A importância da leitura na tomada de decisão do goleiro de futebol na defesa do pênalti

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Airton Ozório
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/2685
Resumo: A marcação de pênaltis durante as partidas de futebol, tem muitas vezes um caráter decisivo para o jogo ou até para o campeonato, apesar do sucesso da sua marcação ser ainda muitas vezes atribuído à sorte. Tendo como base concetual o Modelo dos Desportos Coletivos (Almada, Fernando, Lopes, Vicente, Vitória, 2008) o presente estudo teve como objetivo compreender a relação dialética de tempos entre goleiro e rematador identificando o tempo que o goleiro demora a perceber a direção que a bola irá tomar em relação ao tempo de ação do rematador. Paralelamente testámos diferentes tipos de intervenção no treino do goleiro para compreender a influência destas na leitura e tomada de decisão do goleiro. O estudo foi aplicado a uma amostra não-probabilística intencional, composta por seis (06) goleiros de futebol que atuam na categoria classificada como sub-17 masculino, divididos em 3 grupos; Grupo controle(G1), Grupo Intervenção sem orientação (G2) e Grupo Intervenção com orientação direcionada(G3) e (10) rematadores se revezaram nos remates de pênaltis. Foi utilizado o programa Kinovea 0.8.15 para estudar e analisar as variáveis: tempo de reação do goleiro; tempo de leitura do goleiro; tempo disponível para a leitura do remate; acerto dos goleiros. A análise estatística realizada pelo programa SPSS Statistics versão 20 analisou os cruzamentos das variáveis, e as medidas repetidas. O grupo com orientação direcionado G3, apresentou diferenças nos testes iniciais e finais em relação ao grupo controle G1 e ao grupo com intervenção sem orientação G2 relativamente ao tempo de leitura que aumentou de 1,06s para 1,33s enquanto nos outros grupos quase não houve variação. Também no tempo disponível para a leitura do remate e acerto dos goleiros o G3 teve uma maior evolução em termos percentuais do teste inicial para o teste final. Relativamente às categorias criadas para referênciar a tomada de decisão do goleiro em relação ao movimento do rematador (pé de apoio um passo antes da bola, pé de apoio ao lado da bola, pé de apoio na bola com remate iniciado) verificou-se um maior aumento percentual, do teste inicial para o teste final, do G3 em relação à categoria pé de apoio ao lado da bola. Consideramos que este estudo nos permitiu compreender a importância da leitura na tomada de decisão do goleiro de futebol, na defesa do pênalti e que os resultados obtidos no grupo de intervenção (G3) nos abrem boas perspectivas de aplicação para o treino desta situação.
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Paralelamente testámos diferentes tipos de intervenção no treino do goleiro para compreender a influência destas na leitura e tomada de decisão do goleiro. O estudo foi aplicado a uma amostra não-probabilística intencional, composta por seis (06) goleiros de futebol que atuam na categoria classificada como sub-17 masculino, divididos em 3 grupos; Grupo controle(G1), Grupo Intervenção sem orientação (G2) e Grupo Intervenção com orientação direcionada(G3) e (10) rematadores se revezaram nos remates de pênaltis. Foi utilizado o programa Kinovea 0.8.15 para estudar e analisar as variáveis: tempo de reação do goleiro; tempo de leitura do goleiro; tempo disponível para a leitura do remate; acerto dos goleiros. A análise estatística realizada pelo programa SPSS Statistics versão 20 analisou os cruzamentos das variáveis, e as medidas repetidas. O grupo com orientação direcionado G3, apresentou diferenças nos testes iniciais e finais em relação ao grupo controle G1 e ao grupo com intervenção sem orientação G2 relativamente ao tempo de leitura que aumentou de 1,06s para 1,33s enquanto nos outros grupos quase não houve variação. Também no tempo disponível para a leitura do remate e acerto dos goleiros o G3 teve uma maior evolução em termos percentuais do teste inicial para o teste final. Relativamente às categorias criadas para referênciar a tomada de decisão do goleiro em relação ao movimento do rematador (pé de apoio um passo antes da bola, pé de apoio ao lado da bola, pé de apoio na bola com remate iniciado) verificou-se um maior aumento percentual, do teste inicial para o teste final, do G3 em relação à categoria pé de apoio ao lado da bola. Consideramos que este estudo nos permitiu compreender a importância da leitura na tomada de decisão do goleiro de futebol, na defesa do pênalti e que os resultados obtidos no grupo de intervenção (G3) nos abrem boas perspectivas de aplicação para o treino desta situação.Penalty scoring during football matches is often decisive for the game or even the championship, although the success of their scoring is still often attributed to luck. Based on the Collective Sports Model (Almada, Fernando, Lopes, Vicente, Vitória, 2008), this study aimed to understand the dialectical relationship of times between goalkeeper and goalkeeper, identifying the time that the goalkeeper takes to understand the direction that the ball will take in relation to the action time of the shooter. In parallel we tested different types of intervention in goalkeeper training to understand their influence on goalkeeper reading and decision making. The study was applied to an intentional non-probabilistic sample, composed of six (06) soccer goalkeepers who work in the under-17 male category, divided into 3 groups; Control group (G1), Intervention group without guidance (G2) and Intervention group with directed orientation (G3) and (10) shooters took turns in the shoot-outs. Kinovea 0.8.15 software was used to study and analyze the following variables: goalkeeper's reaction time; goalkeeper reading time; time available for reading the backtack; goalkeeper hit. Statistical analysis performed by the SPSS Statistics version 20 program analyzed the intersections of variables and repeated measurements. The G3 targeted group showed differences in the initial and final tests compared to the G1 control group and the non-G2 intervention group with respect to the reading time which increased from 1.06s to 1.33s while in the other groups there was almost no difference. variation. Also in the time available to read the goalkeeper's shot and hit the G3 had a greater evolution in percentage from the initial test to the final test. Concerning the categories created to reference the goalkeeper's decision regarding the goalkeeper's movement (support foot one step before the ball, support foot beside the ball, support foot on the kick-off) there was a greater percentage increase from the initial test to the final test of G3 relative to the support foot category next to the ball. We consider that this study allowed us to understand the importance of reading in the soccer goalkeeper's decision making, in the defense of the penalty and that the results obtained in the intervention group (G3) open us good application perspectives for the training of this situation.Fernando, Catarina Rocha MendesLopes, Helder Manuel ArsénioDigitUMaCosta, Airton Ozório2020-01-21T12:06:24Z2019-10-07T00:00:00Z2019-10-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/2685202367312porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:55:31Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/2685Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:05:28.162048Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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