O uso da calculadora na resolução de tarefas matemáticas: um estudo no 3.º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Carla Alexandra Biléu
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/9254
Resumo: Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Ensino da Matemática
id RCAP_498c727c546baea64b3fd626800394d0
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/9254
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O uso da calculadora na resolução de tarefas matemáticas: um estudo no 3.º ciclo do ensino básicoCalculadoraTarefaRaciocínioComunicação matemáticaInvestigaçãoDissertação para obtenção do Grau de Mestre em Ensino da MatemáticaEsta investigação apresenta um estudo desenvolvido ao longo do ano letivo 2011/2012, numa turma do 7.ºano. O objetivo deste trabalho é o uso da calculadora científica na resolução de tarefas matemáticas. Foi feita uma revisão de literatura tendo por base a implicação do uso da calculadora na aprendizagem dos alunos, bem como o carater biológico associado também a esta questão. Tentou-se verificar nos conteúdos a lecionar, quais os que se revelavam suscetíveis de serem potenciados pelo uso da calculadora. Assim, foram escolhidas tarefas cujo domínio incidia sobre o tópico dos Números envolvendo cálculo. Considerou-se sempre a importância do desenvolvimento deste tópico sob três grandes capacidades transversais: a resolução de problemas, o raciocínio e a comunicação matemática. Deste modo, foram propostas tarefas com o intuito de conduzir o aluno à utilização de conhecimentos e capacidades na modelação e resolução de problemas em situações do quotidiano. Neste sentido, procurou-se responder a cinco questões: Qual a qualidade das produções dos alunos quando estes usam a calculadora na resolução das várias tarefas propostas, o aluno desenvolve o cálculo mental usando a calculadora, a calculadora propicia rapidez e eficiência na realização das tarefas propostas, que estratégias usam os alunos quando resolvem problemas usando a calculadora, a utilização da calculadora científica contribui para uma melhor compreensão de determinados conceitos. O estudo segue uma abordagem de investigação qualitativa recorrendo-se aos estudos de caso. Os resultados apresentados baseiam-se na análise dos dados obtidos utilizando observação com registo de áudio e recolha documental. As principais conclusões apontam no sentido de que alunos com dificuldades de cálculo não terminam o problema por se depararem com um cálculo que consideram difícil, independentemente de terem ou não um bom raciocínio. O professor deverá mostrar as funcionalidades da calculadora e criar situações de forma a que os próprios alunos compreendam em que situações a podem usar, ou seja, dar oportunidade aos alunos para que estes reconheçam quando devem usar papel e lápis, calculadora ou o cálculo mental.Faculdade de Ciências e TecnologiaDomingos, AntónioRUNFerreira, Carla Alexandra Biléu2013-04-08T12:36:45Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/9254porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-22T17:12:52Zoai:run.unl.pt:10362/9254Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-22T17:12:52Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O uso da calculadora na resolução de tarefas matemáticas: um estudo no 3.º ciclo do ensino básico
title O uso da calculadora na resolução de tarefas matemáticas: um estudo no 3.º ciclo do ensino básico
spellingShingle O uso da calculadora na resolução de tarefas matemáticas: um estudo no 3.º ciclo do ensino básico
Ferreira, Carla Alexandra Biléu
Calculadora
Tarefa
Raciocínio
Comunicação matemática
Investigação
title_short O uso da calculadora na resolução de tarefas matemáticas: um estudo no 3.º ciclo do ensino básico
title_full O uso da calculadora na resolução de tarefas matemáticas: um estudo no 3.º ciclo do ensino básico
title_fullStr O uso da calculadora na resolução de tarefas matemáticas: um estudo no 3.º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed O uso da calculadora na resolução de tarefas matemáticas: um estudo no 3.º ciclo do ensino básico
title_sort O uso da calculadora na resolução de tarefas matemáticas: um estudo no 3.º ciclo do ensino básico
author Ferreira, Carla Alexandra Biléu
author_facet Ferreira, Carla Alexandra Biléu
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Domingos, António
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Carla Alexandra Biléu
dc.subject.por.fl_str_mv Calculadora
Tarefa
Raciocínio
Comunicação matemática
Investigação
topic Calculadora
Tarefa
Raciocínio
Comunicação matemática
Investigação
description Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Ensino da Matemática
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2013-04-08T12:36:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/9254
url http://hdl.handle.net/10362/9254
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Tecnologia
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Tecnologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817545488444948480