O uso da calculadora na resolução de tarefas matemáticas: um estudo no 3.º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/9254 |
Resumo: | Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Ensino da Matemática |
id |
RCAP_498c727c546baea64b3fd626800394d0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/9254 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O uso da calculadora na resolução de tarefas matemáticas: um estudo no 3.º ciclo do ensino básicoCalculadoraTarefaRaciocínioComunicação matemáticaInvestigaçãoDissertação para obtenção do Grau de Mestre em Ensino da MatemáticaEsta investigação apresenta um estudo desenvolvido ao longo do ano letivo 2011/2012, numa turma do 7.ºano. O objetivo deste trabalho é o uso da calculadora científica na resolução de tarefas matemáticas. Foi feita uma revisão de literatura tendo por base a implicação do uso da calculadora na aprendizagem dos alunos, bem como o carater biológico associado também a esta questão. Tentou-se verificar nos conteúdos a lecionar, quais os que se revelavam suscetíveis de serem potenciados pelo uso da calculadora. Assim, foram escolhidas tarefas cujo domínio incidia sobre o tópico dos Números envolvendo cálculo. Considerou-se sempre a importância do desenvolvimento deste tópico sob três grandes capacidades transversais: a resolução de problemas, o raciocínio e a comunicação matemática. Deste modo, foram propostas tarefas com o intuito de conduzir o aluno à utilização de conhecimentos e capacidades na modelação e resolução de problemas em situações do quotidiano. Neste sentido, procurou-se responder a cinco questões: Qual a qualidade das produções dos alunos quando estes usam a calculadora na resolução das várias tarefas propostas, o aluno desenvolve o cálculo mental usando a calculadora, a calculadora propicia rapidez e eficiência na realização das tarefas propostas, que estratégias usam os alunos quando resolvem problemas usando a calculadora, a utilização da calculadora científica contribui para uma melhor compreensão de determinados conceitos. O estudo segue uma abordagem de investigação qualitativa recorrendo-se aos estudos de caso. Os resultados apresentados baseiam-se na análise dos dados obtidos utilizando observação com registo de áudio e recolha documental. As principais conclusões apontam no sentido de que alunos com dificuldades de cálculo não terminam o problema por se depararem com um cálculo que consideram difícil, independentemente de terem ou não um bom raciocínio. O professor deverá mostrar as funcionalidades da calculadora e criar situações de forma a que os próprios alunos compreendam em que situações a podem usar, ou seja, dar oportunidade aos alunos para que estes reconheçam quando devem usar papel e lápis, calculadora ou o cálculo mental.Faculdade de Ciências e TecnologiaDomingos, AntónioRUNFerreira, Carla Alexandra Biléu2013-04-08T12:36:45Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/9254porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-22T17:12:52Zoai:run.unl.pt:10362/9254Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-22T17:12:52Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso da calculadora na resolução de tarefas matemáticas: um estudo no 3.º ciclo do ensino básico |
title |
O uso da calculadora na resolução de tarefas matemáticas: um estudo no 3.º ciclo do ensino básico |
spellingShingle |
O uso da calculadora na resolução de tarefas matemáticas: um estudo no 3.º ciclo do ensino básico Ferreira, Carla Alexandra Biléu Calculadora Tarefa Raciocínio Comunicação matemática Investigação |
title_short |
O uso da calculadora na resolução de tarefas matemáticas: um estudo no 3.º ciclo do ensino básico |
title_full |
O uso da calculadora na resolução de tarefas matemáticas: um estudo no 3.º ciclo do ensino básico |
title_fullStr |
O uso da calculadora na resolução de tarefas matemáticas: um estudo no 3.º ciclo do ensino básico |
title_full_unstemmed |
O uso da calculadora na resolução de tarefas matemáticas: um estudo no 3.º ciclo do ensino básico |
title_sort |
O uso da calculadora na resolução de tarefas matemáticas: um estudo no 3.º ciclo do ensino básico |
author |
Ferreira, Carla Alexandra Biléu |
author_facet |
Ferreira, Carla Alexandra Biléu |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Domingos, António RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Carla Alexandra Biléu |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Calculadora Tarefa Raciocínio Comunicação matemática Investigação |
topic |
Calculadora Tarefa Raciocínio Comunicação matemática Investigação |
description |
Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Ensino da Matemática |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2012-01-01T00:00:00Z 2013-04-08T12:36:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/9254 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/9254 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Tecnologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Tecnologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817545488444948480 |