Dos afectos à comunicação e à linguagem: estratégias de intervenção precoce
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/3364 |
Resumo: | Neste estudo, partimos de uma avaliação diagnóstica elaborada com base na Checklist do Desenvolvimento da Compreensão e Uso da Linguagem de 0 a 36 meses, proposta por Rigolet, para desenvolvermos estratégias de Intervenção Precoce na área da comunicação. Escolhemos a título exemplificativo, uma actividade de exploração da narrativa intitulada, “O Nabo Gigante”, de Alekesei Tolstoi (1883-1945). Para o efeito, utilizou-se a adaptação da história para linguagem simbólica proposta pela Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra. No que concerne à avaliação das estratégias desenvolvidas, baseamo-nos em Rigolet e ainda na Classificação Internacional de Funcionalidade, para reflectirmos sobre o plano de intervenção e os resultados obtidos. A investigação assume a forma de um estudo de caso, já que se centra numa criança, acompanhada no âmbito do Projecto de Intervenção Precoce de Castelo Branco (PROIP). O apoio é prestado em contexto de jardim-de-infância em estreita colaboração com a família. O enquadramento teórico elaborado situou-se, na caracterização da Intervenção Precoce e seu quadro legislativo numa perspectiva evolutiva, na problemática do actual modelo de educação pré-escolar e de educação inclusiva, no estudo, da aquisição e desenvolvimento da linguagem padrão e estratégias promotoras do desenvolvimento da linguagem, na reflexão em torno das consequências dos atrasos de linguagem, nos problemas de comunicação e linguagem, sistemas aumentativos e alternativos de comunicação e nas vantagens e desvantagens da utilização destes sistemas. |
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Dos afectos à comunicação e à linguagem: estratégias de intervenção precoceAquisição de linguagem - CriançasIntervenção precoce - Linguagem - CriançasIntervenção precoce - Linguagem - Família - CriançasComunicação - CriançasNeste estudo, partimos de uma avaliação diagnóstica elaborada com base na Checklist do Desenvolvimento da Compreensão e Uso da Linguagem de 0 a 36 meses, proposta por Rigolet, para desenvolvermos estratégias de Intervenção Precoce na área da comunicação. Escolhemos a título exemplificativo, uma actividade de exploração da narrativa intitulada, “O Nabo Gigante”, de Alekesei Tolstoi (1883-1945). Para o efeito, utilizou-se a adaptação da história para linguagem simbólica proposta pela Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra. No que concerne à avaliação das estratégias desenvolvidas, baseamo-nos em Rigolet e ainda na Classificação Internacional de Funcionalidade, para reflectirmos sobre o plano de intervenção e os resultados obtidos. A investigação assume a forma de um estudo de caso, já que se centra numa criança, acompanhada no âmbito do Projecto de Intervenção Precoce de Castelo Branco (PROIP). O apoio é prestado em contexto de jardim-de-infância em estreita colaboração com a família. O enquadramento teórico elaborado situou-se, na caracterização da Intervenção Precoce e seu quadro legislativo numa perspectiva evolutiva, na problemática do actual modelo de educação pré-escolar e de educação inclusiva, no estudo, da aquisição e desenvolvimento da linguagem padrão e estratégias promotoras do desenvolvimento da linguagem, na reflexão em torno das consequências dos atrasos de linguagem, nos problemas de comunicação e linguagem, sistemas aumentativos e alternativos de comunicação e nas vantagens e desvantagens da utilização destes sistemas.In this study, we used a diagnostic evaluation based on the Development Checklist of Comprehension and Use of Language from 0 to 36 months proposed by Rigolet as a start point to develop Early Intervention strategies in the communication area. As an example we chose an explorative activity from the narrative “O Nabo Gigante” by Alekesei Tolstoi (1833-1945). For that purpose, we used the story’s adaptation for symbolic language proposed by the Cerebral Palsy Association of Coimbra. In what concerns the evaluation of the developed strategies, we based ourselves in Rigolet and the International Classification of Functionality to reflect on the intervention plan and the obtained results. The investigation is shaped as a case study because it is focused on a child, who has been followed in the context of the Early Intervention Project of Castelo Branco. The support is held on a kindergarten context in close collaboration with the family. The theoretical frame made was based on the characterisation of Early Intervention and its legislative framework in an evolutional perspective, on the issue of the current model of pre-school education and inclusive education, on the study of the acquisition and development of the standard language and promoting strategies of the language development, on the reflection around the consequences of language delays, on the problems of communication and language, increase and alternative systems, and on the advantages and disadvantages of the use of these systems.Sardinha, Maria da Graça Guilherme de AlmeidauBibliorumVicente, Maria João Raimundo Carrilho2015-05-20T16:40:46Z201020102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/3364porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:37:58Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3364Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:43:49.878094Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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