisfação com a prática da atividade; iii) avaliar o grau de satisfação com os serviços prestados pela empresa em estudo; iv) analisar a intenção comportamental do praticante face à experiência; v) identificar percursos pedestres alternativos. Assim, com o recurso à base de dados dos clientes da empresa, procedeu-se à aplicação de um inquérito por questionário via on-line. O instrumento de recolha de dados foi aplicado durante o período de julho a agosto de 2017. Obtiveram-se 172 questionários válidos para o estudo. Para analisar os resultados utilizaram-se a análise descritiva exploratória e a análise fatorial exploratória. Os resultados obtidos permitiram concluir que o ‘ambiente agradável do percurso’ e o ‘ambiente atrativo do percurso’ são os fatores que os praticantes de percursos pedestres mais valorizaram. Quanto ao grau de satisfação com os serviços prestados pela Naturthoughts, o ‘Profissionalismo do(s) técnico(s)’, a ‘Relação técnico-praticante’ e a ‘Segurança na prática do percurso’ registaram os níveis de satisfação mais elevados. Da análise fatorial resultaram quatro fatores, a saber: i) ‘Ambiente e Segurança’ que contribui com 27,26% para a estrutura dos dados; ii) ‘Acessibilidade’ que explica 16,81% da variância total; iii) ‘Conforto’ com 13,03% de variabilidade; iv) ‘Viabilidade e Proximidade’ com uma variância explicada de 12,47%. Pode dizer-se que a experiência do praticante de percursos pedestres da empresa Naturthoughts foi no geral positiva, com intenções de recomendar e de praticar outros percursos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-25T16:21:00Z
2018
2018
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/17981
TID:201976463
url http://hdl.handle.net/10198/17981
identifier_str_mv TID:201976463
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135337444802560